quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Evangelho de Lucas 18,9-14

Missa de 27 de outubro de 2019
 30o DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras
Primeira Leitura  Ecle 35, 15b  -17.20-22a (gr. 12-14.16-18)
Salmo 33
Segunda Leitura 2 Tm,6,6-8. 16-18
Evangelho Lucas 18, 9-14
Fonte: Liturgia Diária CNBB


Mensagem Principal

Irmãos e irmãs, hoje em Roma encerrou-se o Sínodo da Pan-Amazônia. Foi para toda a Igreja um momento de graça e esperança. Caminhando agora, para o fim do Mês Missionário Extraordinário que refletiu sobre o tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, que o Espírito de Deus nos ajude a continuar reavivando a missionariedade que recebemos no batismo. Em comunhão com a Igreja no Brasil, celebramos hoje o Dia Nacional da Juventude com o tema: “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor!” Rezemos para que o Senhor fortaleça com seu Espírito os missionários e missionárias presentes em diferentes lugares deste mundo, e, em noso país, com a sua graça. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM

No fariseu e no publicano da parábola, Lucas põe em confronto dois tipos de atitude face a Deus.

O fariseu é o modelo de um homem irrepreensível face à Lei, que cumpre todas as regras e leva uma vida íntegra. Ele está consciente de que ninguém o pode acusar de cometer acções injustas, nem contra Deus, nem contra os irmãos (e, aparentemente, é verdade, pois a parábola não nos diz que ele estivesse a mentir). Evidentemente, está contente (e tinha razões para isso) por não ser como esse publicano que também está no Templo: os fariseus tinham consciência da sua superioridade moral e religiosa, sobretudo em relação aos pecadores notórios (como é o caso deste publicano).
O publicano é o modelo do pecador. Explora os pobres, pratica injustiças, trafica com a miséria e não cumpre as obras da Lei. Ele tem, aliás, consciência da sua indignidade, pois a sua oração consiste apenas em pedir: “meu Deus, tende compaixão de mim que sou pecador”.
O comentário final de Jesus sugere que o publicano se reconciliou com Deus (a expressão utilizada é “desceu justificado para sua casa” – o que nos leva à doutrina paulina da justificação: apesar de o homem viver mergulhado no pecado, Deus, na sua misericórdia infinita e sem que o homem tenha méritos, salva-o). Porquê?
O problema do fariseu é que pensa ganhar a salvação com o seu próprio esforço. Para ele, a salvação não é um dom de Deus, mas uma conquista do homem; se o homem levar uma vida irrepreensível, Deus não terá outro remédio senão salvá-lo. Ele está convencido de que Deus lhe deve a salvação pelo seu bom comportamento, como se Deus fosse apenas um contabilista que toma nota das acções do homem e, no fim, lhe paga em consequência. Ele está cheio de auto-suficiência: não espera nada de Deus, pois – pensa ele – os seus créditos são suficientes para se salvar. Por outro lado, essa auto-suficiência leva-o, também, ao desprezo por aqueles que não são como ele; considera-se “à parte”, “separado”, como se entre ele e o pecador existisse uma barreira… É meio caminho andado para, em nome de Deus, criar segregação e exclusão: é aí que leva a religião dos “méritos”.
O publicano, ao contrário, apoia-se apenas em Deus e não nos seus méritos (que, aliás, não existem). Ele apresenta-se diante de Deus de mãos vazias e sem quaisquer pretensões; entrega-se apenas nas mãos de Deus e pede-Lhe compaixão… E Deus “justifica-o” – isto é, derrama sobre ele a sua graça e salva-o – precisamente porque ele não tem o coração cheio de auto-suficiência e está disposto a aceitar a salvação que Deus quer oferecer a todos os homens.
Esta parábola, destinada a “alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros”, sugere que esses que se presumem de justos estão, às vezes, muito longe de Deus e da salvação. Fonte: dehonianos.org


Ideia de roteiro para teatro


Personagem A: Oi Personagem B!! Tudo bem?

Personagem B: Tudo!

Personagem A: Nossa que cara feia é essa? Estamos chegando para a catequese e você está com essa cara!!

Personagem B: Nada não!! Você que está muito feliz!! Pelo visto conseguiu fazer a tarefinha que a Catequista nos pediu!!

Personagem A: Estou feliz mesmo!! Consegui sim fazer a terefinha!! E amei muito fazer!

Personagem B: Você amou?! Achei muito difícil fazer o que a nossa Catequista nos pediu!! Você não achou difícil fazer uma lista em que nos parecemos com Jesus e em que precisamos melhorar para ficar mais parecido com Ele?

Personagem A: Eu não achei difícil!! A minha lista está ótima! Não tiver problema em fazer não! Descobri que sou muito parecido com Jesus!!

Personagem B: Está falando sério? Não consegui fazer a minha direito não!

Personagem A: Mas como você fez?

Personagem B: Então eu me coloquei de joelhos, pedi que o Espirito Santo me iluminasse e peguei a caneta para começar a escrever!! Mas não consegui, pois acho que me falta MUITO para ser parecido com Jesus!!

Personagem A: Não acredito... Olha eu nem precisei pedir para que o Espirito Santo me iluminasse... simplesmente comecei a escrever... afinal sou muito parecida com Jesus porque sou uma pessoa caridosa, amo a todos, sou inteligente, gosto de contar histórias, rezo todas as noites...

Personagem B: Como assim?! Penso que não é bem assim! Quantas vezes você já emprestou seus brinquedos, quantas vezes você foi obediente aos seus pais...? 

Personagem A: Pode parar!! A lista é minha! Tenho certeza de que a nossa Catequista vai amar!!

