sábado, 20 de fevereiro de 2021

2º Domingo da Quaresma - Evangelho Mc 9, 2-10


 Leituras
1ª Leitura - Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18
Salmo - Sl 115,10 15.16-17.18-19 (R. Sl 114,9)
2ª Leitura - Rm 8,31b-34
Evangelho - Mc 9,2-10

Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro

PA entra com uma mochila: Oi pessoal! Oi PB! Você também veio para o acampamento?

PB: Acampamento? Não estou sabendo de nenhum acampamento não!

PA: E depois fala que eu não presto atenção na missa!

PB: Nossa agora piorou! Não sei mesmo sobre o que você está falando!

PA: Os discípulos de Jesus já estavam até preparados pra montar as barracas você não ouviu o padre falando? Eu só estou com um pouco de medo, porque nesse acampamento aí tinha até fantasma!!!

PB: Ai PA! Lá vem você e essas histórias doidas!

PA: Você realmente não ouviu nada que o padre falou né?

C: Olá Crianças tudo bem?

PA: Você também vai para o acampamento? 

C: Que acampamento?

PA: O acampamento com Jesus que o padre falou! Será que Pedro pode montar a minha barraca também? Ele se ofereceu pra montar até de fantasmas.

C: Ah PA! Não foi isso que o padre disse não! 

PB: Viu! Falei que já era outra confusão sua!

PA: Não entendi! Tenho certeza que ouvi o Padre falar que Pedro queria montar tendas e que depois os dois que estavam com Jesus em cima do monte sumiram! Quem eram mesmo os que estavam com Jesus?

PB: Moisés e Elias!

C: Vamos lá, vou te explicar melhor! Os discípulos de Jesus estavam um pouco desanimados, pois largaram tudo para segui-lo. Jesus já estava mostrando à eles qual o caminho que deveriam seguir, ou seja, o caminho da cruz!

PB: E eles não queriam catequista?

C: Eles esperavam o triunfo do seu Messias sobre o mal, mas Jesus venceu até a morte por um outro caminho. O caminho da escuta da palavra de Deus e da obediência a Ele.

PA: Mas e os fantasmas? 

PB: Não tinha nenhum fantasma no evangelho PA!

PA: Como não? Quem desaparece assim do nada?

C: Não crianças, não são fantasmas! Deus quis nos mostrar através de sinais que Jesus era seu filho muito amado e quis lembrar aos discípulos seu projeto salvador utilizando figuras do antigo testamento!

PA: Figuras? Que figuras eram essas?

C: Moisés e Elias! Eles representavam a lei e os profetas. São pessoas que escutaram a Deus e foram obedientes a Ele. 

PA: Nossa! que demais catequista! E por que eles sumiram então?

C: Naquele tempo imaginava-se que Moisés e Elias apareceriam no dia do Senhor, na salvação definitiva, então foi um sinal para os discípulos de que a Salvação estava sendo manifestada por meio de Jesus.  

PB: Nossa! Eu queria muito ver tudo isso catequista! Pensando bem seria ótimo se tivesse mesmo o tal acampamento que o PA falou!

PA: Verdade! Acho que acampando juntinho com Jesus não teria como ficar desanimado né Catequista!

C: Sim! Quando a face de Jesus se transfigurou e ele ficou todo brilhante como o sol, toda essa luz entrou no coração dos discípulos e eles compreenderam que o caminho que eles percorreriam não terminaria com a morte, mas sim com a ressurreição de Jesus!

PB: Ah, então com certeza eles ficaram bem mais animados!

C: Sim muito animados e por isso não queriam nem sair daquele lugar abençoado, assim como nós quando estamos na presença de Deus. 

PA: Obrigada por explicar catequista! Agora entendo melhor que preciso ficar perto de Jesus para fazer tudo o que ele me pedir. 

C: Isso mesmo PA! Então crianças vamos orar e pedir um coração, manso, humilde e obediente para fazer sempre a vontade de Deus e ser parte do plano da salvação na vida dos nossos irmãos!

Oração

Senhor Jesus que tua luz venha brilhar em meu coração. Me ensina a escutar tua voz e obedecer, para levar à todos tua palavra de vida e salvação!
Amém!

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Trabalhar com as crianças o medo e que Deus nos protege e nos ajuda nesses momentos, trabalhar a confiança em Deus.
Arrumar um lugar bem escuro, e conversar de que o escuro é medo, é quando estamos sem força, sem coragem para realizar as coisas de Deus.
Acender uma lanterna, ou seja, trazer uma forma de luz, e dizer que Jesus é a nossa luz, e que para termos essa luz sempre em nossa vida precisamos estar em oração, sempre conversando com Deus.
No evangelho a luz e a voz de Deus vieram para Jesus num momento de intimidade, de oração que Jesus estava tendo com Deus Pai.




Nenhum comentário:

Postar um comentário