sábado, 7 de agosto de 2021

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora - Evangelho de Lucas 1, 39-56


Leituras

Primeira Leitura Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab
Salmo 44 (45)
Segunda Leitura 1 Cor 15, 20-26.28
Evangelho Lc 1,39-56

Mensagem Principal


Vídeo da História do Evangelho


Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi Crianças, tudo bem com vocês! Oi PB! Que bom que você chegou! Sabe PB, este evangelho de hoje tem uma coisa em comum comigo!

PB: Oi PA! Como assim, uma coisa em comum com você? O evangelho conta uma linda história de Nossa Senhora, de quando ela foi visitar a sua prima Isabel!

PA: Pois é, é isso mesmo! Eu também fui visitar a minha prima Isabel semana passada, lá na roça. Mas ela ainda é criança e não estava grávida (risos). Esta é a única diferença. Mas eu também fui longe, muito longe para chegar lá na casa da minha prima, igual Maria fez!

PB: Entendi... E o que você foi fazer lá? Por acaso foi ajudar sua prima como Maria?

PA: Bem, ajudar não fui não! Fui visitar, pois ela mora muito longe. Minha tia é bem legal, faz bolos gostosos, comida boa! Mas desta prima eu não gosto muito, não tem nada pra brincar na casa dela. Aliás, até tem as brincadeiras da roça, mas nossa, cansa muito! Prefiro as minhas lindas bonecas, meu celular e meu tablet!

PB: Entendi! Então, o nome ser Isabel é a única coisa que tem igual na sua história e no evangelho mesmo. A sua atitude não parece nadinha com a atitude de Maria quando visitou Isabel!

PA: É, pensando bem, você está certo!

PB: Então, gosto muito dessa história! Minha vó me conta sempre a história da visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel! Ela foi lá para ajudar a prima, que precisava de ajuda, pois estava grávida. Maria também estava grávida de Jesus, e mesmo sendo muito longe, mesmo sendo cansativo, foi lá e ajudou a sua prima por 3 meses. Isabel ficou muito feliz e agradecida!

PA: Caramba, 3 meses é muita coisa, afinal são 3 meses num lugar longe, sem brinquedos! Eu realmente ficaria muito cansada! Teria que rezar muitos tercinhos para Nossa Senhora me ajudar a aguentar.

(Chega a Catequista)

C: É verdade crianças, foi realmente difícil, mas Isabel precisava de ajuda! E Maria foi ajudá-la, e foi com o coração muito alegre. Maria se cansou sim, com toda certeza, mas teve o presente de receber o abraço cheio de gratidão e felicidade da prima!

PA: Que lindo, Catequista!

C: Muito lindo! E vocês, sabem quem ficou mais feliz nesta história?

PB: Quem?

C: Deus! Porque foi ele quem primeiro fez este pedido para Maria, o pedido de ajudar, de servir com toda a alegria, de ser obediente e ela fez tudo isso!

PB: Ela fez mesmo!

PA: Verdade! Catequista, como a gente faz para imitar Maria?

C: E nós, se quisermos ser como Maria, devemos seguir seu exemplo, sendo obediente, ajudar mesmo quando estamos cansados, mesmo sendo longe, mesmo sendo difícil, cansativo... Maria foi muito obediente a tudo que Deus pediu e fez tudo com muito amor. Temos que ser obedientes a Deus em tudo que Ele nos pede!

PA: Ah catequista! Me lembrei de uma frase que ouvi certa vez: “Quem obedece nunca erra!”

C: Isso é verdade! Sempre que a mamãe, o papai, a vovó nos pedirem algo, devemos pensar que é Deus quem nos pede! Sempre que precisarem de nossa ajuda, devemos pensar que é a Deus que vamos ajudar! Assim não tem erro! E sabem de outra coisa? Temos que ajudar ao próximo sem reclamar, ajudar de coração, com amor, assim como os missionários!

PB: Missio quem?

PA: Missionários! São as pessoas que dedicam suas vidas para servir a Deus!

C: Isso mesmo! Como os padres, as freiras! E por terem doado suas vidas a serviço de Deus, devemos sempre rezar por eles!

PB: Nossa catequista, eu realmente não sou como Maria, mas ouvindo essa história e sabendo do esforço e da entrega que ela fez por amor, vou me esforçar de verdade para ser obediente como ela foi!

C: Parabéns! É preciso mesmo muito esforço! E às vezes não é fácil dizer sim, mas quando se tem Deus no coração, caminhamos melhor! Hoje é dia de festa, dia em que se comemora a Assunção de Maria!

PA: Assunção?

C: “Assunta” quer dizer: levada por alguém. Nossa Senhora foi elevada por Deus ao céu. Então vamos fazer uma oração, agradecendo a Deus pela nossa mãezinha e pedindo a intercessão dela para sermos obedientes a vontade do Senhor! 

Vamos colocar a mão no coração para fazer essa oração!

Oração

Querido Deus, muito obrigado por nos dar Maria, nossa Mãezinha tão amada! Que eu me espelhe nela para ser sempre obediente à sua vontade, para que eu sempre esteja ao Teu lado, seja dócil e amável com aqueles que precisarem de ajuda!

Amém!

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1
Este é um evangelho que nos recorda o quão importante é a nossa missão, precisamos ajudar a construir o reino de Deus... Maria deu uma importante contribuição... Com toda a obediência e amor...

Vamos construir com elementos da natureza o terço para pedir a intercessão de Maria? Pode ser a coroa também, o manto... Deixe a imaginação por conta do nosso amigão Espirito Santo!

Vai ser uma experiência divertida e inesquecível...


Sugestão 2



O que Maria tem que eu não tenho ainda?

Vamos conversar com as crianças sobre as características de Nossa Mãezinha.
Queremos que ela nos ensine qual é o caminho para seguir Jesus e chegar ao céu.

Vamos pegar uma imagem ou foto e escrever ao lado em uma cartolina tudo que lembramos como qualidades dela.

Maria é....
bondosa, amorosa, simples, dedicada, gosta de orar, obediente, esforçada, o que mais?

E agora você? o que Maria tem e que você não tem ainda, mas precisa ter?

Vamos dar uma folha a cada criança para que elas escrevam ou desenhem o que acham sobre esta pergunta que fizemos....

Esta mesma folha se tornará uma oração para que Nossa Senhora nos ajude a conseguir alcançar estas qualidades tão importantes.

E também é muito importante explicar à eles o que é Assunção de Nossa Senhora, aqui tem uma explicação ótima: Assunção de Nossa Senhora

E para ilustrar podemos pintar este desenho dela:



Consagração a Nossa Mãe Maria

Vejam que linda esta consagração! É do blog da Tia Paula, no desenho tem o endereço... uma benção de Deus!

Vamos orar?



Oremos pelas vocações

Explique também, sobre as vocações pelas quais rezamos hoje. Pessoas que se consagram e dedicam sua vida a oração e a ajuda aos mais necessitados.

É nosso dever orar por elas e pedir que Deus toque mais corações para este chamado!
A Igreja e a comunidade precisam muito deles (as).

Oração

Vamos consagrar nosso coração de criança!



Nenhum comentário:

Postar um comentário