sábado, 8 de maio de 2021

Solenidade da Ascenção do Senhor - Evangelho de Marcos 16,15-20


Leituras

Primeira Leitura At 1,1-11
Salmo 46/47
Segunda Leitura ,17-23
Evangelho Mc 16,15-20


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro

(PA entra com uma enorme mochila cheia de objetos para viajar e encontra o PB super tranquilo, feliz da vida)

PB: Olá Crianças! Oi PA! Nossa estou super feliz da vida!

PA: Oi crianças! Estou vendo mesmo! Mas qual é o motivo dessa felicidade toda?

PB: Ai, ai! Estou feliz por poder ficar bem tranquilo!

PA: Ficar bem tranquilo? Como assim?

PB: Fiquei bem tranquilo quando escutei o evangelho de hoje! Lá fala que todos que já foram batizados estão salvos! Eu pedi até para a minha mãe me mostrar a foto do meu batizado para não ter perigo de perder a salvação! Depois que eu vi a foto, fiquei feliz e tranquilo! E você, por que trouxe essa mochila enorme! Parece até que vai viajar!

PA: PB, pelo visto você escutou uma parte apenas do Evangelho! Vou sim, vou fazer a vontade de Jesus!

PB: Fazer a vontade de Jesus? Como assim? Para onde você vai?

PA: Vou para o mundo inteiro!

PB: Para o mundo inteiro?? Como assim?

PA: PB presta atenção: Hoje é um dia de festa! Dia em que Jesus subiu ao céu. Mas antes de Jesus subir para o céu, Ele fez um pedido. Ele disse assim: "Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura". Então resolvi homenagear Jesus anunciando Jesus para toda a criatura. Por isso que eu trouxe essa mochila.

PB: Nossa é verdade que Jesus fez esse pedido.

PA: Claro. E sabe o mais legal? Vamos falando de Jesus e começaremos a ver sinais Dele mesmo!

PB: Sinais de Jesus? Quais sinais?

PA: Sim. Bom, eu acho que deve ser fogos de artifício, sinalizador, eclipse... acho que deve ser esses sinais!! O que acha de começarmos anunciar para ver se acontece alguma coisa?

PB: Vamos começar então! Você começa e eu fico observando!

PA: Tá bom! Vou falar igual ao nosso querido padre!! (pode imitar as falas do padre da sua paróquia). Amados irmãos e irmãs! Estou aqui hoje para anunciar a subida de Jesus para o céu!

PB OBSERVA, OLHA PARA O CÉU UM TEMPO E FALA: Não aconteceu nada!

PA: Então tenta você!

PB: Beleza! Então vamos lá! Queridos irmãos e irmãs! Jesus é amor! Veio nos ensinar a amar!

PA: Boa, amor sempre é importante! Continua que vai dar certo!

PB: Devemos amar uns aos outros!

APARECE OS 2 PERSONAGENS APENAS OLHANDO PARA O CÉU E MEXENDO A CABEÇA QUE NÃO.

Entra C, olhando para o céu também!

C: Oi meus amores! O que vocês estão olhando?

PB: Estamos indo para o mundo, anunciando o Evangelho, como Jesus pediu...

PA: E observando para ver se vemos os sinais do Senhor!

C: Agora estou entendendo! Meus amores, hoje é um dia de muita festa! Jesus veio ao mundo nos ensinar como viver, nos amou a ponto de entregar sua vida por cada um de nós! E chegou a hora que Ele precisou voltar para junto de Deus Pai.

PA: Até aí entendemos!

C: Então. antes de subir, Jesus disse aos discípulos para irem por todo o mundo e anunciai o Evangelho. Jesus ressuscitado define a missão dos discípulos: Ele parte ao encontro do Pai e os discípulos partem ao encontro do mundo, para realizar a missão que Jesus lhes confiou.

PB: Isso também entendemos!

C: Mas o que vocês se confundiram é exatamente nos sinais! Quando Jesus falou dos sinais, não são esses sinais que vocês estão esperando. Os sinais são as transformações nas vidas das pessoas.

PA: Transformações? Então quer dizer que quando anunciarmos o Evangelho, iremos transformar a vida das pessoas?

C: Isso mesmo! Como cristãos somos chamados a testemunhar, a mostrar Jesus com a nossa vida. E quando temos a oportunidade de falar de Jesus e do seu incrível amor, Jesus irá transformar a vida daquela pessoa que nos escutou!

PB: Nossa, que responsabilidade?

C: Realmente é uma responsabilidade muito importante! A festa da Ascensão de Jesus é um momento em que os discípulos assumiram a missão e o papel no mundo. E neste dia Ele garante que seu Reino continue a crescer quando nos chama para esta linda missão! Por isso é que precisamos ter nossa vida transformada por Jesus. Assim aprenderemos a viver os seus ensinamentos e as nossas palavras alcançaram os corações, por meio do nosso testemunho.

PA: E como fazemos isso?

C: Nossas palavras terão força se forem palavras cheias do Espirito Santo. Por isso precisamos sempre pedir que o Espirito Santo nos dê força e coragem para aprender a viver as palavras do Senhor. Então vamos fazer uma oração pedindo que o Espirito Santo venha nos preparar, fortalecer, encorajar e nos transbordar de amor para tocar todos os corações.

Oração

Jesus querido,
Que o Espírito Santo me ajude a anunciar o Evangelho e testemunhar com a minha vida para levar mais e mais amigos a sentir o seu amor! Em especial, aqueles que ainda não são meus amigos e nem seu!
Amém

Sugestão de Música


Sugestão de Dinâmica

No  Blog da Tia Paula tem uma ideia maravilhosa para ilustrar o evangelho de hoje!

Após contar o Evangelho, conversar com as crianças sobre esta incrível missão que Jesus nos confia.
"Ide ao mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura".

Perguntar para as crianças:
- onde que Jesus quer que anunciemos o Evangelho?
- O que precisamos ter para anunciar o Evangelho e como conseguiremos fazer??
- Quem pode nos ajudar?

O importante é que cada criança aprenda como ser transformado por Jesus para que o anuncio com o testemunho tenha força para tocar os corações de todos! Antes de falar, precisamos viver! Falar com a nossa vida o quanto é maravilhoso viver com Jesus! E o Espírito Santo que nos preenche, nos capacita, nos fortalece e nos move a ser cada vez mais de Jesus!
Vinde Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário