sábado, 1 de maio de 2021

6º Domingo da Páscoa - Evangelho de João 15, 9-17

 

Leituras

Primeira Leitura At 10,25-26.34- 35.44-48

Salmo 97/98

Segunda Leitura 1Jo 4,7-10

Evangelho Jo 15, 9-17


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro


(PA entra com uma grande mochila e o PB entra com ferramentas de plantação).


PA: Oi todo mundo!! Oi PB!


PB: Oi! Oi PA! Nossa, mas você vai viajar? Trouxe essa mochila enorme!


PA: Viajar? Não! Então, esta mochila não é para viajar não!! Esta mochila é por causa do Evangelho de hoje!


PB: Ai meu Deus! Então você está errado! Não precisa de mochila não! Precisa apenas dessas ferramentas aqui!


PA: Claro que não... como assim ferramentas? Você está errado! No Evangelho de hoje, Jesus diz claramente que é para todos nós guardarmos os seus mandamentos! É por isso que eu trouxe essa mochila aqui, para guardar os mandamentos de Jesus!


PB: Claro que não! Jesus nos escolheu para plantar e colher o fruto! É isso que ele quer de nós, que plantemos e colhemos o fruto! Só não sei que fruto é, porque ele não explica!


PA: Meu Deus Personagem B! Claro que não! Olha Só Jesus fala que quem guardar os mandamentos Dele será seu amigo e permanecerá no amor! Que lindo... ficarei no amor!


PB: Não, não, Ele falou que o fruto permanecerá. E tudo o que pedir ao Seu Pai, Ele dará. Então já fiz até uma lista das coisas que vou pedir a Deus depois que eu descobrir qual fruto vou plantar para colher.


Catequista chega


C: Olá crianças! O que vocês estão fazendo com tudo isso?


P A: Que bom que a Sra chegou! Imagina que PB está falando que Jesus, no Evangelho de hoje, está pedindo para plantar e colher um fruto que permanecerá. E que plantando e colhendo esse fruto, pode pedir o que quiser que Deus dará para ela!


PB: Pior é PA que trouxe essa grande mochila para guardar os mandamentos de Jesus para ficar no amor! Agora, me explica uma coisa Catequista... qual é o fruto? É banana, maçã, pera, mamão... ou posso escolher um?


C: Meu Deus! Que confusão vocês estão fazendo! Vou explicar! No evangelho de hoje, Jesus oferece algumas coordenadas do caminho que os discípulos devem percorrer. Então, prestem atenção nas orientações: 1º a relação do Pai com Jesus e de Jesus com seus discípulos é baseada no amor. Para corresponder o amor de Jesus, devemos guardar os mandamentos.

 

PA: Tá vendo! Foi por isso que eu trouxe essa mochila!

 

C: Olha só PA, é muito importante guardar os mandamentos. Mas não é para guardar em mochila não. É para guardar no coração. E não só guardar e sim viver os mandamentos, colocá-los em prática!

 

PA: Deixa-me ver se entendi, eu preciso guardar no coração e colocar em prática?

 

C: Isso mesmo PA! Os discípulos devem cumprir os mandamentos e testemunhar a salvação de Deus. A proposta da salvação que Jesus faz resume-se no amor. Portanto os discípulos devem amar-se uns aos outros com um amor que é serviço e doação. Ou seja, testemunhar, por meio do amor, a salvação de Deus.

 

PA: Agora entendi! Mas e o fruto?

 

C: Então, os discípulos são o fruto da obra de Jesus e, praticando os mandamentos, devem produzir o fruto que permaneça.

 

PB: Olha só! Foi por isso que eu trouxe essas ferramentas, para produzir frutas!

 

C: Calma PB! Não é bem assim não! Preste atenção: quando Jesus falou em produzir o fruto, não significa que devemos sair buscando as frutas não. Em primeiro lugar se vivermos os mandamentos, iremos produzir o fruto do amor. Por isso permaneceremos no amor.

 

PB: Então o fruto que devemos produzir é o amor?

 

C: Isso mesmo PB! O amor partilhado é a condição para estar unido a Jesus e dar fruto. Agora, tem algo muito importante que Jesus nos fala. Ele nos chama de amigos, vocês sabem por quê?

PA: Verdade! Não sei!

 

PB: Também não? Por que?


C: Porque o servo tem obrigação de obedecer. Então Jesus nos chama de amigo. Pois o que Ele espera é que cada um de nós decida a obedecer e viver seus ensinamentos. Ele não nos obriga, mas espera a nossa decisão, na liberdade que temos! Entenderam?


PA: Eu entendi! Eu quero me decidir ser amigo de Jesus e viver seus ensinamentos!!


PB: Eu também! Assim iremos produzir o fruto do amor!


C: Que lindo! Vamos pedir que o Espirito Santo nos ajude a sempre escolher viver os ensinamentos, os mandamentos de Jesus e assim produzir o grande fruto do amor. Dessa forma, cada vez mais traremos mais e mais pessoas para serem amigas de Jesus!

Oração

Senhor Jesus, o Senhor nos amou e deu sua vida para nos salvar. Me ajude a perseverar sempre unido a ti, a praticar seus ensinamentos e produzir o fruto do amor!
Amém

Sugestão de Música




Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Para trabalhar este Evangelho, a sugestão é fazer um cartaz escrevendo em cima Jesus, o Meu melhor amigo.
Conversar com as crianças por que Jesus é o nosso melhor amigo. Ir escrevendo em no cartaz.

Conduzir as crianças a aprenderem que precisamos imitar nosso melhor e maior amigo Jesus para produzir o fruto do Amor.
O Fruto do amor precisa ser produzido para todas as pessoas, principalmente aquelas que temos mais dificuldades de amar!

Sugestão 2

E como é que é esse negócio de amar o próximo?
Olha, não é nada fácil...
Vamos fazer um desenho ou escrever, esta semana, quantas vezes amei meu próximos e quantas pessoas deu isso? e quem eram elas?
Vamos pensar, e as outras, por que não? Quem eu deixei para traz? por que?
Vamos refletir e pedir este dom a Jesus, TODO DIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário