sábado, 24 de abril de 2021

5º Domingo da Páscoa - Evangelho de João 15, 1-8

 

Leituras

Primeira Leitura At 9,26-31

Salmo (21 (22))

Segunda Leitura 1Jo 3,18-24

Evangelho Jo 15,1-8


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro


(PA entra com uma cesta cheia de frutas)


PB: Tudo bem pessoal?


PA: Tudo bem PB!


PB:  PA que cesta é essa?


PA: Trouxe um montão de frutas!


PB: Eu percebi, só não entendi porque dessa cesta de frutas para a catequese. Já sei! Vai fazer um piquenique? Ou trouxe para a Catequista? No mínimo você andou aprontando algo e quer pedir desculpas, é isso?

 

PA: Não é nada disso tá, não aprontei nada! Eu estou unido, bem grudadinho em Jesus para fazer sua vontade! Por isso que eu trouxe essa cesta de frutas!

 

PB: Como assim PA?

 

PA: Vou te explicar! No evangelho de hoje Jesus fala que devemos distribuir muitas frutas pra todo mundo.

 

PB: Opa, também prestei bastante atenção no evangelho de hoje e nenhum momento Jesus fala isso não!

 

PA: Vou pegar a minha Bíblia! Presta bastante atenção: “Quando alguém permanece em mim e eu nele, esse é o que dá muito fruto!"

 

PB: E você entendeu que devemos distribuir frutas pra todas as pessoas?

 

PA: Claro PB! Pensa comigo: Jesus quer dizer que aquele que dar muitos frutos é o que está com Ele! Eu quero estar sempre pertinho de Jesus! E você?

 

PB: É claro que quero estar sempre perto de Jesus! Mas não sei não PA, estou achando que você não entendeu bem o que Jesus falou.

 

PA: Entendi sim! Qual fruta você vai querer? E vocês crianças, vão querer alguma fruta?
 

PB: Bom, acho melhor eu te ajudar! Vai que você está certo, não é?

 

Catequista entra.

 

C: Oi crianças tudo bem?

 

PA: Tudo bem C e a senhora? Qual fruta vai querer? Tenho banana, caqui, maçã, abacaxi, pera, uva, carambola, mamão, morango...

 

C: Nossa, quantas frutas gostosas! Mas por que você trouxe todas essas frutas para a catequese?

 

PB: C, o PA disse que no evangelho de hoje Jesus nos fala para entregar frutas para todas as pessoas. Pois, quem permanecer em Jesus dá muitos frutos.  

 

C: Agora Entendi! Meus amores, muito lindo ver que vocês se esforçaram para entender a vontade de Jesus! Mas vocês confundiram um pouco! Vou ajuda-los a entender o Evangelho!

 

PA: Confundimos? Então nos explica, catequista! Nós queremos estar bem pertinho de Jesus sempre!

 

PB: Que bom! Estava achando estranho mesmo!

 

C: Crianças, Jesus usa o cultivo da Videira para nos ajudar a entender sua mensagem.

 

PA: Mas o que é uma Videira?

 

C: Videira é a planta que produz a Uva.

 

PB: Ah que legal, não sabia disso, mas o que isso tem a ver com o evangelho?

 

C: No evangelho, Jesus fala que o agricultor que plantou e cuida da videira é Deus! Fala também que Ele é a Videira e nós somos os Ramos. Isso quer dizer que Deus, o agricultor, plantou Jesus, a videira, no mundo para produzir frutos e fazer nascer o povo de Deus!

 

PB: Mas C, o que Jesus quer dizer com isso?

 

C: PB, a Videira é Jesus, porque a função da Videira é dar alimento, ou seja, vida aos ramos e Jesus vem dar vida em abundância para todos nós.

 

PA: E os Ramos, quem são?

 

C: Os Ramos são os discípulos, que estão unidos à videira, que é Jesus, para receber a vida. Para os ramos produzir frutos é preciso permanecer na videira. Ou seja, para os discípulos produzir frutos é preciso permanecer em Jesus, pois só Ele pode dar o alimento da vida eterna.

 

PB: Então, como somos discípulos de Jesus, precisamos permanecer Nele para recebermos vida e para podermos dar bons frutos?

 

C: Muito bem PB! Você entendeu direitinho!

 

PA: E os frutos, o que Jesus quer dizer em dar bons frutos?

 

C: Os frutos que Deus espera de nós são os frutos da oração, do amor, do serviço, da amizade, da obediência aos seus mandamentos, da caridade, da alegria... Para isso, é importante permanecer sempre em Jesus!

 

PB: Nossa, mas tudo isso? São muitos frutos mesmo!

 

C: Olha PB, o ramo que não permanece em Jesus não produz fruto. Este ramo não serve de nada e será cortado. A grande alegria de Deus é que demos muitos frutos. Para isso é importante permanecer unido a Jesus. Assim, produziremos sempre bons frutos.

 

PB: C, como faço para me sentir preparado para dar bons frutos?

 

C: A oração nos ajuda muito a permanecer unido a Jesus. Vamos fazer uma oração pedindo a Deus que nos envie o seu Espírito Santo para nos ajudar a dar bons frutos? Agora coloque sua mão no coração e faça essa oração.

Oração

Espírito Santo amigão quero fazer sempre a vontade de Deus. Me ajude a permanecer sempre em Jesus e produzir sempre bons frutos para todos ao meu redor.
Amém

Sugestão de Música


Sugestão de Dinâmica

1ª) Árvore da nossa vida:

Vamos fazer com os pequenos uma linda árvore e na copa colocar nos frutos o que nos faz frutificar para Deus, quais ações são boas e nos conduzem ao céu? pra pertinho do coração de Deus?

Feita a nossa bela árvore de amor, vamos pensar em tudo que nos afasta de Deus e nos impede de seguir o caminho!

Vamos escrever e deixar tudo aos pés da árvore explicando que é no tronco que está Jesus, pertinho das raízes que é Deus pai e é com esta super ajuda que tudo que não é legal se transforma em frutos e fica bem lindo e gostoso lá na copa da nossa árvore.

2º ) - Cuidando de uma plantinha

A boa e conhecida plantinha de feijão, faz a diferença neste dia. Se você puder inovar, dê uma plantinha mais legal, senão um feijão mesmo...
O que importa é o cuidado que cada pequeno terá e verá que sem ação, não há frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário