sábado, 18 de setembro de 2021

26º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 9,38-43.45.47-48

 Leituras

1ª Leitura - Nm 11,25-29
Salmo - Sl 18,8.10.12-13.14 (R.8a 9b)
2ª Leitura - Tg 5,1-6
Evangelho - Mc 9,38-43.45.47-48


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


(PB entra com a mão escondida)

PA: Olá galerinha! Tudo bem com vocês? Oi PB! Tudo bem?

PB: (Cara de triste) Tudo bem e você?

PA: Comigo tudo ótimo! Você viu PB que o Joãozinho estava falando sobre Jesus para as crianças na escola ontem?

PB: Eu vi! Que legal não é?

PA: Claro que não! Já chamei a atenção dele! Onde já se viu sair falando de Jesus se nem vai à missa e nem faz catequese! É um absurdo isso!

PB: Xiiiiuuuuu! Para de falar isso PA! Esconde sua língua agora! Vão cortar a sua língua!

PA: Cortar a minha língua? Você está doido?

PB: Não, você não ouviu no evangelho? Fala que se sua mão te faz pecar ela deve ser cortada fora! E você está falando do Joãozinho! Está pecando com a língua.

PA: Meu Deus e agora? E por que você está com essa mão escondida?

PB: Para não cortarem! Fiz pecado com minha mão. Eu bati no meu amigo da escola, então tenho que esconder pra ela não ser cortada!

PA: Não dá pra esconder a língua! Como vou falar?

PB: Se eu fosse você ficava quietinha até passar!

PA tenta falar com a língua escondida.

PB: Não dá pra entender nada!

C: Olá crianças! Estão com cara de assustadas! O que aconteceu?

PB: Sabe o que é catequista? O PA está escondendo a língua e eu estou escondendo a minha mão. Não queremos perder a língua e nem a mão! Então escondemos para não serem cortados.

C: Cortados? Como assim?

PB: No evangelho de hoje fala pra cortar o que for motivo de pecado para nós! Eu bati no meu amigo na escola, então minha mão vai ser cortada e PA brigou com o Joãozinho porque ele estava falando de Jesus sem nem ir à missa ou a catequese. E também começou a falar mal dele pra mim, então é a língua dela que será cortada.

C: Não crianças, vocês não entenderam a mensagem do evangelho. Ninguém está falando sobre cortar as mãos e a língua.

PA: Então posso falar direito?

C: Claro que pode!

PB: Mas catequista o padre falou sobre entrar sem o pé no Reino de Deus.

C: PB vou explicar. Quando o Evangelho fala em cortar aquilo que nos faz pecar, está falando das nossas atitudes e não dos membros do nosso corpo. Não precisamos cortar nossa mão, basta a usarmos corretamente. As mãos não foram feitas para bater, mas para abraçar, fazer carinho e tantas atividades, principalmente para servir quem precisa. Não precisamos cortar nossa língua, mas cuidar das palavras que saem de nossa boca!

PA: Ah entendi! Mas catequista eu não acho que estou errada de proibir Joãozinho de falar de Jesus, pois ele não vai à missa quase nunca e ainda não faz catequese.

C: PA é muito importante ir à missa e também à catequese, mas toda pessoa que fala de Jesus e espalha seus ensinamentos é um construtor do Reino de Deus! E quanto mais pessoas falando e ensinando sobre Jesus mais gente terá a chance de conhecê-lo.

PA: Verdade catequista! Não tinha pensado nisso!

C: E falar mal dele não vai ajuda-lo a aprender sobre Jesus. Percebem que são nossas ações que vão nos levar e aproximar nossos amigos de Jesus?

PB: Verdade catequista! Vou conversar com o meu amigo e pedir desculpas, assim posso mostrar para ele que sou amigo de Jesus e sigo os ensinamentos dele pedindo o perdão pra quem eu machuquei.

C: Isso mesmo PB!

PA: Vou aproveitar e também me desculpar com Joãozinho. Posso também convidá-lo para ir comigo à missa!

C: É isso crianças! Precisamos cuidar das nossas atitudes para levarmos o Reino de Deus para as pessoas e vivermos cada dia mais próximos dele. Então vamos colocar a mão no coração para fazer essa oração.

Oração

Senhor Jesus, meu amigo querido, me ajude a ter um coração puro e a ser vigilante para não andar longe dos seus caminhos. 
Amém!

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Fazer com as crianças um quadro com duas colunas, de uma lado vamos colocar atitudes que nos aproximam do reino de Deus e de outro lado atitudes que nos afastam do reino de Deus.

Espalhar pelo local do encontro papéis para que as crianças possam localizar e ver em qual das colunas se encaixam.

Conversar com as crianças sobras as duas colunas e como podemos viver mais perto do Reino de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário