sábado, 16 de outubro de 2021

30º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 10, 46-52


  Leituras

Primeira Leitura Jer 31, 7-9
Salmo Salmo 125
Segunda Leitura Hb 5, 1-6
Evangelho Mc 10, 46-52


Mensagem Principal




Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro

PA entra falando alto: Oi PB! Tudo bem?

PB: Nossa PA porque você está falando tão alto.

PA falando alto novamente: É porque eu preciso!

PB interrompe: Fala baixo! Estou aqui do seu lado!

PA: Se eu não falar alto Jesus não vai me ouvir e eu tenho alguns pedidos para fazer pra ele.

PB: Mas não precisa falar alto, Jesus ouve nosso coração.

PA: Ai PA você não prestou atenção nenhuma no Evangelho né?

PB: Prestei sim e não tinha nada falando que tinha que gritar pra falar com Jesus.

PA: Tinha sim! O cego Bartimeu do evangelho não tinha muita certeza de onde Jesus estava e então começou a gritar bem alto, pois só assim seria atendido por Jesus.

PB: Não PA! Não precisa mesmo gritar.

PA: Então por que o cego teve que gritar? Ah já sei! Como ele não enxergava, não sabia se Jesus estava vindo ou não e gritou, gritou e gritou!

PB: Não PA! Já disse que não era nada disso!

PA: PB pensa comigo: Bartimeu ficava sentado pelo caminho, ele não tinha como saber se Jesus estava vindo ou não! Pelo jeito ele também não tinha muitos amigos, senão alguém poderia avisa-lo né?

C: Olá crianças!

PB: Oi Catequista! Ainda bem que você chegou!

C: Ah é? Por quê?

PA: PB não está sabendo entender direito o Evangelho catequista!

PB: Eu? Você quem está dizendo que precisa gritar pra falar com Jesus senão Ele não atende!

C: Como assim crianças?

PA: Simples! Bartimeu não sabia que Jesus estava vindo e nem de que lado ele estava vindo, afinal ele era cego! Então teve que gritar muito para Jesus ouvir e atende-lo. Aí eu entendi que preciso gritar muito. Não sou cego, mas como Jesus está lá no céu, bem no alto preciso gritar muito pra Ele me ouvir!

C: Não crianças, essa não é a mensagem que o Evangelho quis nos passar hoje! Tinha realmente um cego pelo caminho e ele gritou bastante para chamar a atenção de Jesus. Mas não é por que ele achava que Jesus não poderia ouvi-lo, mas sim porque ele precisava que sua voz chegasse não só até Jesus, mas ultrapassasse toda a multidão que o seguia e ele percebeu que não queria ficar pelo caminho, mas também queria ser livre pra seguir Jesus.

PB: E mesmo com o barulho da multidão Jesus ouviu?

C: Sim crianças! Jesus está atento a cada pessoa que recorre a Ele.

PA: Mesmo sem gritar?

C: Sim PA! Mas outra coisa que podemos aprender com o Evangelho de hoje é a perseverança e a fé! Muita gente tentou fazer aquele cego se calar e não conseguiram, pois ele gritava cada vez mais alto, pois sabia que quando Jesus o ouvisse sua vida seria mudada. Ele sabia que Jesus poderia curar não só sua cegueira, mas também seu coração e ele queria uma vida nova!

PA: Nossa Catequista! Mas por que as pessoas não queriam que o cego chegasse até Jesus?

PB: O certo seria ajuda-lo a chegar ainda mais rápido até Jesus!

C: Sim crianças! Mas muitas vezes nós também somos como as pessoas em volta de Jesus em vez de ajudar aqueles que precisam ficar mais perto do Senhor, o levaram para longe!

PA: Não quero afastar Jesus dessas pessoas que tanto precisam Dele.

PB: Nem eu!

C: Isso mesmo crianças, devemos ficar atentos ao longo do caminho para sermos os que levam até Jesus cada um de nossos irmãos que precisam. Também podemos ajudar essas pessoas a deixar de lado a vida velha para depois de curados seguirem Jesus.

PB: Isso mesmo catequista! Jesus está sempre à nossa frente nos oferecendo uma nova vida. Podemos viver esse chamado de Jesus levando cada vez mais amigos para estar com Ele.

C: Muito bem crianças. É isso mesmo! Precisamos mostrar o caminho e se for preciso levar essas pessoas até Jesus! E muitas vezes também nós precisaremos ser curados, então quanto mais perto de Jesus melhor pras nossas vidas! Então vamos pedir que o Espirito Santo nos ajudar nessa missão! Coloca a mão no coração para fazer essa oração!


Oração

Jesus, que eu possa todo dia ver mais e mais oportunidades de trazer mais amiguinhos para ser seu amigo... O Senhor é o meu melhor amigo! Quero sempre mais ficar pertinho do seu coração! Espirito Santo, vem me ilumina e me encoraje sempre! 

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

A ideia desta atividade é mostrar que precisamos abrir nossos olhos para o amor de Deus e de olhos abertos, deixar pra traz todo pecado, preguiça, mentiras... tudo que é escuro, que cega a gente que nos afasta deste amor tão iluminado de Deus!

Para exemplificar isto deixe o mínimo possível de luz no ambiente e façam que elas experimentem este óculos, com lentes escuras... qualquer um que você tiver aí!


Então, depois desta experiência explica-se que viver no escuro não é bom e que nos deixa muito inseguros para prosseguir, com medo... e solidão também...o pecado nos afasta de Deus, mas afasta dos amigos e da nossa família, pessoas que nos amam muito! Sentimos saudades de sentir novamente o amor, então, arrependidos pedimos perdão a Deus e também MUITA força, a força do amor para fugir da escuridão do pecado  e ver tudo de bom que Deus criou para nós com todo amor! Para isto enfeite a sala com flores, coração, fotos, tudo que remeta a alegria de ser filho de Deus e dê a eles este óculos em forma de coração...


Finalize dizendo que Deus, no seu infinito amor nos fez imagem e semelhança dele... isso quer dizer que esse amor tão grande que ele tem por nós mora no nosso coração também... e é com este amor grande que devemos enxergar as pessoas e apresentar Jesus para elas, apresentar este amor que a gente sente e assim com certeza vão querer sentir também.


Sugestão 2

Colocar todas as crianças em roda e no centro dela uma criança vendada! Levar um boneco ou imagem de Jesus e prender terços na imagem de forma a fazer barulhos. Uma criança deverá andar pela sala com Jesus e a criança com a venda nos olhos representando o cego, deverá seguir em direção ao som dos tercinhos para encontrar Jesus! Quando encontrar esta criança que estava vendada passa a conduzir Jesus e uma nova criança assume o lugar do cego e coloca a venda nos olhos para recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário