terça-feira, 27 de agosto de 2019

Evangelho de Lucas 14, 1, 7-14

Missa de 01 de setembro 2019

22o Domingo do Tempo Comum


Leituras
Primeira Leitura  Ecl 3, 19-21.30-31
Salmo 67
Segunda Leitura Hb, 12,18-19.22.24-a
Evangelho Lucas 14, 1, 7-14
Fonte: Liturgia Diária

Mensagem Principal

No início do Mês da Bíblia, recordamos que a Palavra de Deus nos indica que a celebração de nossa fé deve convidar a todos, mas principalmente os “últimos” de nossa realidade. Por isso, com confiança, peçamos ao Senhor a graça de cultivar atitudes que possam vincular-nos uns aos outros numa amizade que aponte para o Reino. Vamos iniciar esta Eucaristia. Fonte: Folheto Nova aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM
01 de Setembro de 2019 
Lc 14, 1.7-14
Palavra chave: humildade. 

“Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado (Lc 14,11)”. Neste domingo Jesus nos orienta a viver a humildade de Espírito. A atitude de procurar os últimos lugares, não é uma atitude de comportamento social de boas maneiras, mas uma atitude de seguidores Cristo. Os humildes herdarão o Reino dos Céus. Vivemos numa sociedade em que valorizam quem sabe levar vantagens, assim chamado de “jeitinho brasileiro”. Até mesmo a educação passou a ser comprada. Se fizer isso eu compro isso para você. Os valores éticos e morais é negociado a partir da lógica do capitalismo. Agimos conforme a lógica do mercado e não com a lógica do Reino. É preciso levar vantagens em tudo e a humildade é o valor que contrapõe esse lógica. Os humildes fazem o que é certo por ser certo e não para aparecer ou para ter vantagens. Servir os excluídos, aqueles que não poderão retribuir com vantagens na terra, nos trás as “vantagens” do Reino, as graças de Deus. Os humildes nao se preocupam em ocupar os últimos lugares na terra, pois sabem que ocupam os primeiros lugares no coração de Deus Pai. Abramos nossos corações ao Espírito de Deus para termos o bom discernimento  de procurar relações sinceras e livres de interesses mundanos.
Fonte: Pe Ivan Tomasetto, sdb

Ideia de roteiro para teatro

Catequista: Crianças hoje vamos fazer um teatrinho bem legal!

Personagem A: Que máximo eu adoro teatrinhos...e do que vai ser...

Catequista: Será sobre o mês da Bíblia!

Personagem B: Que legal, tia....

Catequista: Sim, nós precisaremos que todos participem, queremos que com este teatrinho mais pessoas sejam chamadas por Jesus a vir anunciar o grande amor de Deus por nós... Precisamos muito!

Personagem A: Ai que máximo e eu posso ser Jesus?

Catequista: Nós vamos sortear os personagens!

Personagem B: Oba! eu tenho muita sorte em sorteios...

Personagem A: Ah eu não e já vou falando, se eu não gostar do que eu pegar eu não vou participar não... não vou fazer nada!

Catequista: Personagem A, por favor, esta não é uma boa atitude, precisamos de todos da nossa turma, senão, não vamos conseguir...

Personagem A: Ah tia, mas se eu não puder ser o que eu quiser não vou fazer bem o meu papel, eu faço teatro na escola, já fiz cursos, quero até ser artista da televisão... você não sabe o que está perdendo!

Personagem B: Ai ,meu Deus, como é metido!

Personagem A: Você me xingou de metido! Não vai mais poder participar, fez um pecado de xingar o amigo!

Personagem B: Você é muito, muito chato! Estamos aqui tentando fazer o teatrinho que é muito importante... e você só atrapalha! Tomara que você seja sorteado e tire o papel de árvore!

Personagem A: Tiaaa, olha ele... me provocando! quer que eu fique mudo e calado e parado! (exclama chorando)

Catequistas: Crianças, que dificil começar nosso ensaio... não imaginava que vocês dariam tanto trabalho! Vamos lá, parem já de brigar e sentem-se aqui...

Personagem A: Já vai começar o teatro? Não vai ter mais sorteio né tia, vou ficar bonzinho...

Personagem B: Ai silêncio, vamos ouvir a tia...

Catequista: Crianças, quero antes de tudo contar para vocês a historinha que Jesus nos contou no evangelho de hoje... é muito importante prestar atenção para o nosso teatro...

Personagem A: Ai que legal... se a historia é de Jesus... vai ter Jesus, certeza... ainda tenho chance... vou ficar quietinho e ouvir...

Personagem B: Ai até que enfim...

Catequista: Jesus foi convidado para uma festa, um jantar na casa de uma pessoa muito importante... e ele observou que os convidados logo chegavam e iam procurando o lugar mais perto do dono da festa para se sentar, aqueles bem lá da frente....

Personagem A: estes são os melhores lugares, por que só tem vantagens, você fica perto do dono da festa, a comida chega lá primeiro e você sai em todas as fotos!

Personagem B: Ai no tempo de Jesus nem tinha fotos!

Personagem A: Ai verdade... então nas pinturas...rs... continua, tia!

Catequista: Jesus então disse, que ao chegarmos em uma festa devemos ocupar os últimos lugares, pois pode ser que o dono da festa tenha já reservado aqueles lugares de destaque pertinho dele para outros, mais importantes...

Personagem A: Ah mais isso não acontece comigo... eu sou mais importante para os meus amigos...sei bem onde posso sentar!

Personagem B: nem sempre, um dia... este amigo pode ter outro amigo mais importante, uma pessoa da família também... um primo distante, qualquer coisa, eu prefiro sentar para traz...

Catequista: E foi isso mesmo que Jesus disse, para que a gente escolha os últimos lugares.

Personagem A: Ai não... não dá pra ver nada de lá...

Personagem B: Um dia, num aniversário eu estava lá no fundo cantando parabéns para um amigo e ele me chamou para ficar do lado dele... fiquei muito feliz!

Catequista: Sim, Jesus disse isso também que é sempre melhor quando você é diretamente convidado para ocupar o melhor lugar!

Personagem A: Ai pronto, querem ver só... agora que ele acertou 2 coisas que Jesus ia dizer já vai querer tomar o meu papel de Jesus!

Personagem B: Eu não quero nada... nem gosto de fazer teatro, prefiro ajudar a tia nos bastidores, ajudar a arrumar os cenários, ajudar na hora da música...

Personagem A: Nossa mais ai você nem vai aparecer!

Catequista: Mas esta função é muito importante, sem ela não tem teatro....

Personagem A: Ah isso é verdade... mas não gosto, pode ser ele então...Vamos começar, vou poder ser Jesus?

Catequista: Jesus foi escolhido por Deus Pai e ele com toda humildade passou por tudo como homem, sofreu tudo por nós!

Personagem A: Tia, mas vamos fazer uma cena legal de festa e de mesa cheia né. Nada de teatrinho de Jesus sofrendo... senão, já vou mudar de ideia... Vamos fazer uma cena de festa, tem umas bem boas, a ultima ceia, bodas Caná....Cruz, não... por favor... senão, nem vou fazer uma performance boa... vou ter só que ficar fazendo cara de muita dor!

Catequista: PA, representar Jesus no nosso teatrinho, seria uma grande honra. Mas acho que você não ia querer, eu pensei numa cena de muita humildade, vamos fazer a cena do "Lava pés"

Personagem A: Ah tia, sacanagem... um monte de chulé... eu não quero mais ser Jesus não! Pode colocar outro mesmo!

Personagem B: PA, você só quer aparecer. Jesus pede muito, muito mais de nós!

Catequista: É verdade, esta é uma oportuniade de ouro para nesta cena se mostra que Jesus se fez pequeno em muitas coisas, humilde, servidor e mais que tudo demonstrou muito amor!


Personagem A: É verdade... sabe eu estou envergonhado... acho que não estou seguindo Jesus... não estou fazendo o que ele pediu...

Catequista: É dificil, querido... muitas vezes queremos aparecer mais que Jesus... mas devemos sempre pensar... o que Ele quer de mim? qual é minha missão? eu consigo! é importante, eu irei... é isso que ele sonhou para mim...

Jesus, na sua mesa no céu... só tem lugares especiais... e se seguirmos seus exemplos... lá nos vamos nos sentar... e também nos melhores lugares aqui da Terra, mesmo que seja o último... ele estará com a gente... sempre!

Personagem A: Que bonito... me desculpe, tia... me desculpe amigos... e me desculpe Jesus... vamos ao sorteio...

Catequista: Vamos lá!

Personagem A: Nossa, eu tirei Jesus!

Personagem B: Que bom, amigo... acho que agora você está preparado...

Personagem A: Ai não sei... que responsabilidade né!

Catequista: Sim, querido, mas hoje você aprendeu a lição principal... Deus nos quer ao Seu lado... mas para isso precisamos construir nosso caminho, como uma escada que vai nos levar ao melhor lugar, o céu... não é um caminho fácil, mas você será um excelente catequista, tenho certeza!

Personagem A: Eu vou... eu vou fazer o melhor... não pára ninguém ver... mas para que Jesus veja!

Catequista: MUITO bem! Vamos ao ensaio então crianças, todos aqui com os seus personagens!

Sugestão de Música

Ah não conseguimos de jeito nenhum achar a melodia e a letra para mostrar para vocês, no vídeo temos a letra.

E a letra da musiquinha é assim:

Convém que Cristo cresça
Convém que Cristo cresça
Convém que Cristo cresça, mais e mais

E diminua eu, e diminua eu
E diminua eu mais e mais...




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal fazer dedoches ou palitoches destes bichinhos do vídeo para contar esta linda historinha?

Temos certeza que as crianças vão adorar reproduzir e vão ensinar e aprender MUITO!


Aqui temos alguns moldes de dedoches. Não importa o animal, importa o carinho e mensagem. Vamos lá?


Oração

Senhor, que eu me recorde todo dia que o primeiro lugar é do Senhor e de mais ninguém... que eu faça tudo, Jesus, para que o Senhor queira que eu me sente do seu lado. Amém





Nenhum comentário:

Postar um comentário