segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Evangelho de Lucas 13, 22-30


Imagem relacionada

Missa de 25 de agosto de 2019.



21º Domingo do Tempo Comum



Leituras
Primeira Leitura Is 66,18-21
Salmo Salmo 116 (117)
Segunda Leitura Heb 12,5-7.11-13
Evangelho Lc 13,22-30


Mensagem Principal

Celebramos neste domingo a vocação para os ministérios e serviços na comunidade, de maneira especial, o Dia do Catequista. A Liturgia nos ensina que a salvação em Cristo Jesus é para todos, e portanto, somos chamados a contribuir no projeto salvífico de Deus colocando-nos à disposição por meio dos ministérios e serviços.

Fonte: Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


A liturgia deste domingo propõe-nos o tema da "salvação". Diz-nos que o acesso ao "Reino" - à vida plena, à felicidade total ("salvação") - é um dom que Deus oferece a todos os homens e mulheres, sem exceção; mas, para lá chegar, é preciso renunciar a uma vida baseada nesses valores que nos tornam orgulhosos, egoístas, prepotentes, auto-suficientes, e seguir Jesus no seu caminho de amor, de entrega, de dom da vida.
Na primeira leitura, um profeta não identificado propõe-nos a visão da comunidade escatológica: será uma comunidade universal, à qual terão acesso todos os povos da terra, sem excepção. Os próprios pagãos serão chamados a testemunhar a Boa Nova de Deus e serão convidados para o serviço de Deus, sem qualquer discriminação baseada na raça, na etnia ou na origem.
No Evangelho, Jesus - confrontado com uma pergunta acerca do número dos que se salvam - sugere que o banquete do "Reino" é para todos; no entanto, não há entradas garantidas, nem bilhetes reservados: é preciso fazer uma opção pela "porta estreita" e aceitar seguir Jesus no dom da vida e no amor total aos irmãos.
A segunda leitura parece, à primeira vista, apresentar um tema um tanto deslocado e marginal, em relação ao que nos é proposto pelas outras duas leituras; no entanto, as ideias propostas são uma outra forma de abordar a questão da "porta estreita": o verdadeiro crente enfrenta com coragem os sofrimentos e provações, vê neles sinais do amor de Deus que, dessa forma, educa, corrige, mostra o sem sentido de certas opções e nos prepara para a vida nova do "Reino".



Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi PB! Olha só! Não vou poder ir com você na festa da igreja!

PB: E por que não?

PA: Porque na festa vai ter bolinho, pastel, cachorro quente, doces!

PB: E isso é ruim?

PA: Muito!!! Preciso fazer uma super dieta e ficar bem magrinho! Muito fininho!

PB: E por que isso PA?

PA: Ai PB! Nem prestou atenção no Evangelho né?

PB: Claro que prestei! E não falava nada sobre não poder comer!

PA: Ah é? Então me diz como você vai passar pela porta estreita pra chegar no reino do céu se você estiver gordão?

PB: Ai PA! Você não entendeu nada!

PA: Ué! Falava de porta estreita no evangelho não falava?

PB: Sim, mas...

PA: E falava que é por ela que a gente tem que passar certo?

PB: Sim, mas...

PA:Nada de mas... PB! Isso é muito sério! Já pensou não passar pela porta estreita!

PB: Mas PA! Não é isso que quer dizer!

Catequista: Oi Crianças! 

PA: Xi catequista! Acho que você tem um problema! Precisa ficar mais magrinha senão não vai passar pela porta estreita!

Catequista: O que? Como assim?

PB: Ai Catequista PA está falando que tem que ficar magro pra passar pela porta estreita pois é isso que fala no Evangelho! Ele nem me deixou explicar que não era nada disso!

Catequista:  Ah PA! Já estou entendendo a confusão! 

PA: Não tem confusão não Catequista! Pra entrar no Reino do céu tem que passar pela porta estreita!

Catequista: Sim PA! Quando ouvimos falar no Reino dos céus é a morada eterna. A nossa salvação para viver com Jesus na vida eterna. 
Mas passar pela porta estreita não significa que tem que estar magrinho, mas sim que o caminho que nos leva ao Reino é mais difícil.

PA: Por que?

Catequista: Porque precisamos deixar de lado algumas coisas. Viver o reino dos céus é deixar de lado nosso orgulho, nosso egoísmo e nos colocar a serviço da Obra de Deus e a serviço dos irmãos que mais precisarem. 

PA: E só isso já é suficiente pra passar pela porta estreita?

Catequista: Precisamos estar sempre atentos ao chamado de Jesus e prontos para seguir seus ensinamentos! Nem sempre vai ser fácil andar pelo caminho que nos leva a salvação mas precisamos ser vigilantes e seguir sempre o exemplo de Jesus para fazer parte da mesa do banquete do Reino!

PB: Viu PB banquete do Reino! Não tem nada de dieta!

Catequista: Banquete do reino PB significa estar ao lado de Deus na vida eterna. 

PB: E qualquer pessoa pode fazer parte desse banquete Catequista?

Catequista: Sim PB! Todos aqueles que seguirem os ensinamentos de Jesus e andarem pelos caminhos que Ele nos indicar! Não tem uma seleção de escolhidos, todos podemos entrar no Reino se vivermos segundo a vontade de Deus Pai e seguirmos o exemplo de Jesus!

PA: Ufa! Então não preciso mais fazer dieta... 

Catequista: Não precisa PA! Deve cortar da sua vida só aquilo que é ruim, como o egoísmo, o orgulho, e todas as outras coisas que nos afastam do caminho e nos impedem de seguir os ensinamentos de Jesus! O Reino de Deus é para todos e ninguém é excluído Dele. Todos aqueles que se colocam a serviço da obra de Deus e à serviço dos mais necessitados tornam-se humildes e pequenos para passar pela porta estreita.

PB: Quero fazer parte desse banquete! Quero muito entrar no Reino de Deus e levar comigo todas as pessoas que eu conheço.

Catequista: Vamos então pedir ao Espirito Santo que sempre nos guie pelo bom caminho e nos ajude a ser humildes servos que anunciam o Reino de Deus!


Sugestão de Música







Ideia para trabalhar esse Evangelho


Oração
Espirito Santo meu amigão, me guie sempre pelos caminhos de Jesus e me ensina sempre a escolher o caminho que me leva ao Reino dos céus! Que eu seja sinal de amor, serviço e doação na vida de todos os que me cercam! Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário