segunda-feira, 26 de julho de 2021

18º Domingo do Tempo Comum - Evangelho João 6, 24-35


Leituras


Primeira Leitura Ex 16,2-4.12-15

Salmo 77/78

Segunda Leitura Ef 4,17.20-24

Evangelho Jo 6,24-35


Mensagem Principal


Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro

(Entra o PA com uma cesta de pãezinhos doces que sua avó havia feito para a festinha do dia do Padre na catequese. Ele havia acabado de sair de lá).

PA: (Entra falando consigo mesmo) Que alegria, hoje tenho certeza que eu entendi tudinho do evangelho. Nunca imaginei que era tão, tão bom prestar atenção. Deus realmente ajuda quem presta atenção na catequese. (Risos) Ah, olá crianças, tudo bem com vocês?

PB: Nossa, quanta felicidade, PA! Pode me contar o que tem no seu cesto?

PA: Nada! É uma recompensa. E não quero dividir com você! Este é o prêmio de quem presta atenção!

PB: Prêmio de quem presta atenção?

PA: Isso mesmo! Hoje eu prestei muita atenção no Evangelho, na explicação da nossa catequista e já estou colocando em prática. Você se lembra do evangelho?

PB: Sim, dizia que Jesus é o pão da vida e que quem come deste pão não lhe faltará nada! Com Jesus, temos tudo!

PA: Isso mesmo. Hoje foi a festinha do Padre, porque hoje é o dia do Padre. Dia de rezar pelas vocações. 

PB: É mas não estou entendendo nada! E este cesto na sua mão? Ah, não acredito que você roubou o lanchinho que sua mãe mandou pra festinha e vai comer sozinho! Que feio!

PA: Peraí! Em primeiro lugar: eu não roubei nadinha! Eu só escondi na sacristia para levar depois. E agora vou me explicar: o padre não é um amigão de Jesus? E não é o padre que celebra a missa e faz tudo lindo transformando pão no corpo de Jesus?

PB: É sim! Ele faz isso mesmo!

PA: Então, você não acha que o Padre é aquele que mais come do pão do céu? Daquele bom, que não deixa faltar nadinha pra gente? Aquele que a catequista explicou?

PB: É faz sentido... Acho que você tem razão. Mas ainda não entendi porque você não quis levar o seu lanchinho!

PA: Então, eu levei a minha cesta de pães e esperei o Padre abençoar! Foi depois que escondi na sacristia, pois queria muito o pão que Jesus prometeu no Evangelho! Afinal, esse pão é o pão da vida. E quem come não terá mais fome! Por isso resolvi guardar para mim!

PB: Eu acho que você tá errado. Porque tem uma música que diz assim: "o pão sustenta o homem, Jesus sustenta a alma..."! Acho que o pão que está falando no Evangelho é Jesus.  Ele vem ao nosso coração através da Eucaristia e junto com o Espírito Santo deixa o nosso coração cheinho de alegria e de amor, nos abastece e sustenta!

(Entra a catequista, observava tudo de longe)

C: Olá crianças! É isso mesmo PB. Jesus é o nosso pão porque Ele nos dá muita força, alimenta nosso coração, faz a gente ter muita energia para enfrentar tudinho!

PB: Viu PA! E você guardou todos os pãezinhos que eram para a festa do Padre!

C: Crianças, vou explicar melhor o Evangelho para vocês! Logo após o milagre da multiplicação dos pães e peixes, o povo começou a procurar Jesus pelos motivos errados! Eles estavam procurando Jesus, pois perceberam que Jesus podia dar para eles pão em abundância, ou seja, em muita quantidade, em fartura!

PA: Mas não é isso C?

C: Na verdade PA, com a multiplicação dos pães Jesus queria ensinar uma lição sobre amor, partilha e serviço. Já a multidão não procurou por Jesus, eles queriam  resolver os seus problemas.

PB: E como fazemos para receber esse pão de Jesus?

C: É preciso aceitar Jesus e ao Seu projeto, que fala de amor, partilha, serviço...  É importante acolher as propostas de Jesus e aceitar viver no amor que se faz dom, na partilha daquilo que se tem com os irmãos, no serviço simples e humilde aos outros. É acolhendo esse “pão” que é o próprio Jesus, que se ganha à vida que não acaba.

PA: Agora entendi! Nossa não precisava ter escondido a cesta de pães do Padre! Que vergonha!

PB: Mas fique calmo PA! Bom é que você entendeu direitinho o evangelho!

C: Isso mesmo PB! Prestem atenção, crianças: Jesus é o próprio pão que Deus quer oferecer ao seu povo para saciar a fome e a sede de vida. Para comê-lo é preciso escutar a Palavra, acolher a sua proposta, viver os ensinamentos e colocar em prática através das nossas atitudes, nossas escolhas e fazer da vida um dom, um presente aos irmãos, por meio do amor, da partilha e do serviço.

PA: Agora sim entendi direitinho!

PB: Catequista, o Padre é uma pessoa que vive tudo isso e traz sempre a Palavra de Jesus para nós, não é?

C: Isso mesmo PB! É preciso rezar sempre pelos nossos sacerdotes e pedir a Deus que os fortaleçam na missão de trazer o pão do céu, que é Jesus e todo o seu amor! Como a oração de criança é uma forte oração, quem gostaria de fazer a oração hoje?

PA: Eu faço!

C: Então crianças, vamos colocar a mão no coração para fazermos juntos esta oração!


Oração

Jesus querido, pão da vida, fortalece nosso amor por ti e que possamos cada dia trazer mais e mais amigos para perto do seu coração! Queremos pedir que o Senhor cuide com todo amor e carinho dos nossos queridos, padres! Que eles tenham muita saúde, força e coragem sempre! Amém!


Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Lembrando que Jesus é o pão da vida e recordando o maior ato de amor de Deus por nós, transformar-se em pão na Sagrada Eucaristia, vamos utilizar alguns pãezinhos. Em acima deles podemos colocar papeizinhos fixados em palitos de dente, como faixinhas de sanduiches.
Estas palavras devem recordar os pequenos tudo que eles precisam buscar para ser santos e se alimentar do pão da vida que é Jesus:

Obediência/ Amor/ Perdão/ Bíblia Sagrada/ Missa/ Catequese/ Ajuda/ Evangelização/ Emprestar/ Carinho/ Oração... e outras mais

Vendo as palavrinhas nos pães eles devem escolher a que mais lhe faz falta no coração, o que ele mais precisa. Peça que ele tire um pedacinho e guarde, pergunte se tem mais algum. E se tiver faça o mesmo.

Eles rezam a Deus para que o que estava escrito no pãozinho alimente o seu coração e ele mude de vida, mude sua atitude!

E na sua casa, quem precisa do que? Repita a dinâmica para que eles levem os pedacinhos e façam o mesmo que fizeram agora com a família.




Rezando pelas vocações

Neste dia rezamos pelas vocações ordenadas, os Diáconos, Padres, Bispo e o Papa. Que tal fazer um amigo secreto de oração por eles? Vai ser muito legal!

Peça que eles falem os nomes dos Diáconos, Padres, Bispo e do nosso Papa, escreva papeizinhos. Sorteie e explique que o nome que sair deve receber a oração dele e da família.

Explique porque é tão importante rezar pelas vocações. E que este é um pedido especial da nossa Igreja!


Para colorir







Nenhum comentário:

Postar um comentário