sábado, 2 de outubro de 2021

28º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 10, 17-30

 Leituras

Primeira Leitura Sb, 7,7-11
Salmo 89/90
Segunda Leitura Hb 4, 12-13
Evangelho Mc, 10, 17-30


Mensagem Principal




Vídeo da História do Evangelho





Ideia de roteiro para teatro


PA: (entra todo preocupado com uma malinha de roupa) Oi pessoal! Tudo bem com vocês?

PB: (entra com uma caixinha pedindo ajuda das pessoas) Oi galerinha! Oi PA! Nossa, que cara é essa?

PA: Eu que te pergunto! O que você está fazendo, PB?

PB: Afff, já vi que só eu vou entrar no Reino do Céu!

PA: Como assim?

PB: Como eu sou pobre, estou juntando riquezas para poder dar tudo aos pobres e poder seguir os caminhos do Senhor, só eu que vou entrar no Reino!

PA: Você não entende nunca o evangelho direito, não é? Olha o que eu estou fazendo: já arrumei minha mala, vou deixar meu pai, minha mãe, minha irmã... Só não sei uma coisa: para onde vou?

C: (entra e pergunta) Olá crianças! O que vocês estão fazendo?

PB: Ai catequista, pra variar, eu e o PB estamos tentando descobrir quem está mais certo sobre o evangelho de hoje. Eu estou juntando riquezas para doar aos pobres e poder seguir Jesus.

PA: Eu disse a ele que precisa juntar umas roupas e ir embora e deixar pra trás o pai, a mãe... (a catequista interrompe).

C: Para, para, para... Vocês vão deixar as crianças confusas com a confusão que vocês acabaram fazendo.

PA: Então não é para largar o pai, a mãe em casa e ir embora (fala baixinho: “sem saber para onde”)?

C: Não PA. Vocês são crianças e precisam do papai e da mamãe, que o próprio Deus escolheu para cuidar de vocês. Deixar o pai e mãe é uma forma de dizer que precisamos seguir nosso coração que já conhece Jesus, segue seus ensinamentos de amor. Muitas vezes, entre os adultos, as pessoas ficam ouvindo conselhos de pessoas que não conhecem Jesus e acabam dizendo coisas que nos afastam do caminho de vida eterna. Muitas vezes quem dá o conselho que não é legal, é uma pessoa que o adulto confia muito, como se fosse o pai ou a mãe. Então, deixar pai e mãe, para nós quer dizer seguir Aquele que mais nos ama, o próprio Jesus.

PB: Ah, posso juntar riquezas para dar aos pobres então?

C: Também não é bem isso que o evangelho diz. O que Jesus quer nos falar nesse evangelho é que muitas vezes nos afastamos de Deus por causa das coisas que fazemos com o dinheiro. Se o dinheiro está nos afastando de Deus, então devemos deixar de dar tanta importância ao dinheiro e dar mais importância nas coisas que só o amor pode nos dar.

PA: Sabe catequista, minha mãe me contou que ela tem um tio que precisava deixar o dinheiro. Esse tio só queria saber de ganhar mais e mais dinheiro. Ele queria uma casa, comprou, queria um carro comprou, mas depois ele não parava mais de querer ganhar mais dinheiro e com isso ele foi ficando longe da família dele. O primo da minha mãe falou para ela que ele preferia viver numa casa muito mais simples e ter o pai dele junto com ele do que morar naquele casarão e nem ver o pai direito. Que triste não é?

C: Muito triste mesmo PA. O que precisamos entender é que Jesus no evangelho orientou o jovem sobre a importância de cumprir os mandamentos e de não viver apegado ao dinheiro. Mas que com o nosso dinheiro, podemos ajudar todos que precisam.

PB: Nossa Catequista, então trabalhar é uma coisa ruim?

C: Não é isso PB. Trabalhar é preciso. É importante, pois precisamos do dinheiro que vem do nosso trabalho para sobreviver.

PA: Ah Catequista, acho que entendi. Trabalhar é importante, o que não pode é a pessoa só pensar em trabalhar e esquecer-se de outras coisas tão importantes como amar e ser amado.

C: É crianças, isso que o evangelho quer nos ensinar. Precisamos estar atentos, pois precisamos amar mais a Deus do que qualquer coisa ou pessoa.

PB: Já sei muita coisa que eu preciso deixar pra trás pra seguir no caminho de Jesus: A PREGUIÇA DE IR PRA CATEQUESE!

C: Muito bem PB, começou a entender a mensagem do evangelho! Que tal pedir ajuda ao nosso Amigão Espírito Santo para nos ajudar a fazermos as escolhas certas pra nossa vida? Vamos colocar a mão no coração para fazer essa oração.

Oração

Meu amigo Espírito Santo me ajude a seguir seus ensinamentos de amor para que meu coração esteja sempre pronto para amar e ajudar ao próximo. Conduza-me sempre pelo caminho que me leva à vida eterna. Amém.

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1
Conversar com as sobre o evangelho fazendo um paralelo entre entregar as riquezas aos pobres com o fato de que o dinheiro não pode ser mais importante do que Deus. E que deixar pai e mãe é estar sempre atentos às pessoas que querem nos dar conselhos e ideias que nos afastam de Deus.

Para conduzir a dinâmica pode-se começar com as seguintes perguntas:
- Muitas vezes temos dificuldade para seguir os ensinamentos de Jesus porque estamos apegados aos bens materiais. Nesse momento tem alguma coisa que pode estar afastando o seu coração do coração de Deus?
Que tal escrever ou desenhar o que está te atrapalhando seguir os passos de Jesus?

Vamos colocar nessa caixinha tudo o que vocês escreveram ou desenharam e vamos fazer uma oração pedindo que Nossa Senhora nos ajude e sermos fortes diante dessas nossas fraquezas.

Pode-se entregar um cartão com a imagem abaixo.


Catequese Infantil

Sugestão 2
E Jesus disse: Deixa tudo e segue-me!
Este TUDO precisa ser interpretado por todos nós, o TUDO a que Jesus se refere são as coisas que nos impedem de segui-lo, nos afastam do caminho de Deus!
Peça que as crianças escrevam ou desenhe estas coisas e faça uma pequena oração de entrega a Jesus, bem pertinho da caixa, algo silencioso, do coração mesmo... Se tiverem dificuldades, ajudem...



Nesta outra caixa vamos colocar as ações, desenhos e ou textos que nos farão chegar mais pertinho do coração de Jesus... para segui-lo precisamos de ações concretas, quais serão as suas?
Os seus presentes para Deus!



Jesus disse, que muito, MUITOOO maior seria a recompensa de quem deixa tudo para segui-lo... E quais são estes presentes?
Muitos deles virão "disfarçados" de desafios, é isso que Jesus nos pede não podemos parar...
Veja alguns exemplos que podemos deixar na caixa como presentes/ missões que as crianças irão pegar:
- Ore, pela sua família.
- Dê o abraço que tanto você quer
- Você pode sim, cantar, tocar, dançar, o que quiser Eu te capacito!
- Um amigo fiel é o que eu quero te dar
- Nada faltará para sua família mas é preciso estar unidos
- A saúde é um dom de Deus, peça e receberá o melhor que Deus possui.

É importante não ter somente textos, mas ilustrações também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário