segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Evangelho de Mateus 4,1-11

Missa de 01 de Março de 2020


Leituras
Primeira Leitura Gn 2,7-9;3,1-7
Salmo 50 (51)
Segunda Leitura Rm 5,12-19
Evangelho Mt 4,1-11
Mensagem Principal
Estamos num tempo de graça! Preparando-nos para a Páscoa, recordamos nosso cami- nho de fé batismal. Conduzidos pelo Espírito, vamos com Jesus ao deserto. Com Jesus, aprendemos a resistir às tentações do Maligno que deseja nos desviar de nossa consagração batismal e arrancar de nós o entusiasmo pelo Reino de Deus. Diante das tentações, reno- vemos nossa fidelidade ao Deus vivo e verdadeiro, sustentados por sua Palavra. Fonte: Folheto Povo de Deus

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A catequese sobre as opções de Jesus aparece em três quadros ou “parábolas”.
A primeira “parábola” (vers. 3-4) sugere que Jesus poderia ter escolhido um caminho de realização material, de satisfação de necessidades materiais. É a tentação – que todos nós conhecemos muito bem – de fazer dos bens materiais a prioridade fundamental da vida. No entanto, Jesus sabe que “nem só de pão vive o homem” e que a realização do homem não está na acumulação egoísta dos bens. A resposta de Jesus cita Dt 8,3 e sugere que o seu alimento – isto é, a sua prioridade – não é um esquema de enriquecimento rápido, mas é o cumprimento da Palavra (isto é, da vontade) do Pai.
A segunda “parábola” (vers. 5-7) sugere que Jesus poderia ter escolhido um caminho de êxito fácil, mostrando o seu poder através de gestos espectaculares e sendo admirado e aclamado pelas multidões (sempre dispostas a deixarem-se fascinar pelo “show” mediático dos super-heróis). Jesus responde a esta tentação citando Dt 6,16, e sugere que não está interessado em utilizar os dons de Deus para satisfazer projectos pessoais de êxito e de triunfo humano. “Não tentar” o Senhor Deus significa, neste contexto, não exigir de Deus sinais e provas que sirvam para a promoção pessoal do homem e para que ele se imponha aos olhos dos outros homens.
A terceira “parábola” (vers. 8-10) sugere que Jesus poderia ter escolhido um caminho de poder, de domínio, de prepotência, ao jeito dos grandes da terra. No entanto, Jesus sabe que a tentação de fazer do poder e do domínio a prioridade fundamental da vida é uma tentação diabólica; por isso, citando Dt 6,13, diz que, para Ele, só o Pai é absoluto e que só Ele deve ser adorado.
As três tentações aqui apresentadas não são mais do que três faces de uma única tentação: a tentação de prescindir de Deus, de escolher um caminho de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência, à margem das propostas de Deus. Mas, para Jesus, ser “Filho de Deus” significa viver em comunhão com o Pai, escutar a sua voz, realizar os seus projectos, cumprir obedientemente os seus planos. Ao longo da sua vida, diante das diversas “provocações” que os adversários Lhe lançam, Jesus vai confirmar esta sua “opção fundamental” e vai procurar concretizar, com total fidelidade, o projecto do Pai.
Israel, ao longo da sua caminhada pelo deserto, sucumbiu frequentemente à tentação de ignorar os caminhos e as propostas de Deus. Jesus, ao contrário, venceu a tentação de prescindir de Deus e de escolher caminhos à margem dos projectos do Pai. De Jesus vai nascer um novo Povo de Deus, cuja vocação essencial é viver em comunhão com o Pai e concretizar o seu projecto para o mundo e para os homens. Fonte: Dehonianos
Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amigo, tudo bem?

Personagem B: Tudo nada... fui super mal na prova de matemática!

Personagem A: Ué, mas você não estudou? Outro dia você falou que não poderia passear comigo porque ia estudar justamente para a prova de matemática! 

