sábado, 31 de julho de 2021

19º Domingo do Tempo Comum - Evangelho João 6, 41-51

 Leituras

Primeira Leitura 1Rs 19,4-8
Salmo Sl 33(34)
Segunda Leitura Ef 4,30-5,2
Evangelho Jo 6,41-51


Mensagem Principal


Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi todo mundo! Oi PB!

PB: Oi! Nossa PA! O que são essas coisas nessa sacola?

PA: Ah, PB são coisas para fazer pão!

PB: Coisas pra fazer pão?

PA: Sim! Farinha de trigo e fermento! Vai dizer que não sabe como se faz um pão?

PB: Ah claro que sei, só não sei porque você trouxe tudo isso pra igreja!

(Catequista entra)

C: Oi crianças, tudo bem com vocês?

PA: Oi Catequista tudo bem e a senhora?

C: Tudo bem, graças a Deus! PA, o que é isso? Por que trouxe farinha de trigo e fermento pra igreja?

PB: Catequista, perguntei a mesma coisa e ele disse que é pra fazer pão.

C: Fazer pão? Que ideia é essa PA?

PA: Ah Catequista eu tive uma ideia! E que bom que a senhora está aqui, vou precisar da sua ajuda!

C: Ai meu Deus! Lá vem você com suas ideias PA! Mas pode nos contar que ideia é essa?

PA: Então, ouvi no evangelho de hoje que Jesus disse que só ele tem o pão da vida eterna.

PB: Exatamente! Aprendemos muito bem semana passada!

PA: Mas olha só PB, pensei em trazer os materiais que se faz o pão e falar com o padre para pedir pra Jesus fazer um pão desses pra mim também.

PB: Nossa PA que boa ideia! Eu também quero o pão da vida eterna. Será que mais alguém pode fazer esse pedido pra JESUS? Ou só o padre mesmo? Afinal ele é quem está mais próximo de Jesus, né?

C: Meu Deus, a imaginação de vocês vai longe, hein!

PA: Ah C, mas tenho certeza que no evangelho de hoje fala sobre o pão da vida eterna e que Jesus é que tem esse pão!

C: Crianças, realmente no evangelho fala sobre o pão da vida eterna, mas o que Jesus fala é “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para dar vida ao mundo”.

PA: Mas o que ele quer dizer então?

C: Jesus estava falando daqueles homens que não estavam acreditando nele, que ele era o filho de Deus, aquele que Deus enviou para trazer a vida eterna.

PA: Mas eles continuaram duvidando de Jesus, não é Catequista?

C: Sim, Infelizmente! As pessoas conheciam Jesus, conheciam a sua origem, sabiam que ele era filho de Maria e de José. Então eles não aceitaram que Jesus traria ao povo a vida de Deus.

PA: Mas porque Jesus usa o pão como exemplo?

C: Quando Jesus fala “Eu sou o pão vivo descido do céu” ele quer dizer que Ele é o enviado por Deus. E quando Jesus fala “Quem comer deste pão viverá eternamente” Ele quer dizer que, quem acreditar nele de todo coração terá a vida eterna.

PB: Mas ainda não entendi sobre o pão.

C: Crianças, vocês lembram que em toda a celebração da Santa Missa, temos o momento da comunhão?

PA: Sim! É o momento que recebemos a Eucaristia.

PB: E a Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Jesus.

C: Isso mesmo! O pão se transforma em corpo de Jesus e o vinho se transforma o sangue de Jesus, certo?

PA: Certo!

C: Crianças, quando Jesus fala “E o pão que eu darei é a minha carne dada para dar vida ao mundo” Ele já sabia que daria sua vida por nós! Então, ele usa o pão como exemplo porque nos deixaria esse lindo ensinamento, a Eucaristia, que é o momento que recebemos o pão e o vinho, ou seja, o corpo e o sangue de Jesus.

PA: Nossa que lindo!

C: Deus enviou Jesus ao mundo para trazer vida eterna a todos nós, quem acredita em Jesus, acredita em Deus. Deus nos ama e nos enviou seu filho amado para nos salvar do pecado e nos dar a vida eterna.

PB: Agora vamos fazer nossa oração. Em especial, vamos fazer uma linda oração por nossos Papais, agradecendo a Deus por suas vidas. Afinal hoje é dia dos Pais! Posso fazer a oração hoje?

C: Claro PB! Vamos colocar a mão no nosso coração e fazer a oração com o PA!

Oração

Jesus, hoje aprendi que tu és o pão da vida eterna. Quero te receber em meu coração sempre. Então peço que me ajude a participar bem da Santa Missa, para que sempre prepare meu coração para esse momento.
Agora Jesus, quero fazer um agradecimento! Hoje é dia dos pais e quero agradecer por esse incrível paizão que me deu. Obrigado Jesus por me presentear com meu lindo papai.
Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Para colorir!

https://imagensemoldes.com.br/desenho-de-jesus-pao-da-vida-para-colorir/
https://imagensemoldes.com.br/desenho-de-jesus-pao-da-vida-para-colorir/


Rezando pelos pais

Vamos pedir a intercessão de São José por todos os papais!




Senhor, pela intercessão de São José, pai adotivo do teu filho Jesus, venho hoje te pedir que estendas Tuas Mãos Divinas sobre todos os pais, abençoando-os.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário