domingo, 29 de setembro de 2019

Evangelho de Lucas 17, 5 - 10

Missa de 06 de Outubro de 2019.

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras
Primeira Leitura Hab 1,2-3; 2,2-4
Salmo Salmo 94 (95)
Segunda Leitura 2 Tim 1,6-8.13-14
Evangelho Lucas 17,5-10

Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal

Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: “Batizados e enviados. A Igreja de Cristo em missão no mundo”. Somos interpelados a reavivar o dom da nossa fé e abrir nossos corações à missão além-fronteiras. Nesta celebração, nos unimos ao Papa Francisco e ao Sínodo Pan Amazônico, em Roma e, também à Igreja no Brasil que celebra a Semana Nacional da Vida. Pedimos a graça de vivenciarmos nossa vocação missionária no serviço solidário ao próximo, defendendo e promovendo a dignidade da vida humana. 

Fonte: Nova aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Na Palavra de Deus que hoje nos é proposta, cruzam-se vários temas (a fé, a salvação, a radicalidade do "caminho do Reino", etc.); mas sobressai a reflexão sobre a atitude correta que o homem deve assumir face a Deus. As leituras convidam-nos a reconhecer, com humildade, a nossa pequenez e finitude, a comprometer-nos com o "Reino" sem cálculos nem exigências, a acolher com gratidão os dons de Deus e a entregar-nos confiantes nas suas mãos.
Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, convoca-o para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado... Deus, em resposta, confirma a sua intenção de atuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão; mas dá a entender que só o fará quando for o momento oportuno, de acordo com o seu projeto; ao homem, resta confiar e esperar pacientemente o "tempo de Deus".
O Evangelho convida os discípulos a aderir, com coragem e radicalidade, a esse projeto de vida que, em Jesus, Deus veio oferecer ao homem... A essa adesão chama-se "fé"; e dela depende a instauração do "Reino" no mundo. Os discípulos, comprometidos com a construção do "Reino" devem, no entanto, ter consciência de que não agem por si próprios; eles são, apenas, instrumentos através dos quais Deus realiza a salvação. Resta-lhes cumprir o seu papel com humildade e gratuidade, como "servos que apenas fizeram o que deviam fazer".
A segunda leitura convida os discípulos a renovar cada dia o seu compromisso com Jesus Cristo e com o "Reino". De forma especial, o autor exorta os animadores cristãos a que conduzam com fortaleza, com equilíbrio e com amor as comunidades que lhes foram confiadas e a que defendam sempre a verdade do Evangelho.




Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi PB. Tudo  bem?

PB: Oi PA tudo e você?

PA: Ah eu estou precisando  de  ajuda. 

PB: Ajuda pra que PA?

PA: Preciso que você me ajude a pesquisar uma forma de aumentar a minha fé. 

PB: Como vamos fazer isso PA? Não dá pra saber o tamanho da fé. 

PA: Ah PB eu quero ser discípulo de Jesus,  mas pra isso acontecer preciso de uma fé  muito grande! A maior de todas. Do tamanho de um pote de mostarda.

PB: Pote de mostarda?

PA: É PB! O evangelho falou sobre a mostarda.

PB: falou sobre grão  de mostarda PA. E  o  grão de mostarda  é bem pequenininho.

PA: Sério  PB?

PB: Sim! 

PA: Como posso fazer coisas incríveis  com uma fé pequenininha?

PB: Ah PA, quem faz todas as coisas  é Jesus. A gente pode só ajudar um pouco!

PA: Ah  olha a catequista! Ela deve saber o que fazer pra aumentar a fé.

Catequista: Oi Crianças! 

PA: Oi  Catequista! Ainda bem que você chegou! Eu estava pedindo ajuda para o PB pra aumentar a minha fé!

PB: Pois é Catequista! Falei pro PA que não dá pra medir o tamanho da fé!

PA: Eu tava achando que tinha que ser grande como um pote de mostarda, mas PB me falou que é pequenininha como um grão de mostarda.

Catequista: Sim PA! Jesus nos ensina que precisamos ter fé, e que acreditando Nele seremos capazes de realizar grandes obras. Podemos como discípulos de Jesus ser sinais do Reino Dele por onde andarmos.

PA: Mas catequista! Uma fé grande vai me ajudar fazer coisas incríveis!

Catequista: Que tipo de coisas incríveis você quer fazer?

PA: Ah Catequista no Evangelho fala que podemos mandar uma arvore sair de seu lugar e andar sozinha, então pensei que talvez pudesse mandar meus brinquedos pras caixas sozinhos, meu quarto ficar limpinho e arrumado sem que eu precise fazer todo o trabalho.

Catequista: Ah PA! Não é pra isso que precisamos fé! Precisamos fé para sermos como Jesus e aceitar seu chamado para que o Reino de Deus aconteça em nossas vidas e de todos aqueles que convivem conosco.

PB: E a nossa fé precisa ser muito grande pra ser discípulo? Precisa Jesus aumentar a nossa fé primeiro?

Catequista: Jesus nos fala que mesmo se nossa fé for pequenininha faremos grandes obras. Precisamos aceitar o convite Dele para termos uma vida de serviço ao Reino de Deus e para levarmos todos os nossos irmãos a conhecerem esse Reino que é projeto de Deus para todos os seus filhos.

PA: E eu tava pensando só nas minhas coisas e me esquecendo que ser discípulo de Jesus é ajudar a todos os que precisam e ser sinal do amor de Deus na vida da pessoas.

Catequista: Cada vez que aceitamos o chamado de Jesus damos um passo a mais na nossa fé.

PA: E assim ela aumenta? 

Catequista: Sim PA! Caminhando com Jesus e tendo uma vida à seu serviço nossa fé é renovada pois vemos sua ação e somos instrumentos dele para transformar tudo aquilo que precisa ser transformado.

PB: Como podemos aceitar o convite de Jesus Catequista?

Catequista: Amando e ajudando o nosso próximo, sendo caridosos, pacientes, respeitando as pessoas, acolhendo aqueles que precisarem.

PA: E fazendo tudo isso vamos sentir Jesus mais pertinho da gente não é?

Catequista: Sim PA e também levaremos Jesus e seu reino de amor pra mais pertinho das pessoas.

PB: Vamos PA, também quero ser discípulo de Jesus junto com você!


Catequista: Isso mesmo crianças! É muito bom trabalhar pelo reino de Deus!


Sugestão de Música






Ideia para trabalhar esse Evangelho


Coloque as crianças em círculo. Uma pessoa representando Jesus, vai andar pelo círculo escolhendo seus "discípulos" que deverão andar atrás de Jesus formando uma grande corrente.
Canta-se a seguinte música: Jesus foi passear, pra buscar o seu discípulo. Ei você também! Vem fazer parte dessa missão.

Oração
Senhor Jesus que possamos aceitar sempre seu convite para sermos discípulos e trazer o seu Reino para aqueles que mais precisarem através do amor, respeito e cuidado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário