sábado, 9 de outubro de 2021

29º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 10, 35-45

 Leituras

1ª Leitura - Is 53,10-11
Salmo - Sl 32,4-5.18-19.20 e 22 (R.22)
2ª Leitura - Hb 4,14-16
Evangelho - Mc 10,35-45


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi todo mundo! Tudo bem com vocês? Oi PB! Estou tão feliz! Ai ai, eu quero muito ficar do lado esquerdo.

PB: Oi PA! Tudo certinho com você? Com assim? Por que você quer tanto ficar do lado esquerdo?

PA: Ué PB o lado esquerdo é o lado do coração e quero muito ficar do ladinho do coração de Jesus.

PB: É verdade!

PA: Vou pedir para Jesus e com certeza ele me deixará ficar do lado esquerdo.

PB: E por que você tem tanta certeza disso? Por que acha que ele escolheria você?

PA: Muito simples, sou obediente, sou uma criança muito boazinha, porque ele não me escolheria?

PB: Ah se for assim, também posso ser escolhido por ele, também vou pedir para ele.

PA: Mas isso se você conseguir pedir antes de mim, neh!

(Catequista entra e percebe a discussão)

C: Oi crianças, qual o motivo da discussão?

(Crianças continuam discutindo e não respondem a Catequista)

PB: Eu vou conseguir sim, assim que chegar em casa vou fazer uma oração e pedir pra Jesus para ficar do lado esquerdo.

PA: Mas a minha casa é mais perto que a sua, eu que vou pedir primeiro.

PB: Isso é o que nós vamos ver!

C: Crianças, crianças, estou aqui falando com vocês e nem me responderam por que estão ai discutindo, o que está acontecendo?

PB: Sabe o que é Catequista, ouvimos hoje no evangelho, que os discípulos Tiago e João pediram a Jesus para deixar eles se sentarem ao seu lado, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

PA: Então pensamos! Também queremos fica assim pertinho de Jesus, igual a Tiago e João.

PB: Mas acontece Catequista que o PA acha que só ele pode ficar do lado esquerdo de Jesus, que é o lado do coração. Mas disse para ele que também quero ficar pertinho de Jesus do lado esquerdo.

C: Crianças, calma! Vocês não precisam brigar.

PA: Mas catequista eu tive a ideia primeiro, não é justo ele querer passar na minha frente assim.

C: Crianças se acalmem! Olhem, vocês entenderam somente parte do evangelho. Realmente Tiago e João pediram isso a Jesus, mas vocês não entenderam a real intenção deles e nem qual foi à resposta de Jesus!

PA: Ah Catequista a intenção deles era a mesma que a nossa, de ficar pertinho de Jesus!

C: Na verdade não foi essa intenção deles, na verdade eles queriam um lugar privilegiado ao lado de Jesus. Para eles, o que é importante é a realização dos seus sonhos de autoridade, de poder e de grandeza.

PA: Como assim lugar privilegiado?

C: Eles queriam se sentir poderosos ao lado de Jesus queriam, ser os primeiros.

PB: Nossa, mas então eles estavam se achando melhores que os outros discípulos, não é?

C: Isso mesmo! Mas eles estavam confusos, ainda não tinham entendido totalmente os ensinamentos de Jesus e por não entenderem, acabaram se deixando seduzir pela vontade de ter poder.

PA: Nossa, que triste!

C: É triste sim! Mas Jesus corrigiu Tiago e João e depois chamou todos os discípulos e falou "quem quiser ser grande, seja vosso servo, e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

PB: Mas o que Jesus quis dizer com isso?

C: Jesus quis dizer que somente estará com ele, ao seu lado, aqueles que verdadeiramente seguirem o seu caminho, aqueles que seguem seus passos e seus ensinamentos. Não adianta querer ser o primeiro pensando em ter mérito, o que precisamos fazer é se colocar a disposição daqueles que precisam de ajuda, de amor e de carinho... Precisamos pensar no próximo, ajudar a todos que precisam e fazer isso de coração, sem pensar em recompensa.

PA: E o que Jesus quis dizer quando disse “O filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

C: Jesus é o grande servo de Deus, é aquele que veio dar a sua vida para nos salvar, Jesus não veio para ser servido, veio para servir a Deus por meio da sua vida, se doando para nossa salvação. Então a exemplo de Jesus precisamos dar o melhor de nós para servir ao Senhor, pois também não estamos aqui para ser servidos e sim para servir.

PB: Mas ainda não entendi! Como podemos servir? Como conseguimos seguir os passos de Jesus?

C: Precisamos entender que servir é a nossa missão aqui na terra, assim como Jesus, ajudar ao próximo, amar a todos, respeitar as pessoas, precisamos ser fiel a Deus, assim como Jesus fez!

PA: E como podemos fazer tudo isso? É muita coisa.

C: Se tivermos o coração em Jesus não será muito, a partir do momento que acreditamos no amor de Deus, na missão que Jesus cumpriu para nos salvar, já teremos atitudes diferentes! Vamos sentir vontade no coração de servir a Deus e fazer sua vontade, que é salvar pessoas.

PA: Então nossa missão aqui no mundo é servir a Deus ajudando a quem precisa?

C: Isso mesmo PA! Essa missão de servir é de todos nós, sem esperar algo em troca, simplesmente servir como Jesus serviu nos salvando e nos libertando do pecado. Agora que entenderam, coloquem a mão no coração para fazer essa oração.

Oração

Querido Jesus, queremos aprender com o Senhor a sempre servir a todos ao nosso redor! Que possamos espalhar o seu amor e sua simplicidade. Que o Espirito Santo venha abrir os nossos olhos para as necessidades do nosso próximo e nos fortalecer e encorajar a sempre imitar Jesus em todos os lugares!

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Criar um Jogo da Memória para colorir e brincar
com desenhos de ações que podem nos ajudar a fazer nossa parte do Servir.


Sugestão 2

Vamos trabalhar nesse Evangelho a importância de imitar a Jesus e aprender com Ele a servir!!
Primeiramente vamos observar as atitudes de Jesus. Nessa reflexão vamos pedir ajuda para as crianças.
Depois a reflexão precisa ser sobre o serviço. Vamos perguntar o que significar servir!!
Então podemos conversar sobre onde e como podemos servir! A sugestão é fazer dobradura de Casa, Igreja e Escola! Assim eles poderão levar embora e sempre lembrar de Servir em todos os lugares!
Primeiro lugar que devemos servir é em Casa.
De que forma podemos ser em casa? E a quem podemos servir como Jesus??

Podemos servir também na Igreja!!


E também na Escola. 

Depois dessa reflexão, conversar se existe mais lugares onde podemos imitar Jesus no serviço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário