quinta-feira, 25 de julho de 2019

Evangelho de Lucas 12, 13-21

Missa de 04 de agosto de 2019

18o DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras
Primeira Leitura Ecl 1,2;2,21-23
Salmo 89/90
Segunda Leitura  Cl 3,1-5.9-11
Evangelho Lc, 12, 13-21
Fonte: liturgiadiaria.cnbb.org.br/

Mensagem Principal

Neste primeiro final de semana do mês vocacional, a Igreja do Brasil celebra a vocação para os Ministérios Ordenados. Somos convidados a rezar e apoiar os bispos, os padres e os diáconos em sua vocação e missão. Que juntos a estes chamados pelo Senhor, possamos em todas as situações priorizar a busca pelas coisas do alto, pelo que é essencial e permanente. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM

Palavras chaves: acumular, ganância, confiança e vida em Deus. 

“... a vida de um homem não consiste na abundância de bens. (Lc 12, 15b)”. Jesus alerta a todos, pobres e ricos, o perigo da ganância. Alerta a todos aqueles que colocam a confiança nas próprias forças. Muitas são as pessoas que ficam deprimidas, pois, ou colocam a confiança em si mesmo e se veem incapazes de possuir tudo ou colocam sua felicidade em outra pessoa e ela vai embora. Possível que já tenhamos ouvido: só serei feliz quando tiver aquela pessoa do meu lado ou só serei feliz quando eu tiver aquilo! Esses são aqueles que colocam sua vida nas mãos dos outros ou nas coisas. Cuidado para não colocar a vida/felicidade naquilo que pode perder. “Aspirai as coisas celestes e não às coisas terrestres.(Cl 3,2)”. Somente quem procura em Deus o sentido da vida e coloca sua confiança n`Ele, pode descansar. Este nunca perderá sua vida e encontrou o repouso necessário para continuar a caminhada. Procuremos acumular os tesouros do céu praticando a partilha, pensando nos pobres tão desprovidos de bens, dos direitos e de pessoas que os auxiliem. O Espírito do Cristo ressuscitado faça com que abramos nosso coração e nossas mãos! -  Pe Ivan Tomasetto, sdb.

Ideia de roteiro para teatro

O Personagem A em mais uma grande ideia resolveu criar uma exposição de todos os seus brinquedos em frente a garagem da sua casa, alguns até estavam à venda. Enquanto ele ainda estava ajeitando tudo o Personagem B resolve visita-lo. Vejamos o que aconteceu:

Personagem A: Amigo, que bom que você veio! Veja muito bem vindo a minha exposição de brinquedos! Aliás, exposição e venda de alguns... vem ver!

Personagem B: Eu vou ver sim... mas não tô entendo nada! O que você quer fazer!

Personagem A: Ué, muito simples! Quero mostrar para todos que eu tenho os brinquedos mais legais da cidade, vender aqueles que eu não gosto mais e talvez me tornar um consultor de brinquedos!

Personagem B: O que? Consultor de Brinquedos? que é isso?

Personagem A: Eu vi na TV! minha mãe estava assistindo uma programa de consultoria de moda, que ajudava as pessoas que não sabiam como se vestir a compras as roupas certas e ficar bonitonas! Minha mãe adora estes programas, sabia?

Personagem B: É a minha também, mas e daí?

Personagem A: E daí que quando as crianças virem meus brinquedos saberão o quanto sou inteligente e esperto, posso passar para elas as técnicas de ficar bonzinho, ou fazer promessas para ganhar brinquedos e até ir na loja com elas e escolher...você mesmo, precisaria muito dos meus serviços, não tem muitos brinquedos!

Personagem B: Eu não... eu gosto dos meus brinquedos!

Personagem A: Ai tudo bem, não se ofenda... mas você pode comprar um se quiser, olha ali os que estão à venda!

Personagem B: Ah eu sabia, só brinquedo velho e quebrado!

Personagem A: Quebrado não! está machucado só, meu pai conserta se você quiser...ele é bom nisso!

Personagem B: Nossa, eu estou envergonhado de ser seu amigo!

Personagem A: Como assim, devia estar feliz e orgulhoso, quantas vezes você vem em casa e brincamos com eles, hein?

Personagem B: Sim, brincamos... mas você não sabe partilhar nem nas brincadeiras, sempre fica com os brinquedos mais legais e me dá os velhos para brincar!

Personagem A: Eu gosto dos meus brinquedos velhos, por isso guardo eles, são especiais... e por isso te empresto por que é um amigo especial, o meu primo, por exemplo, eu tranco tudo lá em cima do armário, pego a escada do papai e guardo bem no alto! Escondo dele... porque ele é um destruidor!

Personagem B: Ele só tem 3 anos, ainda não sabe brincar... tem que ter paciência e ensinar ele...

Personagem A: Ah você é muito bomzinho, imagine o prejuizo se ele quebra?

Personagem B: Eu vou para casa...você é mesmo muito egoísta...

Personagem A: Não, não... fica ai, me ajuda a vender... eu deixo você levar o que quiser, mas... alugado... regra é regra!

A Catequista chega, estava observando os personagens em sua conversa, ela diz:

Catequista: Esta não é a regra de Jesus, querido!

Personagem A: Oi Tia, não te vimos!

Catequista: Eu estava passando, fui à padaria e vi vocês...ouvi a conversa!

Personagem B: Ai que bom... explica para ele tia, que isso é errado!

Personagem A: Errado? Mas os brinquedos são meus, faço o que quiser!

Personagem B: Não seja mal educado! Vamos ouvir nossa Catequista.

Personagem A: Desculpe, tia... fiquei nervoso!

Catequista: Está desculpado... bem, vamos lá...Jesus nos ensina a partilhar, não é?

Personagem B: Sim...

Catequista: E no evangelho hoje nos dá mais uma lição, ele diz: Não ajunteis tesouros aqui na terra... buscai as coisas do alto...

Personagem A: Ai meu Deus... Jesus vê quando eu escondo as coisas lá no alto do armário quando meu priminho chega, ele deve estar bravo!

Catequista: (risos)... Jesus vê tudo que fazemos, queridos... mas o alto que ele se refere não é o alto do seu armário... é o alto do Céu... quis dizer... busque os ensinamentos de Jesus, não ajunteis os tesouros aqui da terra... não servem para nos deixar pertinho do coração de Jesus!

Personagem A: Mas, o que eu posso fazer se me dão muitos brinquedos?! Isso é importante, muitos brinquedos, é uma lógica, vejam: Se eu tenho um montão de brinquedos, sou importante e todos querem ser meu amigo! Entenderam?


Personagem B: Nada, disso! Ter coisas não significa ser querido, não significa ter amigos! Eu gosto de você mesmo sem brinquedos, porque gosto de você como pessoa, como meu amigo!


Personagem A: É mesmo? se eu não tivesse nenhunzinho brinquedo, mesmo assim?

Personagem B: Sim, devemos gostar das pessoas e não das coisas... mesmo que sejam "coisas interessantes", o que vale mais: você ou seus brinquedos?

Personagem A: Claro que sou eu né.... Mas não sei se todos gostariam de mim sem brinquedos...

Personagem B: Não ligue para isso, quem é amigo de Jesus vai sim querer ser amigo independente se o outro tem ou não "alguma coisa interessante". Sabe uma coisa legal para você ir pensando?

Personagem A: O que, amigo?

Personagem B: Pode dividir com as crianças que não tem nenhum...mas não os velhos e quebrados, tem que ser de coração... eu faço isso!

Catequista: Faz mesmo que eu já vi, ele já trouxe lá na Igreja em um dia de Catequese e juntos entregamos na Obra Social, as pessoas que trabalham la disseram que ia ajudar muito, pois muitas crianças passam por lá que não tem nada!

Personagem A: Nossa... nada? e quantos brinquedos você deu?

Personagem B: Dei 3 brinquedos e a minha bicicleta que estava pequena...

Personagem A: Nossa, mas ficou sem bicicleta... devia ter vendido... ai ajudava a comprar outra...

Personagem B: Sim, eu fiquei pensando muito, fui pedalando ela até lá... mas ai, vi um papai e um filho já grandinho de carona na bicicleta, o pai estava voltando do trabalho e passou para pegar o filho na escola, ele se equilibrava com os cadernos na mão... não tinha mochila...ai como meu pai colocou uma cestinha de suporte na minha, pensei que poderia ajuda-lo... ai, eu dei ali mesmo... ele chorou de alegria...

Personagem A: Nossa... na minha casa temos 2 carros, meu pai e minha mãe trabalham com eles... e eu devo ter umas 5 mochilas...

Catequista: Pois é, poderia doar as 4 que não usa e alguns brinquedos...

Personagem B: Isso mesmo...

Personagem A: É verdade... agora entendi... eu vou sim partilhar este meu tesouro aqui... na verdade eu quero ser Consultor de Jesus e não de brinquedos!

Catequista: Que ótimo... um Consultor de Jesus se chama evangelizador, aquele que anuncia o evangelho... e você já tem um belo testemunho para dar!

Personagem A: O que é testemunho!

Catequista: É quando entendemos a mensagem de Jesus e mudamos de vida, ai temos uma bela historia para contar!

Personagem A: Entendi... amigo, me ajude aqui, vou desfazer a minha exposição e vou já pedir para o papai pegar o carro e me ajudar a levar lá na obra social!

Personagem B: Eba! eu ajudo sim!

Catequista: Excelente, meninos... Jesus com certeza está muito feliz...

Personagem A: Ele é o nosso verdadeiro tesouro!


Sugestão de Música

A musiquinha 1 deste vídeo da Turminha do Coração de Criança pode nos ajudar muito compreender o evangelho de hoje.


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos construir este pódio com as crianças, use a sua imaginação: caixas de sapato, palitos de sorvete, caixas de pasta de dente, ou apenas o desenho mesmo, o importante é ter 3 lugares: Primeiro, segundo e terceiro.

Deixe sem nada acima de cada lugar, a figura abaixo já está pronta, é um "gabarito"... não faremos assim... vamos pedir que as crianças, escrevam ou desenhem o que em suas vidas está cada posição no pódio e assim vamos refletir...

É natural que algumas delas coloquem de cara Jesus como campeão, mas temos que provocar e dizer:

Será mesmo?

Será que o video-game muitas vezes não ganha de Jesus este lugar especial?

Vamos lá... faça você primeiro, Evangelizador! No silêncio do seu coração e peça a Deus a luz do Santo Espirito para conduzir este importante momento.


Oração

Jesus, me ensina a partilhar e entender que o maior tesouro é ter o Senhor no coração e buscar o céu, sempre. Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário