sábado, 23 de outubro de 2021

Solenidade de Todos os Santos - Evangelho de Mateus 5,1-12a


Leituras

Primeira Leitura Ap 7,2-4.9-14
Salmo 23 / 24
Segunda Leitura 1Jo 3,1-3
Evangelho Mt 5,1-12a


Mensagem Principal





Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Nossa, eu gosto tanto deste evangelho!

PB: Oi Galerinha! Graças a Deus tudo bem PB! Posso saber o porquê você gosta desse evangelho?

PA: Porque eu sou assim!

PB: Assim como?

PA: Bem aventurado, ué!

PB: Sei, entendi. E por que você acha isso de você mesmo?

PA: Ah vários motivos! Mas principalmente porque sou aventureiro e perseguido!

PB: Aventureiro? Perseguido?

PA: Sou um aventureiro, pois amo fazer aventuras como trilhas, tirolesa...

PB: Hum, entendi! E o perseguido?

PA: Sim, tipo alguns santos sabe, eles também foram bem aventurados, porque sofreram por ser amigos de Jesus, foram perseguidos e alguns até morreram por isso... Principalmente os santos apóstolos, São Pedro, São Paulo...

PB: Ah, certo! E por acaso você também se acha santo?

PA: Ah eu tento, mas ainda não consegui ser santo. Só perseguido mesmo! As pessoas não compreendem.

PB: Que pessoas?

PA: Mamãe, que vive dizendo que não ajudo em casa, a professora que não entende que não que eu não fiz a lição é que sou ocupado, meu irmão que não entende que o videogame é meu e até você às vezes.

PB: Eu?

PA: Sim, porque você é muito bonzinho. E todo mundo acha que você é um santo e eu não!

PB: Não é nada disso. Você que gosta de brigas!

PA: Tá vendo! Eu  sou perseguido mesmo! "Bem aventurado os perseguidos!"

(Catequista entra)

PB: Tia, graças a Deus que você chegou!

C: Oi crianças, entrei logo para vocês não dar brigarem! Que confusão estão fazendo!

PB: Confusão que o PA está fazendo! Ele está achando que é um Bem Aventurado, pois gosta de aventuras e é perseguido.

PA: Olha Catequista, até você às vezes me persegue também, querendo que eu faça a tarefa e apresente, eu tenho vergonha!

PB: Devia ter vergonha de mentir que fez.

PA: Lá vai o santo falar mal de mim...

C: Crianças, sem brigas. Vocês estão muito errados nesta discussão de bem aventuranças e santos!

PB: Eu sabia.

C: Crianças, neste evangelho, Jesus nos dá o caminho da felicidade!

PA: Caminho da felicidade?

C: Sim! As Bem-aventuranças deixam uma mensagem de esperança, pois anunciam que Deus ama todos os pobres, os humildes, os mansos, os que têm fome e de justiça, os que sofrem perseguição, os que choram, os que promovem a paz, os misericordiosos e puros de coração... E Jesus anuncia que esta situação vai mudar, pois eles encontrarão a felicidade e a vida plena no “Reino do Senhor”.

PA: É eu não sou tudo isso.

PB: É eu tenho muito para aprender também.

C: Todos nós temos e por isso Jesus nos deu esta lição das bem aventuranças e também nos deu conhecer a vida dos santos.

PB: Não sou santo, mas quero ser!

C: Todos nós devemos querer e tentar todo dia, alguns santos foram perseguidos de verdade, porque amavam Jesus e sofreram muito!

PA: É verdade! Eu conheço algumas histórias dos santos! Eles foram fiéis a Jesus e muitos o defenderam com a própria vida!

C: Isso mesmo! Crianças pensem nas bem aventuranças como a receitinha do bolo da felicidade e na vida dos santos como modelos de vida, busquem conhece-los! Cada um tem uma história bem legal, eles sim, foram bem aventurados!

PA: Eu quero ser como eles!

PB: Eu também quero! Agora que entendi melhor o evangelho, vou me esforçar mais para ser amigo de Jesus e seguir seus ensinamentos!

C: Muito bem crianças! Como diz Dom Bosco, um santo muito legal: “A vida é um presente de Deus para nós. O que fazemos dela é o nosso presente para Deus!” Que possamos dar um lindo presente para Deus! Agora vamos fazer uma oração para pedir que Jesus nos ajude a sermos seus amigos, a obedecermos a seus ensinamentos e a seguirmos os exemplos dos santos! Coloquem a mão no coração para fazer esta oração.

Oração

Senhor Jesus, me ajuda a sempre seguir seus passos e a viver as bem-aventuranças. Que eu reconheça quando não sou como o Senhor e busque ser humilde em cada gesto, em cada olhar, em cada sorriso, assim serei cada vez mais parecido com o Senhor! Que o Espírito Santo me auxilie e me guie no caminho que me leva a Santidade!
Amém

Sugestão de Música

Sugestão 1


Sugestão 2


Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1
Neste Evangelho é muito importante explicar, na realidade da criança, o que significa cada bem aventurança e como se aplica na nossa vida. Pedir exemplos das bem aventuranças no concreto da vidinha deles!

Depois, para motivar a santidade, explicar o que é ser santo, que esta pessoa é exemplo para nós e que sua vida é modelo a ser seguido. Existem vários santos crianças como São Domingo Sávio, Santa Terezinha, Os Pastorinhos de Nossa Senhora de Fátima e tantos outros.

Pode pegar várias figuras dos santos, contar sua história e fazer a seguinte reflexão com as crianças: O que podemos aprender com a vida desse santo?

Para motivar ainda mais o desejo da santidade, pergunte: Se vocês fossem santos, como vocês imaginam que seriam a sua imagem? Nesse momento pode dar uma folha para que eles desenhem ou pode trazer material para construir cada um como um santo!

Sugestão 2
Imprima 2 vezes, recorte em quadradinhos, como se fossem cartinhas e faça um jogo da memória para trabalhar as bem aventuranças com os pequenos
Sugestão 3
Entregar para cada criança o rosto de Jesus.
Resultado de imagem para jesus mascara
Trabalhar, a exemplo da música "Amar como Jesus amou", que sermos 'a cara' de Jesus não é ter o mesmo rosto e sim agir como Ele agia, sentir como Ele sentia, amar como Ele amou, pois apenas sendo humildes como Ele foi poderemos ser realmente felizes.

Propor para as crianças o desafio de, no dia a dia, sempre se perguntarem o que Jesus faria naquela situação complicada, nos momentos difíceis, quais decisões tomaria, se Jesus obedeceria, se Jesus teria paciência... para então se aproximarem de Jesus e agirem sempre da maneira mais humilde em todos os momentos.


Sugestão 4
Para este encontro é muito importante trazer algumas figuras de santos. De preferência, escolha santos crianças ou aqueles que tiveram contato com as crianças. Nós sugerimos Dom Bosco, São Domingo Sávio, Santa Terezinha do Menino Jesus, São João Paulo II...

Para explicar as bem aventuranças, pode usar esta imagem.


Neste desenho, cada peça é uma bem aventurança. Assim vai explicando e montando o quebra cabeça. E quando terminar de explicar, pode dizer que quando vivemos os ensinamentos de Jesus como as bem aventuranças, nosso coração fica completo, cheio do Amor de Deus.
Aqui entra algumas histórias dos Santos, que souberam viver os ensinamentos de Jesus!

Para reforçar o ensino, pode ser usado este jogo. Em cada casa, as crianças podem preencher o que será preciso fazer a partir de agora para buscar a felicidade e a santidade.



As crianças podem levar para casa o quebra cabeça do coração e o jogo. Assim poderão explicar e brincar com os pais.


Este é um maravilhoso site que conta sobre a vida dos santos, curiosidades, desenhos para pintar e tantas outras coisas! Super recomendamos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário