sábado, 27 de fevereiro de 2021

3º Domingo da Quaresma - Evangelho Jo 2,13-25

 Leituras

Primeira Leitura Ex 20,1-17
Salmo Sl 18(19b)
Segunda Leitura 1Cor 1,22-25
Evangelho Jo 2,13-25


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi Pessoal! Oi PB! Tudo bem?

PB: Oi todo mundo! Tudo sim! PA, sabe o que eu descobri?

PA: O que?

PB: Jesus mudou de profissão!

PA: Como assim, mudou? Jesus era carpinteiro como seu pai José!

PB: Pois é... era o que eu também sempre soube!

PA: Mas como foi que você ficou sabendo dessa novidade?

PB: Eu ouvi que Jesus vai construir um Templo!!!

PA: Ah, então agora Jesus não é mais carpinteiro e sim pedreiro!?!?!

PB: Exatamente!!!

PA: Sabe amigo, acabei de ter uma ideia!

PB: Oba! Adoro ideias! Me conta!!!

PA: Que tal se ajudássemos Jesus!

PB: Como assim? Eu não sei construir...

PA: Eu também não! Mas podemos ficar com a parte mais legal!

PB: Já sei! Podemos pintar o templo que Jesus irá construir!!!

PA: Isso! Podemos pintar bem bonito, bem alegre e colorido. Vou até pegar meu material de pintura!

(Entra a catequista e de admira com o entusiasmo das crianças)

C: Oi PB! Quanta animação!!! Aposto que estão aprontando!!!

PB: Olha só quem chegou! A Cristã Incrível! Oi CI, Estamos muito animados mesmo!

C: E eu posso saber o motivo?

PB: Claro! Ficamos sabendo que Jesus, além de carpinteiro, também é pedreiro!

PB: Isso, Cristã Incrível! E ele irá construir um templo!

C: Ah... Jesus agora é pedreiro!?!

PB: Isso, isso... e adivinha quem vai pintar o templo que Jesus vai construir?

PA: Adivinha, adivinha!!!

C: Até imagino...

PA: Eu vou! Já peguei o meu material de pintura! Estou pensando em fazer uns desenhos no templo!

PB: Eu também! Catequista, sabe onde encontramos o templo que Jesus vai construir?

C: Crianças, é lindo ver a alegria de vocês... mas sinto desapontá-los!

PA: Como assim?

C: Jesus não é pedreiro e não vai construir nenhum templo que precise ser pintado!!!

PB: Mas falou no evangelho... Jesus vai destruir o templo e reconstruir em 3 dias!

C: Então, no evangelho diz que Jesus chegou no templo e não gostou de ver que fizeram mau uso do templo e o transformaram numa casa de comércio. 

PA: Não gostou mesmo. Por isso, Ele disse que iria construir outro.

C: Ele disse que iria reconstruir, mas não é um templo de pedra, com paredes para serem pintadas!

PB: Mas então como é esse templo?

C: Esse templo é o próprio Jesus!

PA: Mas, como vai destruir e ,reconstruir em 3 dias?

C: Jesus se referia à Sua morte. Ele é o templo e ressuscitaria no 3º dia.

PB: Então o templo é Jesus, que iria ser destruído na sua morte e reconstruído com a sua ressurreição no terceiro dia?

C: Justamente! Jesus anuncia que traz a nova vida as pessoas e pode reconstruir a nossa também.

PA: Ah… então a reconstrução é da nossa vida e não de templos de tijolos?

C: Sim! Ele quer restaurar a nossa vida e pede para respeitar a nossa alma, templo do espírito de Deus.

PA: E como fazemos isso?

C: Quando rezamos, quando vamos a missa, quando amamos, quando respeitamos as pessoas.

PB: Acho que não estou respeitando muito o templo de Deus.

C: Então este é o momento para começar a respeitar, pois Jesus pode reconstruir todos as coisas.

PA: Que bonito. Eu acredito e vou deixar que Ele reconstrua a minha vida. Quero ser uma criança melhor.

PB: Eu também!

C: Muito bem crianças, aprenderam direitinho. Não se esqueçam de pedir a ajuda do Espírito Santo.

PA: Isso mesmo. Posso fazer a oração catequista?

C: Claro! Então crianças vamos colocar a mão no nosso coração e rezar com a PA.


Oração

Senhor Jesus, que eu sempre lembre que sou templo do Espirito Santo e que devo respeitar esse templo.
Amém!

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Faxina no coração - Templo do Senhor

A sugestão hoje é construir uma caixa em forma de coração, representando o Templo que é nosso coração e onde Deus mora! Todos nós somos Templo do Senhor!

Dentro do coração (caixinha) vamos colocar muitas coisas dentro, coisas boas (que devemos sempre cultivar) e coisas ruins (lixos que devem ser jogados fora). Exemplo: Amor, carinho, caridade, compaixão, amizade, solidariedade, serviço, obediência, alegria / inveja, preguiça, maldade, fofoca, desobediência, raiva, malcriação, etc.

Feito isso, é hora de refletir sobre o que trazemos no coração! Tirar cada coisa e partilhar sobre como é bom ter coisas boas no coração e limpar a sujeira, tirar tudo do coração tudo o que é ruim e nos faz mal! Ver que, quando ocupo meu coração com lixo, sobra menos espaço para as coisas boas! As coisas de Deus!

Sugestão 2

Depois da explicação do Evangelho, é preciso trabalhar duas questões importantes: o zelo pelo Templo do Senhor e que o nosso coração é a sua morada.

Então a sugestão é fazer essa casinha! Ela foi feita de EVA grosso e fica em pé com alfinetes. 
As paredes são brancas para lembrar que o nosso coração precisa estar cheio do Espírito santo. 
E a base / alicerce é vermelho, pois devemos construir nossa casa sobre a rocha que é Jesus.
O teto, a porta e a janela é amarelo pois debaixo do amor de Deus que devemos permanecer. 
Assim o pecado, que é a chaminé preta, não encontra abertura para entrar.

Esta casinha representa o nosso coração. Precisamos estar cheios do Espírito Santo, construindo nossa vida em Jesus Cristo, debaixo do amor de Deus e longe do Pecado.
Assim nosso coração se transforma na Casinha onde Jesus fará sua morada. Nessa hora, tira o teto da casinha e mostra que Ele mora dentro desta casinha, tirando uma imagem de Jesus.

Nesse Evangelho, Jesus nos ensina que devemos zelar, cuidar do Templo. Assim como ele cuidou expulsando os comerciantes, nós também devemos expulsar o mal da nossa vida.

O que precisamos para que a casinha do nosso coração esteja pronta para receber Jesus? O que precisamos ter dentro da casinha e o que precisamos deixar fora!

Entregue esse desenho para as crianças e peçam para que elas escrevam palavras dentro da casinha de tudo que seu coração precisa ter e do lado de fora tudo o que não podemos deixar entrar.

Jesus, nos ensine a cuidar dos nossos corações! Cheios do Espirito Santo, saibamos zelar para que o nosso coração seja Templo do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário