terça-feira, 26 de novembro de 2019

Evangelho de Lucas, 1, 26-38

Missa de 8 de dezembro de 2019

DOMINGO DO ADVENTO 
SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA


Leituras
Primeira Leitura Gn, 3, 9, 15-20
Salmo 97/98
Segunda Leitura Ef, 1,3-6, 11-12
Evangelho Lc, 1, 26-38
Fonte: Liturgia diária CNBB

Mensagem Principal

Hoje a Igreja celebra a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Dentro do projeto salvífico de Deus, pelos méritos de Cristo, Maria foi agraciada por Deus, nascendo isenta do pecado original. Aquela que foi fiel, nos ensina e nos ajuda com a sua intercessão, na preparação para a vinda do Senhor. Com alegria, celebremos as maravilhas que Deus fez na vida de sua Santa Mãe e em nossa vida. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM


Depois da apresentação do “ambiente” do quadro, Lucas apresenta o diálogo entre Maria e o anjo.

A conversa começa com a saudação do anjo. Na boca deste, são colocados termos e expressões com ressonância vétero-testamentária, ligados a contextos de eleição, de vocação e de missão. Assim, o termo “ave” (em grego, “kaire”) com que o anjo se dirige a Maria é mais do que uma saudação: é o eco dos anúncios de salvação à “filha de Sião” – uma figura fraca e delicada que personifica o Povo de Israel, em cuja fraqueza se apresenta e representa essa salvação oferecida por Deus e que Israel deve testemunhar diante dos outros povos (cf. 2 Re 19,21-28; Is 1,8; 12,6; Jer 4,31; Sof 3,14-17). A expressão “cheia de graça” significa que Maria é objecto da predilecção e do amor de Deus. A outra expressão “o Senhor está contigo” é uma expressão que aparece com frequência ligada aos relatos de vocação no Antigo Testamento (cf. Ex 3,12 – vocação de Moisés; Jz 6,12 – vocação de Gedeão; Jer 1,8.19 – vocação de Jeremias) e que serve para assegurar ao “chamado” a assistência de Deus na missão que lhe é pedida. Estamos, portanto, diante do “relato de vocação” de Maria: a visita do anjo destina-se a apresentar à jovem de Nazaré uma proposta de Deus. Essa proposta vai exigir uma resposta clara de Maria.
Qual é, então, o papel proposto a Maria no projecto de Deus?
A Maria, Deus propõe que aceite ser a mãe de um “filho” especial… Desse “filho” diz-se, em primeiro lugar, que ele se chamará “Jesus”. O nome significa “Deus salva”. Além disso, esse “filho” é apresentado pelo anjo como o “Filho do Altíssimo”, que herdará “o trono de seu pai David” e cujo reinado “não terá fim”. As palavras do anjo levam-nos a 2 Sm 7 e à promessa feita por Deus ao rei David através das palavras do profeta Nathan. Esse “filho” é descrito nos mesmos termos em que a teologia de Israel descrevia o “messias” libertador. O que é proposto a Maria é, pois, que ela aceite ser a mãe desse “messias” que Israel esperava, o libertador enviado por Deus ao seu Povo para lhe oferecer a vida e a salvação definitivas.
Como é que Maria responde ao projecto de Deus?
A resposta de Maria começa com uma objecção… A objecção faz sempre parte dos relatos de vocação do Antigo Testamento (cf. Ex 3,11; 6,30; Is 6,5; Jer 1,6). É uma reacção natural de um “chamado”, assustado com a perspectiva do compromisso com algo que o ultrapassa; mas é, sobretudo, uma forma de mostrar a grandeza e o poder de Deus que, apesar da fragilidade e das limitações dos “chamados”, faz deles instrumentos da sua salvação no meio dos homens e do mundo.
Diante da “objecção”, o anjo garante a Maria que o Espírito Santo virá sobre ela e a cobrirá com a sua sombra. Este Espírito é o mesmo que foi derramado sobre os juízes (Oteniel – cf. Jz 3,10; Gedeão – cf. Jz 6,34; Jefté – cf. Jz 11,29; Sansão – cf. Jz 14,6), sobre os reis (Saul – cf. 1 Sm 11,6; David – cf. 1 Sm 16,13), sobre os profetas (cf. Maria, a profetisa irmã de Aarão – cf. Ex 15,20; os anciãos de Israel – cf. Nm 11,25-26; Ezequiel – cf. Ez 2,1; 3,12; o Trito-Isaías – cf. Is 61,1), a fim de que eles pudessem ser uma presença eficaz da salvação de Deus no meio do mundo. A “sombra” ou “nuvem” leva-nos, também, à “coluna de nuvem” (cf. Ex 13,21) que acompanhava a caminhada do Povo de Deus em marcha pelo deserto, indicando o caminho para a Terra Prometida da liberdade e da vida nova. A questão é a seguinte: apesar da fragilidade de Maria, Deus vai, através dela, fazer-Se presente no mundo para oferecer a salvação a todos os homens.
O relato termina com a resposta final de Maria: “eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Afirmar-se como “serva” significa, mais do que humildade, reconhecer que se é um eleito de Deus e aceitar essa eleição, com tudo o que ela implica – pois, no Antigo Testamento, ser “servo do Senhor” é um título de glória, reservado àqueles que Deus escolheu, que Ele reservou para o seu serviço e que Ele enviou ao mundo com uma missão (essa designação aparece, por exemplo, no Deutero-Isaías – cf. Is 42,1; 49,3; 50,10; 52,13; 53,2.11 – em referência à figura enigmática do “servo de Jahwéh”). Desta forma, Maria reconhece que Deus a escolheu, aceita com disponibilidade essa escolha e manifesta a sua disposição de cumprir, com fidelidade, o projecto de Deus.


Ideia de roteiro para teatro

PA entra tentando se esconder!

PB: Oi PA!

PA: xiiuuuu! Fala baixo!

PB: Porque? Você está se escondendo de quem?

PA: Do anjo que assusta!

PB: Anjo que assusta?

PA: Isso! Você não viu? Ele entrou no quarto de Maria assustou ela e depois disse que ela não precisava ter medo! Como não ter medo?

PB: Ai PA! Você não entendeu nada! O Anjo não assustou Maria! Ele trouxe à ela uma notícia maravilhosa! Ele disse que ela seria a mãe do filho de Deus!

PA: E isso não é um susto? Imagina a responsabilidade! Imagina tudo que ela teria que fazer!
PB: Teria que fazer não! Ela fez! Ela disse sim ao projeto de Deus!

Catequista: Olá crianças! Ouvi vocês falando que Maria deu seu sim a Deus?

PA: Sim catequista! Falei pro PB que estou com medo do anjo me achar e me assustar como ele assustou Maria.

PB: E eu disse que não foi um susto, foi a melhor notícia!

Catequista: Isso mesmo! E essa grande notícia mudou nossas vidas, pois trouxe Jesus ao mundo! E essa é a notícia que recebemos constantemente. Em especial neste tempo do advento. Jesus nasce nos corações das pessoas que sabem dizer sim a Deus.

PA: Mas imagina do nada aparecer alguém no seu quarto com uma notícia dessas. Eu acho que sairia correndo! Maria poderia dizer que não queria catequista?

Catequista: Claro que poderia! Mas ela queria servir à Deus. Ela aceitou fazer a vontade de Deus e disse sim.

PA: Sabe catequista, tem mais uma coisa. Acho que esse anjo, além de gostar de dar susto, era fofoqueiro também. Porque ele precisava contar que Isabel estava grávida?!

Catequista: (sorri) Não é fofoca! Foi um argumento para mostrar o poder de Deus. Mesmo Isabel não podendo ter filhos, Deus concedeu essa graça.

PA: Nossa então pensando bem, a visita do anjo foi uma coisa boa!

PB: Sim! Maria fez uma boa escolha!

Catequista: isso mesmo crianças! Maria nos ensina à dizer sim à Deus com fé e humildade para reconhecer o poder de Deus.

PA: Então não vou mais me esconder, agora eu também quero a visita do anjo.

Catequista: Muito bem! Cada vez que damos nosso sim a Deus, estamos acolhendo a mensagem do Anjo.

PB: E eu quero dizer sim à Deus e fazer a vontade Dele.

Catequista: Sim crianças, podemos dizer nosso sim à  Deus de várias maneiras. Quando fazemos silêncio para ouvir a Deus e as pessoas. Quando confiamos em Deus. Quando acolhemos as pessoas, a exemplo de Maria e Isabel que acolheu o anjo.


Vamos orar para que nosso coração seja manso,  humilde e obediente como o coração de Maria e que nossa vida seja um sim à Deus.

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Dinâmica: Você já recebeu alguma boa notícia? Feche os olhos e se lembre de como se sentiu! Vamos pensar em alguma boa notícia, escrever ou desenhar em um cartão e deixar em uma caixa bem bonita. Cada criança deverá pegar um cartão e compartilhar com o grupo a boa nova.

Oração

Deus paizinho, que a exemplo de Maria nosso coração seja obedientes à vontade de Deus. Que possamos espalhar a alegria do nascimento de Jesus. Que nosso coração seja o presépio para o menino Jesus habitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário