sábado, 25 de setembro de 2021

27º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 10, 2-16

 

Leituras

1ª Leitura - Gn 2,18-24
Salmo - Sl 127,1-2.3.4-5.6 (R. cf. 5)
2ª Leitura - Hb 2,9-11
Evangelho - Mc 10,2-16


Mensagem Principal




Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


(PA entra com muitas bexigas nas mãos)

PA: Oi amigo! Tudo bem?

PB: Oie! Estou bem! Mas me diga uma coisa, quantas bexigas! Hoje é o seu aniversário?

PA: Não!

PB: Então é aniversário de alguém?

PA: Deve ser aniversário de alguém! Mas eu trouxe essas bexigas por outro motivo. Adivinha!

PB: Nossa, difícil! Não sei!

PA: Pelo visto você não prestou atenção no Evangelho de hoje!

PB: Prestei sim! Mas no evangelho não fala nada de festa.

PA: É, não fala de festa! Mas o que fala é motivo para festejarmos!

PB: Eita, me explica então!

PA: No Evangelho de hoje, Jesus fala assim: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas".

PB: Eu sei! Mas e a festa?

PA: Presta atenção! Nós somos o que?

PB: Somos pessoas!

PA: Ai, ai, ai, tá difícil! Somos pessoas, mas estou falando com relação a nossa idade. O que somos?

PB: Ah, entendi! Somos crianças!

PA: Exatamente! Somos crianças! Não é o máximo! O reino de Deus é nosso! E foi Jesus que nos deu! Estou tão feliz!

PB: Verdade, não tinha pensado nisso!

PA: Percebi que você não pensou nisso! Mas sabe o que é o mais legal?

PB: O que?

PA: É que agora não precisamos nos preocupar com nada! Não precisamos mais obedecer, nem fazer tarefa, nem arrumar o quarto, não precisamos fazer mais nada!

PB: Nossa, acho que não podemos pensar assim!

PA: Como assim? Achei que você ia ficar feliz comigo!

PB: Olha só, hoje nós somos crianças, mas vamos crescer e virar adultos! E aí?

PA: Nossa não tinha pensado nisso! Então agora não entendi mais nada!

(Entra a Catequista)

C: Olá crianças!

PA: Oi Catequista! Ainda bem que você está aqui! Temos uma dúvida enorme e precisamos da sua ajuda para entendermos o evangelho de hoje!

C: Claro crianças! Mas, teremos uma festa hoje? Quantas bexigas!

PB: É quase isso. É que o PA estava comemorando, pois ele achou que o Reino de Deus está garantido para nós, que somos crianças!

PA: Foi o que eu entendi. Então, se já está garantido, não preciso mais obedecer sempre, posso faltar na catequese... essas coisinhas!

C: Olha só, achando que entraria no reino de Deus sem esforço, só porque é criança!

PB: Pois é?! Mas chegará o dia em que não seremos mais crianças.

C: Meus amores prestem atenção. As crianças são simples, transparentes, se entregam confiantes nos braços do pai e dele esperam tudo, com amor. Por isso, a criança é o modelo do discípulo. O Reino de Deus é daqueles que, como as crianças, vivem com sinceridade e verdade, sem se ser egoísta, acolhendo as propostas de Deus com simplicidade e amor. Por isso é que Jesus fala que quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.

PB: E o que Ele vê no coração da criança para pedir que as pessoas se pareçam com uma?

C: Então, Jesus vê que a criança é muito simples, sabe amar, confiar e perdoar! Jesus pede para que as pessoas tenham atitudes como as das crianças, que se abrem para experimentar, sem esperar nada e permitem que Deus realize sempre o novo na vida delas.

PA: Realize o novo na vida? Como assim?

C: Quando temos um coração apaixonado por Jesus, nós deixamos que Ele realize os seus sonhos na nossa vida, sonhos para sermos felizes!

PA: Isso é muito verdade!

PB: Agora eu entendi!

C: Então, para encontramos Deus precisamos ser simples e buscar o amor para amar! Assim como uma criança faz, ela é simples, busca o amor, principalmente dos pais, e espalha o amor a todos!

PA: Mas o que significa receber o reino como uma criança?

C: Lembram que a gente aprendeu que o reino de Deus é como um grão de mostarda que vai crescendo e crescendo?

PB: Sim!

C: É exatamente isso! A criança é uma promessa de crescimento assim como o Reino acontece no nosso coração! A criança recebe o reino com simplicidade e amor para que Ele cresça em seu coração.

PB: E ao crescer, dará muitos frutos?!

C: Exatamente isso!

PA: Entendi! Devo receber o reino de Deus no meu coração com amor e simplicidade para que Ele cresça! E para isso preciso buscar imitar sempre Jesus!

C: Vamos assumir o compromisso com Jesus de espalhar este ensinamento? Precisamos ter o coração semelhante ao das crianças, para recebermos o reino de Deus! Que o Espirito Santo nos fortaleça a espalhar essa verdade! Então coloque a mão no coração para fazer esta oração.

Oração

Espírito Santo me ilumina para que eu conserve meu coração puro, como o de uma criança, por toda minha vida, assim estarei mais perto do coração de Jesus e do Reino de Deus.
Amém!

Sugestão de Música


Sugestão de Dinâmica

Após a explicação do Evangelho, vamos nos concentrar no coração de criança que devemos manter em nossas vidas!

Vamos realizar uma reflexão com as crianças com exemplos de como é o coração de criança:
- O que vocês acham que tem dentro do coração de uma criança? (Levar a condução para que eles falem dos sentimentos)
- O que devemos deixar de fora do nosso coração?
- O que devemos guardar em nosso coração?
- Como podemos fazer o reino de Deus crescer em nosso coração??
- Quais frutos podemos produzir??

Pode ser feita esta cesta em forma de coração! Motivar as crianças a colocarem tudo que devemos guardar no coração dentro da cesta! E deixar para fora tudo o que não podemos ter em nosso coração.



Logo após essa reflexão, podemos fazer uma dinâmica para mostrar como podemos ficar grudadinhos com Jesus!

Primeiro é preciso fazer um rosto de Jesus como este!
O ideal é que cada criança ganhe um rosto dele!

Depois cada criança receberá um pregador para se desenhar!!





E então, colocar o pregador no ombro de Jesus. Assim, para imitarmos Jesus, precisamos ficar grudadinhos dele!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário