sábado, 23 de outubro de 2021

31º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 12, 28b-34

Leituras

1ª Leitura - Dt 6,2-6
Salmo - Sl 17,2-3a.3bc-4.47.51ab (R. 2)
2ª Leitura - Hb 7,23-28
Evangelho - Mc 12,28b-34

Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho

EM BREVE!!


Ideia de roteiro para teatro

(Entra PA fazendo gestos de amor, usando óculos de coração e se possível com vários corações grudados na roupa).

PA: Olá meus amores! Que lindo dia! Tudo bem com vocês? Oi PB! Tudo bem? Só quero dizer uma coisa, te amo!

PB: Oi PA! Nossa, muito obrigado! Quanto amor! Estou até estranhando! Você normalmente não é assim! O que está acontecendo?

PA: Sabe PB, resolvi mudar! Agora só vou amar! Fiz até uns corações para dar para as pessoas!

PB: Mas o que te levou a mudar desse jeito?

PA: Nós sempre ouvimos da nossa catequista, do padre na missa e dos nossos pais que devemos ser obedientes aos ensinamentos de Jesus! Então resolvi mudar!

PB: Que bom que resolveu mudar! Já estava na hora! Não aguentava mais você brigando com todo mundo, sendo egoísta com seus brinquedos e com o lanchinho! Espero que essa mudança seja pra valer!

PA: (Fala bem bravo) Escuta aqui PB, vai ficar jogando as coisas na minha casa assim? Não vou mais ser seu amigo sem continuar falando assim!

PB: Olha o amor...

(Entra a Catequista)

C: Olá crianças, tudo bem com vocês? Nossa, mas caras são essas? O que está acontecendo?

PB: Então Catequista! O PA falou que agora só mais amar. Fez até uns corações para distribuir para as pessoas! Eu dei Graças a Deus por essa mudança!

PA: Pois é Catequista, resolvi mudar graças ao Evangelho da missa! Agora só vou amar! Mas o PB fica me perturbando que me deixa assim bravo!

C: Que lindo PA! É isso mesmo! Devemos mudar a nossa atitude para seguir Jesus! Mas você confundiu um pouco a forma como devemos amar!

PB: Por isso que não deu certo!

PA: Olha aqui PB! Pelo menos estou me esforçando!

C: Calma crianças! Vamos entender primeiro o Evangelho! Jesus respondeu ao mestre da lei que o primeiro mandamento é: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” O Segundo mandamento é: “Amaras o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes.” Esse mandamento se realiza em duas direções: o amor a Deus e o amor ao próximo.

PB: Então quer dizer que para eu obedecer a esse mandamento tenho que amar a Deus e amar ao próximo?

C: Exatamente isso! Na visão de Jesus, “amar a Deus” e “amar aos irmãos” estão intimamente ligados, conectados. É como se fosse duas faces, os dois lados da mesma moeda sabem? Não se pode amar a Deus e odiar o seu irmão.

PA: Por isso é que eu fiz esses corações para amar a todos!

C: Mas não é assim que amamos não! Veja bem, na primeira oportunidade que você teve de amar o PB, que estava mostrando para você as atitudes que não eram atitudes boas você ficou bravo.

PA: Nossa Catequista é verdade! Eu fiz isso mesmo!

C: Queridos, prestem atenção! Amar a Deus é comprimir com seu projeto de amor que se realiza na solidariedade, na partilha, no serviço, no dom da vida aos irmãos! O amor que devemos dar aos irmãos é o mesmo amor com que nos amamos. Isso significa que devemos amar de todo coração, mesmo que seja uma pessoa difícil. Devemos amar com palavras, mas também com atitudes!

PA: Agora entendi! Me perdoa PB! Falei que só ia amar e acabei ficando bravo com vocês!

PB: Claro! E me desculpe também. Não é certo ficar jogando na cara do outro os seus erros e sim eu devia ter ficado feliz por ver o seu esforço!

C: Que orgulho de vocês crianças! Entenderam direitinho o Evangelho! Vamos agora fazer uma oração e pedir que o Espírito Santo nos ajude a entender que, para amar a Deus em primeiro lugar, também precisamos nos esforçar para amar aos irmãos como nos amamos!

Oração

Senhor Jesus, derrame sobre nós o Espírito Santo de amor! Que saibamos sempre amar a Deus de todo o nosso coração, toda a nossa alma, todo o nosso entendimento e toda a nossa força. E nos ajude a nos esforçarmos para amar aos irmãos como nos amamos!

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica


A Sugestão é montar um quebra cabeça! Então, quanto maior for as peças, melhor. 
Mostrar as peças separadamente para as crianças!! E pedir que leiam o que está escrito em cada peça do coração. Pedir às crianças que separem as pessoas para montarem 2 corações: o coração que segue os 2 mandamentos de Jesus e o coração que não segue os mandamentos.
Nesse momento pode ser feito uma ótima reflexão.



Pode ser dado para cada criança um coração vazio, para que ela escreva tudo o que ela fará para ter um coração que pratica os mandamentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário