sábado, 11 de setembro de 2021

25º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 9, 30-37


 Leituras

1ª Leitura - Sb 2,12.17-20
Salmo - Sl 53,3-4.5.6.8 (R. 6b)
2ª Leitura - Tg 3,16-4,3
Evangelho - Mc 9,30-37


Mensagem Principal




Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


(PA entra com uma bandeja na mão)

PA: Olá PB, tudo bem?

PB: Tudo bem sim PA e com você?

PA: Tudo ótimo! Posso te servir algo?

PB: Não precisa não! Estou muito bem! Pode escolher o primeiro lugar!

PA: Mas posso saber por que você está falando para eu escolher o primeiro lugar?

PB: E eu posso saber por que você trouxe essa bandeja aí?

PA: Eu perguntei primeiro!

PB: Então receberá a resposta por último!

PA: Que conversa é essa?! Eu estou aqui fazendo a vontade de Jesus que eu aprendi no Evangelho!

PB: Olha que coisa, eu também estou fazendo a vontade de Jesus!

PA: Não está não! Cadê a sua bandeja?

PB: Não precisa de bandeja! Olha vamos parar com essa conversa que eu não estou entendendo nada!

PA: Também não estou! Olha só, aprendi no Evangelho que Jesus nos pede para servir as pessoas! E a pessoa que mais faz isso é o garçom! Ele serve água, serve suco e até comida ele serve! Então estou aqui para te servir!

PB: Nossa não aprendi isso não! Olha só, eu amo ser o primeiro da fila. Sempre na escola chego primeiro para colocar a minha mochila guardando o primeiro lugar! Aí no Evangelho aprendi que para ser o primeiro, preciso ser o último!

PA: Então é por isso que você falou para eu escolher o lugar primeiro?

PB: Exatamente! Porque eu sendo o último, serei o primeiro! Muito esquisito esse ensinamento, mas estou sendo obediente!

PA: Como fazemos? Por que aprendemos coisas diferentes sobre o Evangelho de hoje!

PB: Já sei, olha lá a nossa catequista chegando! Vamos perguntar para ela! E vai você primeiro (Dá uma risada).

PA: Oi Catequista! Que bom que você chegou! Estamos muito em dúvida sobre o ensinamento do Evangelho da missa de hoje.

C: Muito lindo este Evangelho. O Senhor diz que quem acolher uma criança, estará acolhendo o próprio Jesus!

PA: Acolher uma criança? Não, eu acho que o maior ensinamento é que precisamos servir o outro.

PB: Não, não, precisamos ser o último para ser o primeiro.

C: Agora estou entendendo a confusão! Os discípulos estavam discutindo no caminho quem era o maior, qual era o mais importante. Então Jesus veio mostrar que o mais importante é ser humilde e ser simples. Por isso que Ele falou: Os últimos serão os primeiros.

PB: Agora eu entendi!

C: E outra coisa que Jesus está querendo ensinar é sobre o serviço.

PA: Viu, estou certa!

C: Na comunidade de Jesus, só é grande aquele que é capaz de servir e de oferecer a vida aos seus irmãos.

PA: Posso servir algo?

C: Mas não é assim que Jesus ensina não! Precisamos estar prontos a ajudar, a servir a quem precisa, como por exemplo, a mamãe quando manda guardar o brinquedo, arrumar o quarto...

PB: Agora entendi! Quero estar sempre pronto a servir! Mas Catequista, por que Jesus nos pede para ter um coração semelhante ao coração de uma criança?

C: PB, Jesus pega e abraça uma criança, a coloca no meio do grupo e convida os discípulos a acolherem as “crianças”, pois quem acolhe uma criança acolhe o próprio Jesus. O que precisamos entender desse Evangelho é que o discípulo de Jesus é grande, não quando tem poder ou autoridade sobre os outros, mas quando abraça, quando ama, quando serve os pequenos, os pobres, aqueles que o mundo rejeita e abandona. No pequeno e no pobre que a comunidade acolhe, é o próprio Jesus que Se torna presente.

PB: Nossa, que lindo Catequista! Quero muito seguir Jesus e acolher a todos. Mas às vezes é tão difícil!

C: Por isso, vamos pedir nesta oração que Jesus nos ajude. Coloque a mão no coração para fazer essa oração.

Oração

Espírito Santo transforme o nosso coração em um coração semelhante ao de Jesus. Nos ajude a ser humildes, a escolher sempre o último lugar e a estar preparados a servir a quem precisa!

Amém!

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Toda criança tem problemas com "filas" buscam os lugares conforme lhe convém. Se é para algo legal, querem ser os primeiros e se é o contrário disputam os últimos lugares.

Faça um exercício com eles chamando a todas para formar várias filas e vejam como se comportam. Veja alguns exemplos, agora nossa fila é para:

Ganhar um presente
Ir passear
Lavar a louça do almoço
Arrumar a cama

Reflita com elas que para as coisas boas buscamos ocupar os primeiros lugares e nem olhamos se alguém precisa estar ali mais que a gente, corremos e o mais forte vence.

E quando não é algo legal, disputamos os últimos lugares...

Jesus é o mais forte de todos e sempre foi, e no evangelho de hoje nos deu uma lição. A humildade!

Ele tudo podia, mas se fez como nós e sofreu tudo... nós não queremos nadinha de sofrimento, ao contrário, queremos só "nos dar bem".

Será que podemos pensar um pouco sobre isso e melhorar?

Quais filas você já entrou? o que sentiu, por que fez assim? e agora vendo o exemplo de Jesus, faria diferente? O que?


Sugestão 2

Após a explicação do Evangelho, começa a reflexão. Jesus tem 2 grandes ensinamentos a nos fazer: humildade e serviço. Precisamos aprender a ser humilde, a sempre escolher o último lugar, para que Jesus apareça em nós. E também precisamos aprender a estarmos prontos para servir o outro, como a nossa mãe, pai, professora...

Para isso, temos que ter o nosso coração semelhante ao coração de Jesus. Então a sugestão é confeccionar esta caixinha em forma de coração.

coracao3

Esta caixinha representará o nosso coração.
Antes de entregar uma caixinha para cada criança, faça primeiro a seguinte reflexão:
- Como é o coração de Jesus?
- O que precisamos fazer para o nosso coração ser semelhante ao coração de Jesus?
- Quem pode nos ajudar neste caminho? (Espírito Santo, Nossa Senhora, Anjo da Guarda, Papai, Mamãe...)


Molde Caixinha Coração
Depois entregue o molde assim, para que as crianças possam decorar o coração.
Se tiver tempo, pode ser uma decoração com cola, lantejoula, papel colorido ou até guache. Se não tiver muito tempo, pode decorar de lápis de cor, giz de cera ou até canetinha.

Então dentro da caixinha iremos colocar tudo o que partilhamos na reflexão. Pode escrever ou até desenhar!

Esta caixinha com os escritos servirão de lembretes que podemos fazer para deixarmos o nosso coração semelhante ao coração de Jesus. Assim se tivermos alguma dúvida da nossa atitude, podemos sempre olhar os lembretes da caixinha!

Benção

Deus nos abençoe e nos guarde.
Ele mostre a sua face e se compadeça de nós.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário