quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Evangelho de Lucas 23, 35 - 43



Missa de 24 de novembro de 2019

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM
SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Leituras
Primeira Leitura 2 Sam 5,1-3
Salmo Salmo 121 (122)
Segunda Leitura  Col 1,12-20
Evangelho Lucas Lc 23,35-43
Fonte: Liturgia Diária

Mensagem Principal

 Na Solenidade de Cristo, Rei do Universo, celebramos a soberania e a realeza que o Senhor deve exercer em nossa vida, na Igreja e no mundo inteiro. A majestade de Jesus se difere da dos soberanos deste mundo, pois seu reinado é marcado pela simplicidade, humildade, amor e serviço. Seu exemplo é um convite para darmos testemunhos do Reino, assumindo com ele a missão. Hoje celebramos também o Dia do Leigo, pessoas que assumem o seu batismo e se colocam a serviço dos irmãos na Igreja e na sociedade.

Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A Palavra de Deus, neste último domingo do ano litúrgico, convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus. Deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se exerce no amor, no serviço, no perdão, no dom da vida.
A primeira leitura apresenta-nos o momento em que Davi se tornou rei de todo o Israel. Com ele, iniciou-se um tempo de felicidade, de abundância, de paz, que ficou na memória de todo o Povo de Deus. Nos séculos seguintes, o Povo sonhava com o regresso a essa era de felicidade e com a restauração do reino de Davi; e os profetas prometeram a chegada de um descendente de Davi que iria realizar esse sonho.
O Evangelho apresenta-nos a realização dessa promessa: Jesus é o Messias/Rei enviado por Deus, que veio tornar realidade o velho sonho do Povo de Deus e apresentar aos homens o "Reino"; no entanto, o "Reino" que Jesus propôs não é um Reino construído sobre a força, a violência, a imposição, mas sobre o amor, o perdão, o dom da vida.
A segunda leitura apresenta um hino que celebra a realeza e a soberania de Cristo sobre toda a criação; além disso, põe em relevo o seu papel fundamental como fonte de vida para o homem.
Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi PB tudo bem?

PB: Tudo PA e você?

PA: Eu estou ótimo. Estou procurando umas flores pra fazer uma coroa.

PB: Nossa, a festa da primavera já passou!

PA: Sim PB, mas toda semana na catequese e na missa falam que temos que ser como Jesus.

PB: Sim PA! Isso mesmo!

PA: Então! Quero fazer uma cora bem bonita porque hoje é a festa de Cristo Rei!

PB: Ah e você vai fazer uma coroa pra Jesus?

PA: Não! Vou fazer uma pra mim! Vou ser o Rei do universo! Quer dizer, vou ser como Jesus!

PB: E o que você vai fazer nesse seu reinado?

PA: No meu reinado? Ué! Vou ser um rei muito poderoso! Vou mudar um monte de regras! Tudo vai ser do meu jeito!

PB: Nossa! Mas que regras você vai mudar?

PA: Vou assistir televisão um tempão! Ver todos os desenhos que eu quiser! Vou comer doces antes de almoçar e de jantar! Não vou mais ter hora pra dormir! E também não vou querer ir na escola todo dia!

PB: Nossa PA mas assim sua vida ia ser uma bagunça.

PA: O rei pode mandar PB! Isso ia ser demais!

Catequista: Olá crianças! O que ia ser demais?

PB: Ai Catequista você não sabe! PA está falando que vai mudar um monte de regras porque quer imitar Jesus e ser o Rei do universo!

PA: Sim Catequista! Vou ser um rei muito poderoso e só vou fazer o que eu quiser. Assim que o rei faz não é?

Catequista: Ah PA! Tem alguns reis que até se comportavam dessa maneira, mas não Jesus!

PA: Jesus não era um rei poderoso?

Catequista: Sim PA! Jesus é o Rei mais poderoso de todos! Mas o reinado dele é muito diferente disso tudo! Ele não é um Rei que se preocupa apenas com seu bem estar ou com o bem estar de seus amigos e familiares. Jesus é um rei misericordioso.  Ele quer que todos sintam seu amor. Ele perdoa os pecadores com sua misericórdia infinita para que todos tenham acesso ao seu reino.

PB: Então  ele quer unir todas as pessoas num reino só?

Catequista: Sim PB.  Jesus quer que todos sejam alcançadospor seu amor e sua misericórdia. Jesus sendo Rei se colocou a serviço de Deus e dos irmãos mais necessitados. A grande marca do Reinado de Jesus é sua infinita misericórdia, seu amor gratuito e a doação de sua própria vida.

PA: Mas Catequista achei que eu pudesse mudar tudo e que todos teriam que me servir porque sou Rei e não servir todo mundo! Qual a graça de ser rei então?

Catequista: Jesus quis trazer até nós a salvação e seu Reino de amor. Mostrou-nos com seu exemplo o amor e o serviço. Ele Reina em nossos corações e em nossas vidas, porque quando experimentamos o amor de Jesus não conseguimos mais nos afastar. Ele chama a cada um de nós  e com sua misericórdia  nos une e  nos faz participantes  se seu reinado!
Ele nos deu uma nova vida e podemos viver em paz a plenitude do seu reinado de amor.

PA: Uau! Pensando bem não preciso ser o Rei do universo, posso festejar o amor que o Rei tem por mim!


PB: Tive uma ideia PA! Vamos procurar as flores e fazer uma coroa pra Jesus?

PA: Ótima ideia. Assim podemos demonstrar todo nosso amor por Ele e acho que Ele vai ficar contente de ver que aprendemos com seu exemplo de amor!

Catequista: Muito bem crianças! Não podemos nunca nos esquecer que Jesus mesmo sendo Rei escolheu servir e seremos como Ele todas as vezes que nos colocarmos à serviço de nossos irmãos, principalmente dos mais necessitados!!

PB: Viva nosso Rei Jesus!

PA: Viva!!!

Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Vamos procurar muitas flores e folhas e fazer uma linda coroa pra Jesus? Leve linhas e barbantes e peça para que as crianças procurem folhas, flores, galhos e outros elementos para fazer uma linda coroa pra Jesus!

Oração

Senhor Jesus, meu Senhor e meu Rei, nos ensina a levar teu reino de amor e paz à todos os nossos irmãos. Que possamos espalhar pelo mundo todo seus amor e servir sempre aos mais necessitados! Amém!

4 comentários:

  1. Gosto demais das ideias de vcs! Sirvo na missa das crianças na minha paróquia ( N Sra da Piedade , em Pará de Minas - MG) e sempre visito essa página antes de me preparar. Continuem com esse trabalho lindo de vcs! Abraços! Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse trabalho de vocês. Sempre utilizo as ideias para evangelizar as crianças nos teatros.
    Parabéns e Deus abençoe

    ResponderExcluir