Personagem B: Pois é... não fui passear com você mas também não estudei!

Personagem A: Mas por que não? O que houve aquele dia?

Personagem B: Não houve nada... eu que fiquei com preguiça, comecei a assistir meus desenhos... minha mãe até desligou a televisão e disse pra eu ir pro quarto estudar!

Personagem A: E você foi pro quarto estudar, não foi?!

Personagem B: Eu até fui pro quarto... mas fiquei com tanta preguiça de estudar e fiquei lendo historinhas.

Personagem A: Então você desobedeceu sua mãe!?!

Personagem B: Ah, minha preguiça era maior que tudo! Não pude resistir! Eu assisti televisão só um pouquinho... e depois li historinhas só um pouquinho... Achei que nem fosse me atrapalhar!

Personagem A: É, mas pelo jeito atrapalhou... já que você foi mal na prova! 

Personagem B: É, não deu tempo de estudar! Mas eu fiquei tranquilo, porque no dia seguinte eu estudaria rapidinho... mas não deu tempo!

Personagem A: Nossa! E aí?

Personagem B: E aí que na hora da prova eu espichei o olho na prova da minha colega e fui copiando escondidinho...

Personagem A: Copiando escondidinho??? Isso tem outro nome! Você estava colando!!!

Personagem B: É, também! Mas eu nunca colei antes, fiz isso só dessa vez... e o importante é que ninguém viu!

Personagem A: Deus viu, seu bocó!!!

Personagem B: Nossa! Não tinha pensado nisso!!!!!

Personagem A: Mas se você colou e respondeu toda a prova, por que foi tão mal?

Personagem B: Porque colei da minha colega que também não tinha estudado... me dei mal...

Personagem A: Posso falar um coisa com todo respeito? Bem feito!!!!

(Catequista entra)

Catequista: Oi crianças! O que foi bem feito, posso saber?

Personagem A: Pode sim, catequista! O Personagem B foi mal na prova de matemática!

Catequista: Mas tadinho! Ele foi mal e você fala assim com ele!?!?!

Personagem A: Acontece que ele deixou de estudar poque teve preguiça... ao invés de obedecer a mãe dele e ir estudar ele ficou assistindo desenhos, lendo historinhas... e aí não deu tempo de estudar!!! 

Catequista: Ah, não acredito! É verdade Personagem B?

Personagem B: Sim, é verdade... mas é que tive muuuuuuita preguiça e não resisti!

Personagem B: Ah, e para piorar ele colou na prova!

Catequista: Ah, não acredito! É verdade Personagem B?

Personagem B: É... mas não foi por mal! Não consegui estudar e como nunca antes eu colei achei que não teria problema eu colar só um pouquinho... mas dei azar! Minha colega também não estudo! 

Catequista: Preste atenção! Sua colega errou por não ter estudado, ela foi mal na prova mas não colou de ninguém! Tomara que ela aprenda a lição e estude direitinho da próxima vez.

Personagem A: O Personagem B foi muito preguiçoso, desobedeceu a mãe dele e ainda quis se dar bem!!! Essa conta não fecha!!!

Catequista: Crianças, quando temos uma prova, temos que estudar, esta é a regra, certo?

Personagens A e B: Certo!

Catequista: Mas aí vem aquela preguicinha e tenta nos desviar do caminho, tenta nos mostrar que podemos deixar nossa obrigação pra depois. Tenta nos mostrar que não precisamos estudar ou que se não estudarmos só hoje não haverá problema...

Personagem A: É verdade... danada preguicinha!

Catequista: Isso se chama tentação!!! Se a gente não resiste a essa preguicinha caímos em tentação! 

Personagem B: Isso eu já ouvi! E ouvi também que as tentações nos levam a pecar!

Catequista: E vocês sabiam que Jesus também sofreu tentações?

Personagem A: Nossa Senhora! Então Jesus pecou???

Catequista: Não não! Jesus não pecou!!!

Personagem B: E como Jesus foi tentado?

Catequista: Jesus estava cumprindo sua missão e o satanás quis desviá-lo do caminho, quis mostrar que seria mais fácil e mais legal fazer as coisas diferente do que Deus havia ensinado!

Personagem B: E Jesus não quis saber como seria o mais fácil e o mais legal?

Catequista: Não, pois Jesus sabe que satanás é o pai da mentira. Sabe que ele sempre tenta nos convencer que é fácil e legal, mas é tudo ilusão, é tudo mentira. E Jesus é obediente, conhece a palavra de Deus!

Personagem A: Puxa, então essa preguicinha é satanás buzinando na nossa orelha que ficar vendo TV é mais legal que estudar?

Catequista: Exatamente! E sabendo disso temos que enfrentar a preguiça e mostrar pra ela que somos mais fortes, que queremos ser como Jesus e ser sempre obedientes!

Personagem A: Teria sido tão melhor se eu tivesse me esforçado pra não ter preguiça. Assim eu não teria colado e poderia ter ido bem na prova! Mas fui fraco e não consegui ser mais forte que a preguiça!

Catequista: É verdade! Não é fácil vencer as tentações, satanás sabe dos nossos pontos fracos e sempre tentará nos vencer. Mas então temos que lembrar do nosso grande amigão, aquele que nunca nos abandona e nos dá força pra enfrentar todas as batalhas da vida!

Personagens A e B: O Espírito Santo!!!!

Catequista: Exatamente! Na hora da fraqueza devemos pedir que o Espírito Santo nos ajude, fazer uma oração e pedir forças pra enfrentar toda as tentações, tudo aquilo que nos atrapalha a viver o evangelho!!!

Música



 Ideia para trabalhar esse Evangelho

Levar para o encontro com as crianças uma deliciosa caixa de bombons, um prato de brigadeiros, um pudim, ou algo que as crianças adorem!

Deixar a guloseima sempre a vista das crianças e explicar que ninguém poderá comê-las. No entanto faça bastante propaganda do produto, mas reforce que ninguém poderá provar!

Mostrar para as crianças que muitos são os motivos para querer comer a guloseima: 
- É delicioso!
- É meu doce preferido!
- Eu não resisto!
- Sempre tive vontade de experimentar!
- Faz tempo que não como esse docinho...!

E que há apenas um motivo para não comê-lo: Ninguém está autorizado a comer!

Depois questione: Se não é para ninguém comer, por que aquele doce está ali?

Após, abordar o evangelho e explicar que até Jesus sofreu tentações, muitas tentações, mas resistiu. Não foi fácil, mas ele resistiu pois foi obediente e soube viver os ensinamentos do evangelho!

Jesus nos ensina que também podemos resistir à tentações. Que devemos enfrentar nossas fraquezas sendo obedientes!!!

Relacionar com as crianças as tentações que vivem todos os dias e refletir se são obedientes, por exemplo:
- Preciso estudar para a prova mas estou com preguiça: Sou obediente ao meu dever ou caio na tentação da preguiça e vou assistir televisão?

- A mamãe mandou que eu vá tomar banho e fazer a tarefa: Sou obediente a minha mãe ou me deixo levar pela tentação de continuar jogando vide-game?

Devemos fazer o que mais fácil ou o que é certo?

Finalizar explicando que seremos tentados ao longo de toda a vida, de todas as maneiras e em todos os lugares para nos desviarmos do caminho de Jesus, mas que devemos resistir e ser obedientes ao evangelho, às regras, às normas, às orientações... E estabelecer um propósito para ser vivido na quaresma.

Oração

Jesus, que o Espírito Santo me ajude a resistir às tentações que me forem apresentadas. Que ao invés de cair em tentação eu me entregue aos Seus ensinamentos e viva o Evangelho. Assim, estarei fugindo do pecado e me aproximando do Senhor.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário