sábado, 13 de fevereiro de 2021

1º Domingo da Quaresma - Evangelho de Marcos 1, 12-15

 

Leituras

Primeira Leitura At 4,32-35
Salmo 117/118
Segunda Leitura 1Jo 5,1-6)
Evangelho de Mc 1,12-15


Mensagem Principal


Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro


PA está bravo e PB entram discutindo

PB: Oi Galerinha! Tudo bem com vocês?

PA: Oi PB! (Carinha de bravo)

PB: Oi PA! Olha, não achei legal o que você fez com nosso colega de classe tá!

PA: Ah poxa vida PB eu já entendi que não foi legal o que fiz, estou muito arrependido!

PB: Que bom! Mas agora ele está todo triste, tadinho.

(Entra a Catequista.)

C: Crianças, tudo bem com vocês?

PB: Oi C, estamos bem sim.

PA: Você está bem, agora eu não me sinto nada bem!

PB: Ué quem mandou ficar zoando nosso amigo, agora fica aí se sentindo mal.

C: Crianças, o que aconteceu?

PB: Ah C, PB passou a tarde inteira zoando nosso amigo e agora ele está triste.

PA: Ele está super chateado comigo (fica triste).

PB: Claro né! O tanto que você ficou rindo dele.

C: Nossa você nunca foi de fazer isso, estou muito triste, viu!

PA: Ah C, me desculpe! Minha atitude realmente não foi legal.

C: Tudo bem PA, o importante é que você percebeu e reconheceu seu erro.

PA: Estou com muita vergonha!

C: Fica calmo PA vou te ajudar! Estamos no período de quaresma, você se lembra?

PA: Sim!

C: E o que você está fazendo para viver uma boa quaresma?

PA: Nada ainda, vou começar hoje, afinal a quaresma começa hoje!

PB: Nossa, claro que não PA, a quaresma começou na quarta-feira de cinzas.

PA: Claro que não, você não ouviu o padre falando que hoje é o primeiro domingo da quaresma?

C: Ai ai ai PA, nós já falamos tantas vezes na catequese sobre a quaresma e você ainda está confuso?

PA: Pior que estou C!

C: PA vou te refrescar a memória. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, sem contar os domingos, se não dariam mais de 40 dias.

PA: Não lembrava mesmo.

C: Você lembra qual é o propósito da quaresma?

PB: Eu lembro C, eu lembro!

C: Ah é PB, então me fala!

PB: A quaresma é tempo para arrependemos de nossos pecados e sermos pessoas melhores.

PA: Então é um tempo de mudanças?

C: Isso mesmo! É uma das muitas oportunidades que Deus nos dá para nos livrarmos do egoísmo e nos libertamos do pecado.

PB: Nos livramos do egoísmo e nos libertarmos do pecado? Como assim?

C: Jesus diz: "arrependei-vos e acreditai no evangelho.” Precisamos converter nosso coração verdadeiramente para Deus, ser fiel e seguir os passos de Jesus.

PA: Ah mais então está fácil, meu coração já está convertido, pois já amo muito a Deus

C: Fico muito feliz. Mas, você não acha que precisa mudar algumas atitudes em relação a algumas coisas?

PA: Sim preciso (baixa a cabeça e fica triste).

C: Principalmente com a atitude que você teve com seu coleguinha de escola, né?

PA: É sim C, o que fiz não foi legal.

C: Não foi mesmo! Mas você me perguntou em que a quaresma poderia ajudar nisso que você fez, lembra?

PA: Lembro!

C: Então, primeiramente você deve pedir perdão para o seu coleguinha e prometer que não irá mais fazer isso com ninguém. Isso é seguir Jesus e converter nosso coração egoísta para um coração que ama a Deus.

PA: Está bem, vou pedir perdão e prometo nunca mais fazer isso.

C: A quaresma é esse tempo que nos auxilia a refletir nossas atitudes, nos arrepender e converter nosso coração mudando de atitude, para que nosso coração esteja sempre com Deus.

PB: Ah eu quero ter meu coração pertinho de Deus.

PA: Eu também!

C: Isso mesmo, crianças! Vocês sabiam que uma forma de deixar o coração bem pertinho de Jesus é a oração?

PB: Verdade C! Posso fazer a oração para deixar o meu coração pertinho de Jesus?

C: Claro PB! Então crianças, vamos colocar a mão no coração e repetir esta linda oração que a PB vai fazer para nós!

Oração

Querido Jesus, quero verdadeiramente renovar meu coração e ter boas atitudes.

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Jesus veio para nos salvar e libertar, porém, para aderir a salvação e libertação de Jesus precisamos converter nosso coração ao seu amor.

Aprendemos hoje que precisamos renovar nossas atitudes, aceitar o amor de Jesus e permitir que ele conduza nossas vidas, na certeza de seu amor por nós.
O tempo de Quaresma é uma excelente oportunidade para iniciarmos nossa conversão e mudanças de atitudes.

Confeccionar para cada criança um Guia para a Quaresma.


Fazer com as crianças um propósito para viverem a Quaresma de forma diferente, verdadeira e que mude suas vidas.
Explicar para as crianças cada fase do Guia (deixar pintar fases em branco do Guia para ajudar as fixar) depois escrever nos dias da semana as atitudes que devemos aderir de acordo com cada semana da quaresma.

Sugestão 2

É muito importante falar para as crianças o que significa Quaresma e qual o sentido dela nas nossas vidas. Não se restrinja a via sacra, faça destes encontros momentos especiais com as crianças.

Este texto do Catequese Kids tá bem legal, acessem aí:

Aqui vão duas ideias bem legais que achamos no blog da Catequese da Paróquia São Julião, de Figueira da Foz em Portugal. 

Vou adaptar a uma ideia que eu tive para recordar a quarta-feira de cinzas.

Para recordar a quarta-feira de cinzas
Vamos escrever ou desenhar as atitudes que são "pedras" obstáculos para o nosso caminhar com Jesus. Depois vamos queimar todos e com as cinzas, fazer a marquinha da Cruz, um amiguinho faz no outro e lembra o compromisso com a mudança de vida. Tudo que te atrapalhava virou cinza e agora a cruz de Jesus vai ter da a força que você precisa.


Passaporte para a Quaresma

Confeccionar após a explicação e pedir que a criança traga consigo em toda a Quaresma:













Caminho da Quaresma

Este é o caminho da Quaresma. A cada encontro podemos colar um par de pezinhos com um esforço ou uma vitória que tivemos para estar no caminho de Jesus, por exemplo:
Obedecer a mamãe, não mentir, arrumar meu quarto, emprestar o brinquedo, ler uma história da bíblia para os amigos ou em família!
E vamos colando ao longo do caminho. Podemos ter um de cada criança e/ou fazer um grandão no local dos encontros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário