quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Evangelho de Lucas 16, 1-13


Missa de 22 de setembro de 2019.
25º Domingo do Tempo Comum


O Senhor é nossa fortaleza e salvação! Mt 6, 24-34








Leituras
Primeira Leitura Am 8,4-7
Salmo Salmo 112 (113)
Segunda Leitura 1 Tim 2,1-8
Evangelho  Lc 16,1-13

Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal


Neste mês da Bíblia, a Palavra de Deus chama-nos a avaliar a forma como agimos com o dinheiro e os bens materiais. Ela nos desafia a uma conversão sincera, que, diante de Cristo, relativize os bens, para que cresça em nós o desejo do Reino de Deus.

Fonte: Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A liturgia sugere-nos, hoje, uma reflexão sobre o lugar que o dinheiro e os outros bens materiais devem assumir na nossa vida. De acordo com a Palavra de Deus que nos é proposta, os discípulos de Jesus devem evitar que a ganância ou o desejo imoderado do lucro manipulem as suas vidas e condicionem as suas opções; em contrapartida, são convidados a procurar os valores do "Reino".
Na primeira leitura, o profeta Amós denuncia os comerciantes sem escrúpulos, preocupados em ampliar sempre mais as suas riquezas, que apenas pensam em explorar a miséria e o sofrimento dos pobres. Amós avisa: Deus não está do lado de quem, por causa da obsessão do lucro, escraviza os irmãos. A exploração e a injustiça não passam em claro aos olhos de Deus.
O Evangelho apresenta a parábola do administrador astuto. Nela, Jesus oferece aos discípulos o exemplo de um homem que percebeu como os bens deste mundo eram caducos e precários e que os usou para assegurar valores mais duradouros e consistentes... Jesus avisa os seus discípulos para fazerem o mesmo.
Na segunda leitura, o autor da Primeira Carta a Timóteo convida os crentes a fazerem do seu diálogo com Deus uma oração universal, onde caibam as preocupações e as angústias de todos os nossos irmãos, sem exceção. O tema não se liga, diretamente, com a questão da riqueza (que é o tema fundamental da liturgia deste domingo); mas o convite a não ficar fechado em si próprio e a preocupar-se com as dores e esperanças de todos os irmãos, situa-nos no mesmo campo: o discípulo é convidado a sair do seu egoísmo para assumir os valores duradouros do amor, da partilha, da fraternidade.



Ideia de roteiro para teatro

PA entra com uma sacola de brinquedos e diz: Oi PB!

PB: Oi PA! Que sacola é essa?

PA: Ah! São só uns brinquedos.

PB: E o que você vai fazer com eles?

PA: Ah PB vou dar pra alguém né! Você não está vendo que está tudo quebrado?

PB: Por isso mesmo estou perguntando!

PA: Ué PB! temos que dividir as coisas né? E também se eu não doar estes meus pais não vão querer comprar brinquedos novos.

PB: Sim PA! Temos que dividir, mas não só o que não usamos mais. Isso não é partilhar. E também se você só está pensando nos brinquedos novos que vai ganhar não está doando de coração.

PA: AH PB! O importante é que estou dando e que vou ganhar muito mais! E vou ter mais brinquedos que todos os meus amigos da rua, da escola e também da catequese.

PB: Ai PA! Você não ouviu nadica do Evangelho de hoje né?

PA: Não, mas o que o evangelho tem haver com meus brinquedos novos?

PB: No Evangelho, falava que não podemos servir ... hum... como era mesmo?

PA: Viu você nem sabe e fica aí querendo me ensinar!

Catequista: Oi Crianças! O que é que você não sabe PB?

PB: Oi catequista é que estava aqui falando com PA sobre os brinquedos que ele quer doar pra ganhar muitos outros novos e ficar com mais que todo mundo e achei que tinha ouvido alguma coisa no Evangelho sobre isso, mas não sei explicar.

PA: Catequista eu posso dar os brinquedos quebrados não é? Não preciso dividir meus brinquedos novos!

Catequista: Olha PA, você gosta de ficar com os brinquedos quebrados? Eu acho que não! Então porque dar o pior pra outra criança?

PA: Pra ganhar novos!

Catequista: E por que não dividir os mesmos brinquedos que você usa?

PA: Porque alguém pode estragar e eu vou ficar sem!

Catequista: O que o PB quis te explicar é justamente sobre não partilharmos com nossos irmãos o que temos. Sobre colocar os bens materiais acima das pessoas. Quando deixamos de partilhar o que temos, estamos fazendo o contrário que Jesus pediu e deixamos de espalhar seu amor pelo mundo como verdadeiros discípulos.

PB: Era isso que eu queria explicar!

Catequista: SIM PB! Por isso precisamos sempre estar atentos porque nem sempre será fácil olhar pras necessidades de nossos irmãos. Principalmente aqueles que acabam ficando mais esquecidos, Nós como cristãos e discípulos de Jesus temos que espalhar o amor e ensinar que podemos viver em comunidade, partilhar o que temos para então fazermos verdadeiramente o que Jesus nos ensinou.

PA: Nossa gente tá bom. Não vou dar mais os brinquedos quebrados e vou dividir tudo o que tenho.

Catequista: Isso mesmo PA! Devemos dar importância para o que realmente tem valor, a vida de nossos irmãos.

PA: Sim catequista, eu já entendi tudo certinho! Vamos PB me ajude a separar só os brinquedos que estiverem bons e vamos lá pra casa pra gente brincar junto.


Catequista: Até mais crianças e lembrem-se  todos podemos ser discípulos de Jesus.

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho




Fonte: Tia Paula

Oração

Senhor Jesus que eu saiba usar tudo aquilo que me foi dado por Ti com sabedoria e aprenda a partilhar tudo o que tenho e o que sou em favor dos seus pequeninos! Amém!

2 comentários:

  1. Estou amando as postagens de vcs busco uma evagelizaçåo infantil inovadora dinâmica encontrri aqui. Peço se possïvel me envie pelo meu imail a atividade do administrador astuto do evang desse domingo. Obg.

    ResponderExcluir
  2. Perdoe a resposta tão tardia, esperamos que tenha conseguido acessar no blog.
    Agradecemos seu carinho! Ficamos muito felizes com seu recadinho!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir