quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Evangelho de João 4,5-15.19-26.39A.40-42

Missa de 15 de março de 2020
3o DOMINGO DA QUARESMA

Leituras
Primeira Leitura Ex, 17, 3-7
Salmo 94/95
Segunda Leitura Rm 5, 1-2.5-8
Evangelho Jo, 4,5-15.19-26.39A.40-42
Fonte: Liturgia Diária


Mensagem Principal

O encontro com a Samaritana é o modelo do encontro que Deus quer fazer com cada ser humano, por meio do seu Filho Jesus. Deus tem sede de que vivamos em sua presença, descubramos a grandeza de seu amor e nos tornemos anunciadores da salvação que ele nos oferece. Nesta celebração o Deus de compaixão vem ao nosso encontro para cuidar de nós e fazer-nos capazes de sair de nossa tranquilidade e conforto para cuidar dos outros. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


No centro da cena, está o “poço de Jacob”. À volta do “poço” movimentam-se as personagens principais: Jesus e a samaritana.

A mulher (aqui apresentada sem nome próprio) representa a Samaria, que procura desesperadamente a água que é capaz de matar a sua sede de vida plena. Jesus vai ao encontro da “mulher”. Haverá neste episódio uma referência ao Deus/esposo que vai ao encontro do povo/esposa infiel para lhe fazer descobrir o amor verdadeiro? Tudo indica que sim (aliás, o profeta Oseias, o grande inventor desta imagem matrimonial para representar a relação Deus/Povo, pregou aqui, na Samaria).
O “poço” representa a Lei, o sistema religioso à volta do qual se consubstanciava a experiência religiosa dos samaritanos. Era nesse “poço” que os samaritanos procuravam a água da vida plena. No entanto: o “poço” da Lei correspondia à sede de vida daqueles que o procuravam? Não. Os próprios samaritanos tinham reconhecido a insuficiência do “poço” da Lei e haviam buscado a vida plena noutras propostas religiosas (por isso, Jesus faz referência aos “cinco maridos” que a mulher já teve: há aqui, provavelmente, uma alusão aos cinco deuses dos samaritanos de que se fala em 2 Re 17,29-41).
Estamos, pois, diante de um quadro que representa a busca da vida plena. Onde encontrar essa vida? Na Lei? Noutros deuses? A mulher/Samaria dá conta da falência dessas “ofertas” de vida: elas podem “matar a sede” por curtos instantes; mas quem procura a resposta para a sua realização plena nessas propostas voltará a ter sede.
É aqui que entra a novidade de Jesus. Ele senta-se “junto do poço”, como se pretendesse ocupar o seu lugar; e propõe à mulher/Samaria uma “água viva”, que matará definitivamente a sua sede de vida eterna (vers. 10-14). Jesus passa a ser o “novo poço”, onde todos os que têm sede de vida plena encontrarão resposta para a sua sede.
Qual é a água que Jesus tem para oferecer? É a “água do Espírito” que, no Evangelho de João, é o grande dom de Jesus. Na conversa com Nicodemos, Jesus já havia avisado que “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” – Jo 3,5; e quando Jesus se apresenta como a “água viva” que matará a sede do homem, João tem o cuidado de explicar que Ele se referia ao Espírito, que iam receber aqueles que acreditassem n’Ele (cf. Jo 7,37-39). Esse Espírito, uma vez acolhido no coração do homem, transforma-o, renova-o e torna-o capaz de amar Deus e os outros.
Como é que a mulher/Samaria responde ao dom de Jesus? Inicialmente, ela fica confusa. Parece disposta a remediar a situação de falência de felicidade que caracteriza a sua vida, mas ainda não sabe bem como: essa vida plena que Jesus está a propor-lhe significa que a Samaria deve abandonar a sua especificidade religiosa e ceder às pretensões religiosas dos judeus, para quem o verdadeiro encontro com Deus só pode acontecer no Templo de Jerusalém e na instituição religiosa judaica (“nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar”)?
No entanto, Jesus nega que se trate de escolher entre o caminho dos judeus e o caminho dos samaritanos. Não é no Templo de pedra de Jerusalém ou no Templo de pedra do monte Garizim que Deus está… O que se trata é de acolher a novidade do próprio Jesus, aderir a Ele e aceitar a sua proposta de vida (isto é, aceitar o Espírito que Ele quer comunicar a todos os homens).
Dessa forma – e só dessa forma – desaparecerá a barreira de inimizade que separa os povos – judeus e samaritanos. A única coisa que passa a contar é a vida do Espírito que encherá o coração de todos, que a todos ensinará o amor a Deus e aos outros e que fará de todos – sem distinção de raças ou de perspectivas religiosas – uma família de irmãos.
A mulher/Samaria responde à proposta de Jesus abandonando o cântaro (agora inútil), e correndo a anunciar aos habitantes da cidade o desafio que Jesus lhe faz. O texto refere, ainda, a adesão entusiástica de todos os que tomam conhecimento da proposta de Jesus e a “confissão da fé”: Jesus é reconhecido como “o salvador do mundo” – isto é, como Aquele que dá ao homem a vida plena e definitiva (vers. 28-41).
O nosso texto define, portanto, a missão de Jesus: comunicar ao homem o Espírito que dá vida. O Espírito que Jesus tem para oferecer desenvolve e fecunda o coração do homem, dando-lhe a capacidade de amar sem medida. Eleva, assim, esses homens que buscam a vida plena e definitiva à categoria de Homens Novos, filhos de Deus que fazem as obras de Deus. Do dom de Jesus nasce a nova comunidade. Fonte: dehonianos.org


Ideia de roteiro para o teatro: 


(Personagem A e B: Seguem a caminho de uma Igreja, entram se arrastando, cansados, com sede e muito ofegantes)
Personagem A: Você me fez caminhar mais que duas horas, não estou mais aguentando.
Personagem B: Mas você vai ver como compensou todo o sacrifício, você vai experimentar uma água diferente, maravilhosa uma água viva.
Personagem A: Espero que tenha uma quantidade grande dessa água e que esteja bem gelada, pois a sede e o calor que estou sentindo não cabe no meu corpinho.
Personagem B: Estou vendo que não entendeu nada, chegando lá explico melhor.
(Eles chegam em uma Igreja e acham uma água que foi usada em um batizado)
Personagem B: Não falei que iria compensar o nosso sacrifício, você gostou?
Personagem A: É linda, gostei muito, só não gostei de encontrar aquele menino chato, faz um tempo que briguei com ele na escola ele é muito chato, não gosto dele.
Personagem B: Para com isso, ele deve ter vindo beber a água viva que te falei.
Personagem A: Não estou acreditando que ele vai beber da mesma água do que eu? Vou correr para beber toda água e deixar ele sem nada, passando sede.
Personagem B: Acho que realmente não entendeu nada mesmo! Olha só quem está ai, é nossa Catequista.
Catequista: Oi crianças, que legal encontrar vocês aqui nesta Igreja maravilhosa.

Personagem A: Maravilhosa mesmo... mas não gostei de uma coisa não!!!

Catequista: Do que você não gostou?
Personagem A: Encontrei um menino chato e que já até briguei com ele na escola. Mas não vai ficar assim, vou beber toda água e deixar ele morrendo de sede.
Catequista: Mas como assim?
Personagem B: Então Catequista, é isso que ia explicar, convidei ele para vir conhecer esta Igreja maravilhosa e beber da água viva, mas ele não entendeu.
Catequista: Você não pode pensar assim, pois vou te explicar. Nós estamos aqui para beber da água viva que Jesus nos promete, mas esta água não é para matar a sede do nosso corpo, mas sim da nossa alma, do nosso coração.

Personagem A: Sede da nossa alma?

Personagem B: Do nosso coração?? Como assim?

Catequista: Quando bebemos dessa água tudo muda em nossas vidas. Quem nos dá dessa água é o próprio Jesus através do Espírito Santo. Quando estamos cheios dessa água, as palavras de Jesus transborda em nossos corações tornando a nossa vida maravilhosa.
Personagem B: Agora estou entendendo tudo, e estou morrendo de vontade de experimentar dessa água viva.

Personagem A: Como podemos tomar dessa água Catequista?

Catequista: A primeira coisa que precisamos ter é a sede de tomar essa água que nos dá vida!!

Personagem B: Catequista, por que essa água é chamada de Água Viva?


Catequista: Boa pergunta!! Essa água é Água Viva porque ela é cristalina, pura, limpa. Então ela lava nossa vida inteira e vai nos ajudar a permanecer no caminho do Senhor, pois vai nos fortalecer e nos mostrar qual é o verdadeiro caminho.

Personagem A: Por isso é que ela nos transforma?

Catequista: Exatamente! Ela nos transforma em pessoas melhores e mais de Deus. Por isso que esse menino que você disse que não gosta também veio tomar desta água. Tenho a certeza que depois dele beber ele será uma pessoa diferente e você também.

Personagem A: Só de escutar já estou sentindo bem mais amoroso e acho que devo pedir desculpas para ele.

Personagem B: Então vamos lá, escutar a palavra de Deus e beber desta água maravilhosa.


Catequista: Fico feliz crianças, aproveitem cada gota desta água viva!! Vamos pedir a Jesus que inunde nosso coração com a água viva por meio do Espírito Santo. Amém.

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que lindo Evangelho. Jesus sabendo que o  nosso coração é um coração que precisa da água viva para permanecer no caminho Dele, nos prometeu saciar nossa sede!!
Mas a busca dessa água tem que partir da nossa vontade e esforço de bebê-la.

Então a sugestão é sentar as crianças para uma pequena reflexão de como podemos ser saciado por Jesus. De que forma podemos Jesus pode saciar nossa sede?

Esta é uma atividade para mostrar para as crianças que muitos são os caminhos que podemos escolher. Mas apenas um caminho nos leva até a Água Viva de Jesus!!!

Oração

Meu amigão Jesus, faça que essa oração possa chegar no meu coração e de todas as pessoas que estão precisando. Que meu coração possa transbordar de amor e carinho e que o Esprito Santo esteja comigo todos os dias me conduzindo em direção da fonte da água viva.
Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário