domingo, 4 de agosto de 2019

Evangelho de Lucas 12, 32 - 48


Resultado de imagem para jesus a porta

Missa de 11 de agosto de 2019.



19º DOMINGO DO TEMPO COMUM




Leituras
Primeira Leitura Sb 18,6-9
Salmo Sl 32,1.12.18-19.20.22 (R.12b)
Segunda Leitura Hb 11,1-2.8-19
Evangelho Lc 12,32-48

Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal

Neste Domingo a Igreja do Brasil dirige sua atenção e suas orações para a vocação matrimonial. A família é a base da sociedade, deve ser um ambiente amoroso, que transmite segurança e valores cristãos. Tanto os pais quanto os filhos, são chamados a serem administradores fiéis deste dom de Deus. Por isso, a Igreja nos convida à conscientização e à oração por meio da Semana Nacional da Família, que tem início hoje.

Fonte: Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM

A Palavra de Deus que a liturgia de hoje nos propõe convida-nos à vigilância: o verdadeiro discípulo não vive de braços cruzados, numa existência de comodismo e resignação, mas está sempre atento e disponível para acolher o Senhor, para escutar os seus apelos e para construir o “Reino”.
A primeira leitura apresenta-nos as palavras de um “sábio” anonimo, para quem só a atenção aos valores de Deus gera vida e felicidade. A comunidade israelita – confrontada com um mundo pagão e imoral, que questiona os valores sobre os quais se constrói a comunidade do Povo de Deus – deve, portanto, ser uma comunidade “vigilante”, que consegue discernir entre os valores efémeros e os valores duradouros.
A segunda leitura apresenta Abraão e Sara, modelos de fé para os crentes de todas as épocas. Atentos aos apelos de Deus, empenhados em responder aos seus desafios, conseguiram descobrir os bens futuros nas limitações e na caducidade da vida presente. É essa atitude que o autor da Carta aos Hebreus recomenda aos crentes, em geral.
O Evangelho apresenta uma catequese sobre a vigilância. Propõe aos discípulos de todas as épocas uma atitude de espera serena e atenta do Senhor, que vem ao nosso encontro para nos libertar e para nos inserir numa dinâmica de comunhão com Deus. O verdadeiro discípulo é aquele que está sempre preparado para acolher os dons de Deus, para responder aos seus apelos e para se empenhar na construção do “Reino”.


Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi PB! Me ajuda encontrar um lugar bem alto pra eu ficar?

PB: Um lugar alto?

PA: Sim! O mais alto de todos! Preciso enxergar muito bem!

PB: Enxergar o que PA?

PA: Ver todo mundo que entra e que sai. Ver quem está passando por aqui! Vou ser o vigia!

PB: Vigia? Porque vigia?

PA: Ai PB! Não prestou atenção no evangelho né?

PB: Claro que prestei atenção. Mas não falava sobre vigiar as pessoas.

PA: Ah não PB! Não estou falando só de vigiar as pessoas. Se eu estiver em um lugar bem alto vou conseguir encontrar os tesouros também.

PB: Tesouros? Meu Deus lá vem confusão!

PA: Não PB! Não tem confusão nenhuma. Vou te explicar! Nós temos que encontrar os tesouros e esperar Jesus chegar. Quando ele chegar vou dividir com ele o tesouro.

PB: Ai PA!

PA: Mas não conta pra ninguém sobre o tesouro. Ouvi também dizer que tem ladrões querendo este tesouro.

PB: Ai PA!

PA: Aqui está bom! Está alto o suficiente! Estou até vendo a catequista chegando!

Catequista: Oi crianças!

PB: Oi Catequista! Ainda bem que você chegou! PA está fazendo confusão com o Evangelho outra vez!

PA: Não Catequista só pedi um lugar alto pra ser vigia, encontrar o tesouro e esperar Jesus voltar.

Catequista: Já entendi o que está acontecendo aqui! Mas tenha calma PA! Vou te explicar direitinho.

PB: Ai Catequista ainda bem!

Catequista: Crianças quando o Evangelho fala sobre tesouro, não é nada que podemos ter ou comprar aqui na Terra. As coisas que temos aqui não são o mais importante. O Tesouro que Jesus fala para os discípulos é o Reino do Céu. E é este tesouro que devemos cultivar. Fazer com que todos ao nosso redor conheçam Jesus e experimentem o Reino do Céu!

PA: Mas os ladrões vão roubar este tesouro como?

Catequista: Não PA. Quando fala de ladrões, é só pra dizer que não sabemos o momento que um ladrão aparece, se soubéssemos, não seríamos roubados. Da mesma forma não sabemos quando Jesus vai voltar e por isso temos que ser vigilantes.

PA: Viu PB! não te disse que tinha que vigiar.

PB: Sim PA, mas não vigiar pessoas né!

Catequista: Isso mesmo PB, temos que ser vigilantes na fé. Temos que estar sempre atentos à Palavra de Deus. Quando Jesus voltar ele deve nos encontrar preparados, esperando por ele.
Também precisamos cumprir os trabalhos que desempenhamos na comunidade e tudo aquilo que fazemos na obra de Deus com amor e dedicação.

PB:  Catequista, nós que somos crianças também podemos esperar Jesus e trazer o reino do céu pra perto de nós?

Catequista: Sim PB! Tem várias coisas que podemos fazer: Falar de Jesus, convidar nossos amigos pra ir à missa, incentivar nossos amigos a fazer catequese pra conhecer Jesus cada vez mais!

PA: Continuo querendo ser vigilante. E acho que podemos vigiar também nossas ações para esperar por Jesus da melhor maneira.

Catequista: Sim PA! Nós que conhecemos todo esse amor de Jesus precisamos ser o exemplo para que as pessoas tenham vontade de conhecer o grande Tesouro que é o reino de Deus.

PB: Neste caso seremos vigilantes juntos PA.

PA: Sim! Vamos juntos trabalhar na construção do reino do céu e esperar pela volta de Jesus!




Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho



Fonte: Blog da Tia Paula

Oração
Senhor Jesus que eu esteja atento as suas ações e palavras e seja sempre um servo fiel a sua vontade. Me ensina a ser firme e vigilante na fé. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário