sábado, 12 de outubro de 2019

Evangelho de Lucas 17, 11 - 19

Missa de 13 de Outubro de 2019.
Resultado de imagem para OS 10 LEPROSOS

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM




Leituras
Primeira Leitura 2 Reis 5,14-17
Salmo Salmo 97 (98)
Segunda Leitura 2 Tim 2,8-13
Evangelho Lc 17,11-19

Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal


Irmãos e irmãs celebrando o Mês Missionário Extraordinário, contemplamos o testemunho de Naamã, o sírio, que, reconhece a misericórdia de Deus e manifesta a gratidão ao se ver curado. Jesus Cristo, o Missionário do Pai, mais uma vez, manifesta sua compaixão para com os que sofrem e vivem nas periferias. Ele acolhe os leprosos e lhes concede a graça da cura e os envia em missão. Paulo, missionário de Jesus Cristo, é sinal de quem oferece sua vida acreditando que todos são chamados à salvação que vem de Jesus Cristo. O exemplo do missionário Paulo nos ajude a ser, como batizados, Igreja de Cristo em missão no mundo. Unidos ao Papa Francisco e ao Sínodo Pan Amazônico, em Roma.

Fonte: Nova Aliança


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A liturgia deste domingo mostra-nos, com exemplos concretos, como Deus tem um projeto de salvação para oferecer a todos os homens, sem excepção; reconhecer o dom de Deus, acolhê-lo com amor e gratidão, é a condição para vencer a alienação, o sofrimento, o afastamento de Deus e dos irmãos e chegar à vida plena.

A primeira leitura apresenta-nos a história de um leproso (o sírio Naamã). O episódio revela que só Jahwéh oferece ao homem a vida e a salvação, sem limites nem excepções; ao homem resta acolher o dom de Deus, reconhecê-l'O como o único salvador e manifestar-Lhe gratidão.

O Evangelho apresenta-nos um grupo de leprosos que se encontram com Jesus e que através de Jesus descobrem a misericórdia e o amor de Deus. Eles representam toda a humanidade, envolvida pela miséria e pelo sofrimento, sobre quem Deus derrama a sua bondade, o seu amor, a sua salvação. Também aqui se chama a atenção para a resposta do homem ao dom de Deus: todos os que experimentam a salvação que Deus oferece devem reconhecer o dom, acolhê-lo e manifestar a Deus a sua gratidão.

A segunda leitura define a existência cristã como identificação com Cristo. Quem acolhe o dom de Deus torna-se discípulo: identifica-se com Cristo, vive no amor e na entrega aos irmãos e chega à vida nova da ressurreição.




Ideia de roteiro para teatro

PB: Oi PA!

PA: Oi PB tudo bem?

PB: Tudo sim! Tava aqui pensando uma coisa PA! Eu não tenho agradecido muito à Deus nestes últimos dias.

PA: E por que você estava pensando nisso?

PB: Porque eu estava reclamando ontem porque não podia brincar, tinha um monte de tarefas da escola para fazer. Reclamei, reclamei e reclamei um tempão. Aí minha mãe me pediu pra fazer uma lista com todas as coisas boas que aconteceram.

PA: Uau! Vou fazer uma lista também PB! Você me ajuda?

PB:Claro PA!

PA: Vamos começar então.

PB: Eu tenho uma casa, uma família, a escola, a Catequese...

PA: Tenho muitos amigos, a minha escola, saúde... Nossa temos mesmo muito para agradecer né? Porque será que a gente se esquece de fazer isso?

Catequista: Do que vocês  se esquecem?

PB: Oi Catequista! Nem vi você  entrando. Estava falando com PA que nos esquecemos de agradecer por todas as coisas boas que acontecem.

Catequista: Verdade  crianças! Temos muitos motivos para agradecer a Deus e nem sempre prestamos atenção  em tudo o que Ele nos dá.

PA: E as vezes só reclamamos  né  catequista?

Catequista: Sim crianças.  As vezes fazemos como os leprosos do Evangelho de hoje! Vocês prestaram  atenção?

PB: Sim! Sempre presto atenção! Eles estavam pedindo pra Jesus ajudar eles ficarem curados!

PA: E  Jesus ajudou, mas depois só um deles voltou para agradecer.

Catequista: Isso mesmo crianças! Deus está lá o tempo todo disposto a nos ajudar, a nos curar. Tem um lindo plano para nossa salvação.

PB: Mas só se realiza quando agradecemos?

Catequista: Não PB! Deus  nos ama e quer o melhor para nós.  Assim como ele curou os leprosos e devolveu vida e saúde  para eles, o convite a estar com Jesus e viver uma nova vida com ele é para todos.

PA: Mas ele prefere quem agradece?

Catequista: Não  é  isso não  PA. Nosso agradecimento não muda em nada o amor de Deus por nós, mas quando vivemos a Gratidão à Deus nós nos aproximamos dele e estar perto de Jesus é muito bom.

PA: Deve ser por isso que um leproso voltou para agradecer.

Catequista: Sim! Ao longo do caminho ele percebeu que  tinha sido curado e voltou pra  agradecer e pra levar uma vida com Jesus.

PB: Não  vou mais me esquecer de agradecer. Eu também quero viver pertinho de Jesus.


PA: Eu também! E quero ensinar meus amigos que Jesus tem esse plano lindo que é para todos!

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho



Oração
Senhor Jesus me ajude a sempre ser Grato por todas as bençãos alcançadas e também por toda vida dom gratuito que vem de Ti. Amém!


6 comentários:

  1. Boa noite
    Irmãos não foi colocado a missa do dia 20/10??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente postamos com atraso. Esperamos que tenha conseguido aproveitar algo. Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  2. As histórinhas são ótimas mas deveria estar já no início da semana postadas pra trabalhar com as crianças em sala de Cateq também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo seu recadinho!
      Infelizmente não conseguimos ainda. Vamos tentar retomar as postagens com maior antecedencia.

      Agradecemos seu carinho!
      Deus abençoe!

      Excluir
  3. Ótima abordagem para implementar ao colegio imirim sp , adorei essa ideia, parabéns a todos pela criatividade, muito genial

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos seu carinho! Ficamos muito felizes com seu recadinho!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir