quarta-feira, 5 de junho de 2019

Evangelho de João 16, 12 - 15

Missa de 16 de Junho de 2019



Imagem relacionada
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Leituras
Primeira Leitura Prov 8, 22-31
Salmo 8
Segunda Leitura Rom 5, 1-5
Evangelho Jo 20, 19-23

Mensagem Principal

Após a solenidade de Pentecostes, no domingo passado, reunimo-nos hoje para reconhecer a plenitude do mistério de Deus. O Pai que enviou o Filho e com Ele nos enviou o Espírito Santo, é agora adorado e glorificado em sua grande manifestação de comunhão e de amor fazendo-nos participar de sua intimidade divina. Graça maior não há! Que esta celebração faça reavivar em nós o dia em que fomos mergulhados neste grande mistério, o dia do nosso Batismo.


Fonte: Povo de Deus Folheto

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM


Palavras chaves: Espírito Santo/Amor.

Pai criador, o filho redentor e o Espírito santificador. O Pai ama o filho e o filho ama o Pai e o amor entre os dois é o Espírito Santo. É uma pequena introdução do mistério da santíssima trindade que transcende nosso entendimento. O que devemos nos ater é no amor entre o Pai e o Filho que gera comunhão, gera unidade, gera comunidade, gera família. Se estamos imersos neste amor, seremos capazes de sermos família, sermos comunidade, sermos irmãos e construir relações capazes de gerar amor, pois alicerçadas em Deus que, por meio do filho, nos ensinou como manifestarmos esse amor, ou seja, nos ensinou como agirmos com amor. Perdoando, pedindo perdão, acolhendo a todos, acreditar e esperar em Deus. Essa é uma vida no Espírito, pois busca seguir os ensinamentos de Cristo obediente ao Pai. Pe. Ivan Tomasetto, sdb




Ideia de roteiro para teatro

PA entra com cara pensativa

PB: Oi PA! Que cara é essa?

PA: Oi PB! Estou investigando um mistério!

PB: Mistério? Que mistério? 

PA: Fácil ué! O mistério da Santíssima trindade! Acho que a catequista vai me ajudar a descobrir.

PB: Ah! PA! Esse mistério ninguém pode descobrir! 

Catequista: Isso mesmo! O mistério da trindade é muito maior do que podemos entender!

PA: Ah Catequista! Achei que você saberia me explicar!

Catequista: Ninguém consegue explicar o mistério da trindade PA, mas o mais importante de entender é o amor que existe entre as três pessoas da Santíssima Trindade. O Pai que é amor é o Criador de todas as coisas. Criou tudo o que vemos e conhecemos e também nos criou!

PA: Sim Catequista! Isso eu já sei!

PB: E Deus fez tudo tão perfeito para nós!

Catequista: Sim! E todo esse amor do Pai por nós foi confirmado quando Ele enviou Jesus para nos salvar! E mais amor foi nos dado através de sua cruz!

PA: Sim! O maior amor do mundo! Isso também aprendi!

PB: Ninguém nos ama tanto quanto Jesus! Ele deu a vida para nossa salvação!

Catequista: Isso mesmo crianças! E além de nos dar a salvação, Jesus ainda nos enviou o Espirito Santo para nos fortalecer, para ser nosso auxílio nessa caminhada rumo ao Pai.

PA: Mas catequista, as vezes é muito difícil andar por este caminho!

Catequista: Sim PA! Por isso devemos estar sempre com o coração aberto ao Espirito Santo! O mesmo Espirito Santo que comemoramos na festa de pentecostes na semana passada. É dele que vem a força para seguirmos os ensinamentos de Jesus e assim como ele sermos obedientes a Deus Pai!

PB: Catequista podemos falar que o Espirito Santo é o presente de Jesus para nós?

Catequista: Sim PB! O Espirito Santo é o que nos recorda todas as coisas que Jesus fez! Ele traz até nós as mensagens de Jesus! E Jesus nos ensina com seu exemplo que o mais importante é viver no amor.
Amando e perdoando todos os dias, vivendo em comunidade, sendo a família de Deus.

PA: E todos nós podemos ser parte da família de Deus? 

Catequista: Sim PA! Se seguirmos os ensinamentos de Jesus faremos parte da grande família de Deus e seremos exemplos para mais pessoas também desejarem ser parte dessa família, ou seja de nossa comunidade de amor.

PB: Então Catequista também podemos falar que a Santíssima trindade é amor? 

Catequista: Isso mesmo PB! A santíssima Trindade é o amor. O mais puro amor do pai e do filho manisfestado e enviado a nós pelo Espirito Santo.

PA: Pensando bem, não é tão importante descobrir este mistério! O mais importante é viver neste amor!

PB: Então podemos rezar e pedir pro nosso coração estar cheio do amor para vivermos em comunidade unidos como a Santíssima trindade!

Catequista: Sim crianças vamos fazer uma oração! Santíssima trindade, união perfeita entre o pai, o filho e o Espírito Santo que sejamos sinais de amor e unidade e possamos fazer parte da grande família de Deus. Somos gratos pelo imenso amor e pela alegria de levarmos este amor para o mundo!



Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

DINÂMICA

Coloque uma jarra com água (o suficiente para encher os 3 copos) e 3 copos vazios com etiquetas escritas Pai, Filho e Espírito Santo (uma para cada copo) sobre a mesa. Diga que faremos uma comparação - a água é Deus. Se nós dividirmos a água em três partes iguais, ela continua sendo água. As 3 pessoas da Santíssima Trindade separadas continuam sendo Deus.Unidos ou separados, os três se amam tanto que o amor os une e os faz iguais entre si. Coloque a água de volta na jarra e partilhe com as crianças: Há alguma diferença entre as águas que colocamos na jarra? Onde começa uma e termina a outra? Quem é quem?
Assim é a Santíssima Trindade: união de puro amor e os três trabalhando juntos para que nós façamos tudo com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário