domingo, 1 de setembro de 2019

Evangelho de Lucas 14, 25 - 33




Missa de 08 de setembro de 2019


23º Domingo do tempo Comum


Leituras
Primeira Leitura Sab 9,13-19
Salmo Salmo 89 (90)
Segunda Leitura Flm 9b-10.12-17
Evangelho Lc 14,25-33

Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal

Neste Mês da Bíblia, a Palavra de Deus nos ensina que uma liberdade verdadeira só se dá quando acolhemos uma exigência fundamental da fé em Cristo: a renúncia a tudo para segui-lo carregando nossas cruzes. Por isso, nesta Eucaristia, abramos o nosso coração para acolher e contemplar a grandeza do amor de Deus que nos educa para uma verdadeira independência.

Fonte: Nova aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A liturgia deste domingo convida-nos a tomar consciência de quanto é exigente o caminho do "Reino". Optar pelo "Reino" não é escolher um caminho de facilidade, mas sim aceitar percorrer um caminho de renúncia e de dom da vida.

É, sobretudo, o Evangelho que traça as coordenadas do "caminho do discípulo": é um caminho em que o "Reino" deve ter a primazia sobre as pessoas que amamos, sobre os nossos bens, sobre os nossos próprios interesses e esquemas pessoais. Quem tomar contato com esta proposta tem de pensar seriamente se a quer acolher, se tem forças para a acolher... Jesus não admite meios-termos: ou se aceita o "Reino" e se embarca nessa aventura a tempo inteiro e "a fundo perdido", ou não vale a pena começar algo que não vai levar a lado nenhum (porque não é um caminho que se percorra com hesitações e com "meias tintas").
A primeira leitura lembra a todos aqueles que não conseguem decidir-se pelo "Reino" que só em Deus é possível encontrar a verdadeira felicidade e o sentido da vida. Há, portanto, aí, um encorajamento implícito a aderir ao "Reino": embora exigente, é um caminho que leva à felicidade plena.
A segunda leitura recorda que o amor é o valor fundamental, para todos os que aceitam a dinâmica do "Reino"; só ele permite descobrir a igualdade de todos os homens, filhos do mesmo Pai e irmãos em Cristo. Aceitar viver na lógica do "Reino" é reconhecer em cada homem um irmão e agir em consequência.

Ideia de roteiro para teatro

PA entra um pouco chateado.

PB: PA está tudo bem?

PA: Não muito! Estou um pouco triste!

PB: Triste por que?

PA: Ah PB! Estou aprendendo muitas coisas na catequese, na missa, com minha mãe em casa. Agora que estou aprendendo a ler posso ler a Bíblia...

PB: Isso é ótimo PA! Porque você está triste então?

PA: Porque fala que pra ser discípulo de Jesus precisamos gostar menos da nossa família!

PB: Sério? Não deve ser isso não! Jesus sempre ensina o amor! Ele não ia pedir pra gente amar menos! Vamos perguntar pra catequista que ela vai explicar pra gente direitinho!

PA: Vamos!

PB: Oi Catequista!

Catequista: Oi Crianças! Que carinha é essa PA?

PA: Ah Catequista eu estava explicando pro PB que estava tão feliz aprendendo tantas coisas sobre a Palavra de Deus, já estou lendo a Bíblia quase sozinho, mas aí ouvi o Evangelho na missa de hoje e fiquei um pouco triste! Entendi que tenho que gostar menos da minha família e das minhas coisas para ser discípulo de Jesus. Eu gosto muito muito deles, até do meu irmão, mesmo quando a gente briga.

PB: Então catequista! Eu disse pro PA que você poderia nos explicar melhor que com certeza não era isso! Jesus só ensinava o amor!

Catequista: Sim crianças! Jesus não nos pede para amar menos, principalmente nossa família, o que Ele quer nos ensinar no Evangelho de hoje é que para sermos seus discípulos, precisamos colocar Jesus e o Reino dos Céus em primeiro lugar.

PA: Não preciso deixar de gostar da minha família?

Catequista: Não PA! Jesus quer nos ensinar através de um exemplo bem radical que para aceitar a sua proposta é preciso ter certeza de que seremos capazes de não deixar que nada nos atrapalhe! Precisamos deixar sempre Jesus em primeiro lugar na nossa vida!

PB: Eu disse ao PA que com certeza Jesus que tanto nos ensina sobre o amor não pediria pra gente amar menos!

Catequista: Sim PB! Ele nos pede pra espalhar todo esse amor principalmente para que as pessoas nos reconheçam como discípulos de Jesus! Colocamos nossa vida e nossos dons a serviço do Reino de Deus, servindo aos nossos irmãos.

PA: E quando ele nos pede pra deixar nossos bens? precisamos vender nossa casa?

Catequista: Não PA! Não se trata de não ter casa ou não ter bens materiais, mas sim de não sermos egoístas e pensarmos só em ter cada vez mais coisas sem nos atentar para os nossos irmãos mais necessitados. Queremos só acumular riquezas e nos esquecemos de partilhar.

PA: Ah sim! Agora entendi Catequista! Ufa... é um pouco difícil ser discípulo né?

Catequista: Sim crianças, nem sempre é fácil seguir Jesus, mas somente com Ele conseguimos a verdadeira felicidade e uma vida plena.

PB: E como podemos fazer para vencer as coisas que nos atrapalham a ser discípulos Catequista?

Catequista: Sempre podemos contar com a ajuda do Espirito Santo para nos fortalecer e nos guiar pelo caminho que nos leva ao Reino.
Vamos orar juntos crianças para pedir a força necessária para continuar dia após dia entendendo e praticando a vontade de Deus para nossas vidas!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Colocar as crianças em círculo e passar uma bola pelo círculo (Como de fosse batata quente) dizendo a frase: Eu estou buscando o reino de Deus quando: a criança que estiver com a bola quando essa frase terminar deve completar com alguma ação que demonstra a busca pelo reino por ex: Eu estou buscando o reino de Deus quando ajudo as pessoas, Eu estou buscando o reino de Deus quando visito Jesus no sacrário, Eu estou buscando o reino de Deus quando ensino as crianças menores a rezar...



Oração
Jesus meu amigo me ensina sempre a te amar em primeiro lugar. Quero caminhar ao seu lado e ser seu discípulo. Quero servir e trabalhar para que seu Reino aconteça entre nós!




Nenhum comentário:

Postar um comentário