segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Evangelho de Mateus 24, 37 - 44


Resultado de imagem para volta de jesus desenho


Missa de 01 de Dezembro de 2019


01º DOMINGO DO ADVENTO

Leituras
Primeira Leitura Is 2, 1 - 5
Salmo Salmo 121 (122)
Segunda Leitura  Rom 13, 11-14
Evangelho Lucas Mt 24, 37 - 44
Fonte: Liturgia Diária

Mensagem Principal


Irmãos e irmãs, iniciamos hoje o tempo santo do Advento. Como Igreja reunida, aguardamos o dia prometido da vinda gloriosa do Senhor. Por recomendação do próprio Jesus, estejamos vigilantes e atentos para os sinais de sua vinda. Nessa santa espera, o nosso coração vigilante se enche de esperança aguardando o Senhor, nosso Amado Esposo, que vem nos iluminar com a glória de sua Vida. Entremos, pois, neste tempo santo e desde já preparemo-nos para acolher o Senhor que vem.

Fonte: Folheto Povo de Deus

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A liturgia deste domingo apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina, na indiferença; mas deve caminhar, sempre atento e vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios.

A primeira leitura convida os homens - todos os homens, de todas as raças e nações - a dirigirem-se à montanha onde reside o Senhor. É do encontro com o Senhor e com a sua Palavra que resultará um mundo de concórdia, de harmonia, de paz sem fim.

A segunda leitura recomenda aos crentes que despertem da letargia que os mantém presos ao mundo das trevas (o mundo do egoísmo, da injustiça, da mentira, do pecado), que se vistam da luz (a vida de Deus, que Cristo ofereceu a todos) e que caminhem, com alegria e esperança, ao encontro de Jesus, ao encontro da salvação.

O Evangelho apela à vigilância. O crente ideal não vive mergulhado nos prazeres que alienam, nem se deixa sufocar pelo trabalho excessivo, nem adormece numa passividade que lhe rouba as oportunidades; o crente ideal está, em cada minuto que passa, atento e vigilante, acolhendo o Senhor que vem, respondendo aos seus desafios, cumprindo o seu papel, empenhando-se na construção do "Reino".

Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi PB! Tudo bem? Preciso da sua ajuda!

PB: Oi PA! Precisa da minha ajuda pra que?

PA: Pra me lembrar do que eu esqueci!

PB: E  como eu vou saber o que foi que você esqueceu?

PA: Fácil, quer ver? Estou fazendo várias coisas para me preparar para o Natal, mas parece que ainda falta algo importante  que não  fiz. Só não sei o que é!

PB: Ah entendi.  Então  faz assim, você me fala o que você  já fez  e eu vejo se tem algo que eu costumo fazer e que você ainda não  fez.

PA: Certo.  Vamos lá: Já montei a árvore de Natal,  já coloquei um enfeite na porta, já  fiz uma lista com os presentes que quero ganhar.

PB: Já sei! Você esqueceu de Jesus!

PA: Claro que não! Já montei o presépio também!

PB: Ah bom! Que susto!

PA: Já sei vamos falar com a catequista…

PA: Oi PB! Tudo bem? Preciso da sua ajuda!

PB: Oi PA! Precisa da minha ajuda pra que?

PA: Pra me lembrar do que eu esqueci!

PB: E  como eu vou saber o que foi que você esqueceu?

PA: Fácil, quer ver? Estou fazendo várias coisas para me preparar para o Natal, mas parece que ainda falta algo importante  que não  fiz. Só não sei o que é!

PB: Ah entendi.  Então  faz assim, você me fala o que você  já fez  e eu vejo se tem algo que eu costumo fazer e que você ainda não  fez.

PA: Certo.  Vamos lá: Já montei a árvore de Natal,  já coloquei um enfeite na porta, já  fiz uma lista com os presentes que quero ganhar.

PB: Já sei! Você esqueceu de Jesus!

PA: Claro que não! Já montei o presépio também!

PB: Ah bom! Que susto!

PA: Já sei vamos falar com a catequista pra ver se ela lembra de mais alguma coisa!

Catequista: Olá crianças!

PB: Oi Catequista! Estou tentando ajudar o PA pois ele está se preparando para o natal e acha que esqueceu alguma coisa muito importante. E não é Jesus porque PA já montou o presépio.

Catequista: E o que mais você já fez PA?

PA: A lista de presentes, a arvore de natal, o enfeite da porta... Me ajuda catequista? O que ficou faltando?

Catequista: Ah PA! tem uma coisa muito importante.

PA: Sabia que você iria ajudar! O que é?

Catequista: Hum... vamos pensar juntos! No natal celebramos o nascimento de Jesus. Ele veio ao mundo para cumprir o plano de Salvação de Deus para toda a humanidade. E antes de partir Jesus fez um grande discurso sobre sua volta. Para recomendar que os discípulos estivessem preparados. Pois ninguém seria avisado sobre essa volta.

PB: Mas como podemos receber bem Jesus sem saber quando ele chega pra arrumar tudo?

Catequista: Aí é que está PB! Temos que estar o tempo todo preparados pois ele chegará de surpresa sem avisar o dia e nem a hora!

PA: Ah Catequista mas aí Jesus pode voltar quando a gente não estiver esperando! E não gostar muito do que vai ver. Igual minha mãe, outro dia ela me mandou arrumar meu quarto enquanto ela ia no mercado. Ela sempre demora, então fiquei brincando mais um pouco! Acredita que ela voltou mais cedo e eu ainda não tinha feito nada?

Catequista: Pois é PA! Nós Cristãos que seguimos à Cristo temos que estar sempre prontos para recebe-lo.

PB: E como Jesus precisa nos encontrar?

Catequista: Em sua passagem pela Terra ele nos deu valiosos ensinamentos! O maior deles sem dúvidas foi o amor! Então para a volta de Jesus precisamos estar em unidade, vivendo o amor de Deus e a caridade. Precisamos estar vigilantes para não viver longe da vontade de Deus.

PA: Mas as vezes é um pouco difícil né catequista?

Catequista: Sim PA! É um desafio viver a vontade de Deus,  principalmente quando queremos levar nossa vida à nossa maneira sem preocupação com nossos irmãos. Nem sempre estamos dispostos a sair do comodismo para ir ao encontro de quem precisa de nós, e isso demonstra que não estamos sempre prontos para a volta de Jesus.

PB: Não é só no tempo de natal né catequista?

Catequista: Não PB! Mas neste tempo somos relembrados mais fortemente de que Ele veio e que um dia retornará. Por isso a igreja nos faz novamente o convite para estar vigilantes à espera de Jesus!

PA: Então é isso! Faltava preparar o coração pra Jesus que vai chegar.

PB: E como podemos fazer isso?

Catequista: Fazendo caridade, vivendo no amor, fazendo orações, levando o amor e os ensinamentos de Jesus por onde formos. Podemos também reassumir com Jesus o compromisso de segui-lo.

PA: Vou fazer isso catequista! Estar sempre atento e vigilante esperando por Jesus!

PB: Eu também!

Sugestão de Música







Ideia para trabalhar esse Evangelho


Oração

Já é tempo de preparar o coração pra chegada de Jesus por isso que meu coração seja um lugar agradável à Ti Senhor! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário