quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Evangelho de Lucas 18, 1 - 8

Missa de 20 de Outubro de 2019.


29º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras
Primeira Leitura Ex 17,8-13a
Salmo Salmo 120 (121)
Segunda Leitura 2 Tim 3,14-4,2
Evangelho Lc 18,1-8
Fonte: liturgiadiaria.cnbb

Mensagem Principal


Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões. A cena do Evangelho descrita por Lucas destaca a ‘necessidade de rezar sempre, e nunca desistir’. Rezar é a primeira forma de cooperação missionária. Perseverando neste caminho, ‘Deus fará justiça bem depressa’. No contexto atual, são multidões de pobres representados pelo grito da viúva. Todo batizado é enviado por Deus para fazer-se próximo dos que mais necessitam e clamam por justiça. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A Palavra que a liturgia de hoje nos apresenta convida-nos a manter com Deus uma relação estreita, uma comunhão íntima, um diálogo insistente: só dessa forma será possível ao crente aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos, acreditar no seu amor.
O Evangelho sugere que Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo... Os crentes devem descobrir que Deus os ama e que tem um projeto de salvação para todos os homens; e essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus.
A primeira leitura dá a entender que Deus intervém no mundo e salva o seu Povo servindo-se, muitas vezes, da ação do homem; mas, para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus... Ora, essa ajuda e essa força brotam da oração, do diálogo com Deus.
A segunda leitura, sem se referir diretamente ao tema da relação do crente com Deus, apresenta uma outra fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem: a Escritura Sagrada... Sendo a Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar preponderante na experiência cristã. Fonte: dehonianos.org

Ideia de roteiro para teatro


PB: Oi PA! Que bom que você chegou!

PA: Xiuuuu!

PB: Nossa o que é isso? Estou feliz em te ver!

PA: Xiuuuu!

PB: Xiuuu pq?

PA: Ai PB! Estou esperando a resposta!

PB: Que resposta?

PA: A resposta de Deus ué! Estou falando com Ele desde cedo hoje!

PB: Xii PA! Desiste! Ele não vai te responder não.

PA: Claro que vai! Minha mãe sempre fala que Deus responde todas as orações dela.

PB: E como vai ser essa resposta?

PA: Ah PB! Isso eu ainda não sei! É por isso que estou pedindo para você fazer silêncio! Senão como vou ouvir a resposta de Deus.

PB: Mas o que foi que você perguntou?

PA: Ai PB não foi uma pergunta! Foi uma oração. Um pedido.

PB: Hummm entendi! Mas mesmo assim eu acho que Ele não vai responder!

PA: E por que não?

PB: Porque Deus é muito ocupado. Tem um monte de coisas pra fazer. Você acha que Ele vai ficar se preocupando com coisas tão pequenas?

PA: Acho sim PB! Deus olha com carinho e escuta a oração de cada filho!

Catequista: Olá crianças! Tudo bem?

PB: Tudo Catequista! Me ajuda explicar pro PA que Deus é muito ocupado e não tem tempo pra ficar ouvindo todas as orações e pedidos!

Catequista: Mas PB!, Deus realmente escuta cada um de nós!

PA: Viu! Eu não disse!

PB: Se Deus escuta porque tem algumas coisas que pedimos e não escutamos a resposta?

Catequista: As vezes PB Deus usa várias formas pra falar em nossos corações. O que acontece é que muitas vezes não damos atenção aos sinais.

PA: Por isso que  eu  pedi silêncio.  Precisava me concentrar.

Catequista: Todos os dias temos que conversar  com  Deus. Nossa oração tem que ser persistente.  Não  podemos desanimar por pensar que  Ele não nos ouve.

PB: Mas catequista,  eu não  gosto  de  conversar  e ficar sem ouvir nada de volta. Será mesmo que ele está  ouvindo?

Catequista: Bom PB, o Evangelho de hoje falava de um juiz que não temia a Deus e nem respeitava as pessoas e ainda assim ele fez justiça  a uma viúva  que o chamava todo o tempo.

PA: Imagina Deus que é bondoso e nos ama muito? Fica feliz quando falamos com Ele.

Catequista: Isso mesmo PA! Se um juiz mau atende a um chamado, nosso Deus bondoso e misericordioso  muito mais. Temos que estar sempre atentos e nunca deixar de falar com ele.

PB: E eu posso falar com ele mesmo quando eu não tiver nada pra pedir?

Catequista: Sim PB. Nossa conversa diária  com Deus faz nossa vida melhor e nosso coração  mais feliz. Quanto mais perto de Deus estivermos, mais vamos compreender  o  que Ele nos diz e como Ele chega até nós.


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Pra trabalhar o tema oração vamos montar o relógio da oração, para estimular as crianças a rezarem todos os dias, de forma que cada criança escolha um tema a ser abordado em cada dia da semana, sendo que a oração do domingo será feita na Santa Missa.

Para os demais dias, segue abaixo exemplos de intenções:

 

Segunda-feira (1): Oração de Louvor e Adoração, reconhecendo que Deus é o Senhor de nossas vidas!

Terça-feira (2): Oração reconhecendo que somos pecadores, confessando nossos pecados e pedindo que Deus nos ilumine que sejamos fortes para não mais cometê-los!

Quarta-feira (3): Oração pessoal por suas próprias necessidades, por seus sonhos e pedidos!

Quinta-feira (4): Oração pela família e amigos!

Sexta-feira (5): Ore pela Igreja e pelas nações!

Sábado (6): Termine a semana agradecendo a Deus por tudo!

Domingo: Participação alegre e ativa na Santa Missa para começar bem a semana!

No momento da montagem de cada dia, a catequista acolhe a intenção de cada criança e faz uma breve oração com todos.

Oração

Papai do céu, me ajuda a ter disciplina para fazer minhas orações todos os dias! Que eu não tenha preguiça e sim muita alegria, pois é na oração que encontro meu maior amigo que é o Senhor! Amém!







Nenhum comentário:

Postar um comentário