quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Evangelho de Mateus 17, 1 - 9


Resultado de imagem para transfiguração desenho

Missa de 8 de março de 2020


2° DOMINGO DA QUARESMA

Leituras
Primeira Leitura Gen 12,1-4
Salmo 32/33
Segunda Leitura 2Tm 1,8b-10
Evangelho Mt 17,1-9
Fonte: Liturgia Diária


Mensagem Principal

A transfiguração de Jesus é o convite de Deus para que todos se transfigurem assumindo pela fé, aquilo que o Evangelho propõe. Como Abraão somos desafiados a deixar o nosso modo de viver para abraçar o jeito de Jesus, no compromisso com a defesa e o cuidado da vida. Esta é a vocação santa que Deus nos confia e para a qual nos confere a graça necessária. Estejamos abertos a acolher o que Deus preparou para nós. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, da obediência total e radical aos planos do Pai.

O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projeto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.

Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus sinais, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total e com a entrega confiada. Nesta perspectiva, ele é o modelo do crente que percebe o projeto de Deus e o segue de todo o coração.

Na segunda leitura, há um apelo aos seguidores de Jesus, no sentido de que sejam, de forma verdadeira, empenhada e coerente, as testemunhas do projeto de Deus no mundo. Nada - muito menos o medo, o comodismo e a instalação - pode distrair o discípulo dessa responsabilidade.



Ideia de roteiro para o teatro: 


Personagem A entra todo feliz, com uma máquina de tirar fotos nas mãos e encontra com o Personagem B que está com um binóculo e um tambor.

Personagem A: Olá Personagem B, olá crianças!!! Tudo bem com vocês?

Personagem B: Oi oi amiguinhos!!! Nossa mas que alegria toda é essa Personagem A?

Personagem A: Estou mesmo muito feliz!!! Amo muito o Evangelho de hoje!!!

Personagem B: Eu também!! Pensei em algumas poses muito legais!!! Você trouxe a máquina??

Personagem A: Trouxe sim!!! E você trouxe o tambor??

Personagem B: Claro que eu trouxe!! Acho que a gente podia começar hein?!

Personagem A: Também acho!!! Vamos as poses...

(Começam a tirar as fotos e a tocar o tambor. A Catequista entra)

Catequista: Oi crianças!!! Tudo bem com vocês?? Meu Deus o que vocês estão fazendo?

Personagem A: Nossa Catequista, tenho certeza que a Sra vai ficar muito orgulhosa de nós!!!

Personagem B: Também acho!! Prestamos muita atenção no Evangelho e lembramos da sua aula da catequese. Por isso estamos aqui fazendo as melhores poses e tocando o nosso tambor!

Catequista: Por acaso vocês estão falando da Transfiguração?

Personagem A: Isso mesmo!! Estamos tirando as fotos aqui para que Jesus transforme cada foto em uma linda figurinha!!

Personagem B: E como não achamos o Monte tambor, resolvemos trazer um tambor para chamar a atenção de Jesus!

Catequista: Ai meu Deus... quanta criatividade!! Mais uma vez vocês confundiram tudo!!! Vou explicar!! O monte que aconteceu a Transfiguração de Jesus se chama TABOR e não TAMBOR!! E não é para Jesus transformar fotos em figurinhas não!

Personagens A e B: Ah não??

Catequista: Prestem bastante atenção que vou explicar!!! No momento lá no monte, os discípulos puderam ver Jesus da maneira que Ele é hoje, do jeitinho que Ele está lá no céu!! E Jesus é lindo! Seu roto brilha e sua roupa é branquinha e iluminada!

Personagem A: Mas por que Jesus se transforma assim?

Catequista: Quando Jesus nasceu, Ele assumiu a figura de homem como cada um de nós. No momento da Transfiguração, Deus quis mostrar aos discípulos e a cada um de nós que Jesus é Seu Filho muito amado e que devemos escutá-lo sempre.

Personagens B: Nossa, que lindo Catequista!!

Catequista: Lindo mesmo!!! No Evangelho de hoje temos a possibilidade de nos encontrar com Jesus transfigurado e dizer o quanto o amamos e somos agradecidos por TUDO que Ele fez e faz por cada um de nós.

Personagens A e B: Te amo Jesus!!!

Catequista: E sabem uma forma de mostrar para Jesus o quanto o amamos? É sempre escutar e obedecer seus ensinamentos!

Personagens A e B: Nós queremos escutar e obedecer!!

Catequista: Então vamos orar assim: Espírito Santo, abra os meus olhos e meus ouvidos para que eu possa escutar sempre a voz de Jesus. Toca também meu coração me dando força e coragem de obedecer sempre os Ensinamentos de Jesus! Amém!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho



Oração
Meu amigão Jesus, que eu nunca me esqueça que tu és o filho amado de Deus, escolhido para nos salvar. Me ajude sempre a levar teu plano de salvação a todos aqueles que precisam te conhecer.
Amém.








Nenhum comentário:

Postar um comentário