Entra a Catequista

Catequista: Olá crianças!! Vamos para a Catequese?

Personagem A: Eu posso ir sim!! Agora o Personagem B não pode não!! Ele não fez a tarefa que você passou!! Agora eu fiz e descobri que sou praticamente igualzinha a Jesus!! Então posso entrar, sentar bem na frente!! Agora o Personagem B tem que sentar lá trás!

Personagem B: Até parece!!

Catequista: Calma crianças!! Vocês estão parecendo com o Fariseu e Cobrador de Impostos do Evangelho da missa de hoje!!

Personagem A: Como assim?

Catequista: Vou explicar. Entraram no Templo para rezar o Fariseu e o Cobrador de Impostos.

Personagem B interrompe e pergunta: o que é Fariseu?

Catequista: Fariseu é um judeu que obedecia as leis religiosas “ao pé da risca” e não se relacionava com as pessoas que eles achavam que eram pecadoras. Naquela época o cobrador de impostos era visto como um pecador, pois cobrava impostos para o governo.

Personagem B: Ah entendi!! Continua!

Catequista: Então os dois subiram no Templo para rezarem. O fariseu se achava o mais justo, o mais honesto, o que merecia mais as coisas de Deus pois fazia jejum e rezava!! Também julgava ser uma pessoa sem pecado e não se misturava com pessoas que ele achava que eram pecadores!

Personagem A: Que coisa feia ele fazia!! Nossa acho mesmo que eu estava me parecendo com ele! Só estava vendo minhas qualidades e me achando!!

Catequista: Pois é!! Já o cobrador de impostos se colocava como pecador, que tinha vergonha até de olhar para céu e só pedia a Deus que tivesse piedade Dele!

Personagem B: Entendo bem Catequista, pois me sinto assim!!

Catequista: O que Jesus quer nos ensinar com esta história é que um bom cristão deve estar atento com as suas atitudes para que sejam atitudes de amor, humildade e que se preocupem em ser amigos de todos sem julgar as outras pessoas. Devemos também ter um coração agradecido a Deus por tudo na nossa vida!

Personagem A: Agora estou entendendo!! Eu estava muito errada com a minha lista!!

Catequista: Prestem atenção no que vou falar agora: Jesus é o nosso irmão mais velho! Todo irmão mais velho ensina os mais novos como fazer as coisas!

Personagem B: Lá em casa foi assim... eu sou irmão mais velho e ensinei meu irmão a engatinhar!

Catequista: Isso mesmo! Os irmãos mais novos ficam olhando e aprendendo com o irmão mais velho! É assim que devemos fazer!! Devemos aprender com o nosso irmão mais velho, Jesus, como devemos viver!! Assim ficaremos mais e mais parecidos com Ele!!

Personagem A: Nossa que legal!! Quero ficar grudadinho com Jesus para ficar mais e mais perecido com Ele!

Personagem B: Eu também!!


Catequista: Então vamos fazer uma oração e pedido ao Espírito Santo que nos ajude nesta missão!! Assim teremos um coração cada vez mais bonito!

Sugestão de música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

A sugestão para trabalhar esse Evangelho é a seguinte: sentar às crianças em circulo para fazer a reflexão sobre o Fariseu e o Cobrador de Impostos. Explicar sobre cada um deles e mostrar em quais momentos somos mais parecidos com o fariseu e quais somo mais cobradores de impostos.
Resultado de imagem para contorno de corpo humano
Entregar para cada criança uma folha com um contorno de boneco, como esse aqui!

A dinâmica é a seguinte: este boneco nos representa!! Mas está faltando muitas coisas nele como olhos, nariz, boca...
A sugestão é fazer uma reflexão sobre como podemos ficar mais parecidos com Jesus!!
Para isso podemos fazer as seguintes perguntas:
- Como são os olhos de Jesus? E seu olhar é como? Esperar que as crianças participem respondendo e conduzir para que elas entendam que o olhar de Jesus é um olhar de compaixão, amor, vê as necessidades dos outros...
- E a boca de Jesus? Como é que Ele fala com  as pessoas?
- E o coração?? Como são os sentimentos de Jesus?
- As mãos de Jesus nos ensinam fazer o que?
- E os pés de Jesus?? Por onde Jesus andava o que Ele espalhava??
Para cada reflexão, as crianças vão desenhando no boneco os olhos, boca.... E após cada reflexão, pode ser feito uma oração como: Senhor me ajude a ter olhos iguais aos seus. Que eu saiba ver as necessidades dos meus irmãos e agir sempre com compaixão!!
Assim as crianças vão criando referências com Jesus! Isso vai aproximar cada criança de Jesus! Para ficarmos parecidos com Jesus, precisamos aprender com Ele a cuidar das nossas atitudes!!
Mostrar para as crianças que depois de toda a reflexão e oração, ficamos mais parecidos com Jesus! Então pode ser dado para cada criança uma máscara com o rosto de Jesus! Assim elas podem explicar para seus pais como podemos ficar mais parecido com o nosso irmão mais velho, Jesus!












Oração

Querido Jesus,

Quero pedir nesse momento que o Espirito Santo venha em meu coração para que eu tenha um coração agradecido a Deus e que ame sem julgar ninguém. Que Ele venha abrir os meus olhos para eu ter atenção nas minhas atitudes.
Jesus, quero te imitar e assim ficar cada vez mais parecido com o Senhor!

Amém

2 comentários:

  1. Hoje quero agradecer a vcs pela pela ajuda que vcs estão dando para nós da paróquia imaculada Conceição.
    Muito obrigado E que Deus lhes abençoe

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos seu carinho! Ficamos muito felizes com seu recadinho!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir