sábado, 14 de agosto de 2021

21º Domingo do Tempo Comum - Evangelho João 6, 60-69


 Leituras

Primeira Leitura Js 24,1-2a.15-17.18b
Salmo Sl 33,2-3.16-17.18-19.20-21.22-23 (R.9a)
Segunda Leitura Ef 5,21-32
Evangelho Jo 6,60-69


Mensagem Principal




Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro

(PA entra em silêncio)

PB: Oi crianças, tudo bem com vocês? Oi PA, tudo bem?

PA: (Faz sinal de joia e sinal de silêncio).

PB: Está tudo bem? Você não pode falar? O que está acontecendo?

PA sussurrando: Não posso falar!

PB: Por que não?

PA: xiuuuuuuu

PB: Eu hein! O que está acontecendo?

PA: Estou economizando as palavras!

PB: Economizando palavras?

PA: Sim! Preciso guardar as palavras para conversar muito com Jesus!

PB: Ué! Mas você já não conversa com Jesus?

PA: Converso nas minhas orações, mas estou falando da conversa eterna, por isso tenho que economizar.

PB: Não estou mais entendendo nada.

PA: Aí PB você não prestou nem um pouco de atenção no evangelho né? No evangelho os discípulos falaram que não poderiam sair de perto de Jesus, pois só Ele tinha palavras de vida eterna. Então eles também precisaram economizar as palavras para poder conversar por toda a eternidade, senão ficariam sem respostas para toda essa conversa!

PB: Ah PA! Não é nada disso! Acho mesmo que você está enganado!

PA: Claro que é PB! Você está até parecendo os discípulos que voltaram atrás e não seguiram mais Jesus! Eles falaram que as palavras de Jesus eram duras! Então, não tente gastar minhas palavras. Não posso desperdiçar, senão como falarei eternamente com Jesus?

C: Olá crianças, tudo bem? Vou precisar da ajuda de vocês para realizar uma missão importantíssima!

PB: Claro catequista! Mas antes precisa ajudar o PA que não quer falar, pois está economizando palavras pra falar eternamente com Jesus!

PA: Catequista, pior é o PB que está parecendo os discípulos que voltaram e não seguiram mais Jesus!

C: Como assim PA? Economizar palavras? Discípulos que voltaram? Ah, não vão me dizer que estão novamente confundindo o evangelho?

PB: Eu não! Só falei que acho que o PA está enganado! Foi aí que ele falou que estou voltando para trás e não estou mais seguindo Jesus!

PA: Isso mesmo! Mas não estou enganado não! Dessa vez entendi bem direitinho. Pedro disse mesmo para Jesus que eles não poderiam ir embora, pois Ele tinha palavras de vida eterna, o que significa que ia falar com eles para sempre!

C: Não PA! Não é nada disso! Agora estou entendendo a confusão! Prestem atenção que vou explicar direitinho! Depois da missão, alguns dos “discípulos” acharam as palavras de Jesus duras e pararam de segui-lo, pois eles não estavam dispostos a aceitar o projeto de Jesus de fazer da própria vida um serviço e uma partilha com os irmãos. Então eles resolveram deixar de seguir Jesus.

PB: Não sou mesmo parecido com esses discípulos! Quero me esforçar para seguir Jesus e fazer sempre a sua vontade na minha vida!

C: Isso mesmo PB! Agora PA, quando Pedro diz “Para quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”, ele mostra para nós que só no caminho proposto por Jesus encontraremos a vida eterna.

PA: Então não preciso economizar as minhas palavras?

C: Não precisa não. Olha PA, é por meio dos ensinamentos de Jesus, a sua palavra, que encontramos o caminho proposto por Ele. Portanto é preciso ter fé, seguir Jesus e se comprometer em viver o amor, o serviço, a entrega e a partilha com os irmãos para chegar à vida eterna.

PA: Agora estou entendendo! UFA, acho que não ia conseguir economizar nenhuma palavra! Mas Catequista, que missão é essa que a Sra falou?

C: Então PA, O que acham de se comprometer com a missão de espalhar as palavras de vida eterna de Jesus?

PB: Nossa, que missão importante! Eu quero!

PA: Também quero. Mas como podemos fazer isso?

C: Podemos usar a nossa imaginação e criatividade para espalhar os ensinamentos de Jesus e como o seu caminho nos leva para a vida eterna!

PA: Que legal! Já tive várias ideias!

PB: Eu também! Vamos espalhar as palavras de Jesus para todos ao nosso redor!

C: Muito bem crianças! Assim, podemos espalhar boas palavras para todos. E ajudar Jesus na missão de trazer mais pessoas para segui-lo. Então vamos fazer uma oração e pedir que Jesus nos ajude a escutar Suas palavras e viver de acordo com os seus ensinamentos. Crianças vamos colocar a mão no coração e repetir essa oração.

Oração

Jesus meu querido amigo quero sempre ouvir tuas palavras de vida eterna. Me ajude a entender seu amor e querer sempre andar em teus caminhos pois somente em ti podemos encontrar palavras de vida e amor.

Amém.

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1Pescaria da Palavra

Coloque em uma bacia bem grande vários peixes de papel com palavras de vida escrita neles e alguns peixes com palavras ruins.

Fala varinhas com barbante e um pequeno arame para que es crianças possam pescar estes peixes. Em uma caixinha com a imagem de  Jesus colada coloque as palavras de vida que forem pescadas.

Um uma outra caixinha  preta as palavras ruins.

Ao final da pescaria leia com as crianças todas as palavras boas e explique que somente Jesus tem palavras de vida eterna.

Sugestão 2: Roleta de palavras

Escolher algumas passagens bíblicas sobre os ensinamentos de Jesus para colocar em uma roleta!

A criança gira a roleta e procura na Bíblia a passagem dos ensinamento de Jesus! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário