quinta-feira, 13 de junho de 2019

Evangelho de Lucas 9,18-24

Missa de 23 de junho de 2019 



12º DOMINGO DO TEMPO COMUM
                                               
Leituras
Primeira Leitura Zc 12,10-11;13,1
Salmo 62/63
Segunda Leitura  Gl 3,26-29
Evangelho Lc 9,18-24

Mensagem Principal
Caríssimos irmãos, é sempre razão de grande alegria estarmos reunidos em assembleia para a celebração da Eucaristia. O questionamento que Jesus dirige a todos nós no Evangelho ressalta que o seu seguimento é exigente e as dificuldades são parte integrante de nossa história de vida. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
Palavras chaves: Crer, seguir e Cruz. 


Neste pequeno versículo está o essencial da fé crista. Uma pergunta certa e uma resposta certa nos deu o sentido da nossa fé. “...Jesus perguntou: E vós quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: O Cristo de Deus" (Lc 9,20). Toda a nossa fé esta em crer naquele que Deus Pai envio, Cristo Jesus. Crer naquele que veio para purificar (1º leitura Zc 13,1) o homem de todo o mal e liberta-lo do pecado. É o espírito da graça e oração (1º leitura Zc 12,10). Reponder a pergunta de Cristo nos mostra o que Ele significa em nossa vida. Dada a resposta certa estamos pronto para o próximo passo: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia, e siga-me" (Lc 9,23). Crendo e sabendo que a cruz (sofrimentos e dificuldades) faz parte da vida cristã, não como fim, mas como meio de nos assemelharmos ao Cristo que venceu a cruz pela sua morte e ressurreição, estamos preparados para a longa jornada da fé. Pe. Ivan Tomasetto, sdb.


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amigo, tudo bem? Eu estou procurando madeira, quer me ajudar?

Personagem B: Oi tudo bem sim... mas madeira? Para que você quer madeira? Fazer uma fogueira de Festa Junina, esquentar do frio?

Personagem A: Não, não nada disso! Eu quero fazer uma cruz... opa, uma não 2 uma para mim e outra para você!

Personagem B: Cruz? eu não quero cruz não.... Cruz igual de Jesus? Que a gente vai fazer com isso?

Personagem A: É, isso mesmo... cruz igual de Jesus... vamos carregar ué... como ele falou no evangelho...

Personagem B: Amigo, mas isso não é para gente, não é para as crianças... antes temos que crescer, ir na academia para ficar fortões e depois a gente faz uma cruz, senão a gente não aguenta, pensa bem!

Personagem A: Será? mas e agora, não vamos conseguir seguir Jesus... ele foi claro que tem que ter uma cruz...

Personagem B: Ah mas somos crianças, temos muito tempo ainda... jaja a gente cresce... quer procurar madeira e fazer uma cruz para o papai e a mamãe, que acha?

Personagem A: Nossa que boa ideia?

Chega a catequista que estava ali pertinho ouvindo a conversa deles...

Catequista: Olá crianças... tudo bem?

Personagem A: Tudo bem, mas agora não podemos conversar temos muito trabalho a fazer...

Personagem B: É, isso ai... a senhora sabe onde tem madeira? aaah quer ajudar a gente a fazer as cruzes?

Catequista: Cruzes, crianças?

Personagem A: É, mas não é para a gente... porque ainda somos pequenos, é para os nossos pais... você quer uma?

Personagem B: Ai, ela já deve ter né, amigo... a catequista, o padre, todos já devem ter cruz, porque eles leem muito a bíblia e já deviam conhecer este evangelho de hoje e este pedido de Jesus, não é tia?

Catequista: Sim, eu já tenho a minha cruz sim... mas ela não é de madeira!

Personagem A: Não é de madeira? é de que então?

Personagem B: Deve ser mais leve porque ela é mulher... é de bambu?

Catequista: Também não... a minha cruz só eu e Jesus vemos, e eu guardo ela no coração!

Personagem A: Aaah uma cruz invisível e pequena, que espertinha! hahaha

Personagem B: Eu não “tô” entendendo nada...

Catequista: Crianças, a cruz que Jesus fala no evangelho de hoje não é uma cruz de madeira ou bambu, nem mesmo é uma cruz que se pode pesa ou ver. 

Personagem A: Ah não?

Personagem B: Ufa!

Catequista: Ela significa algo que para nós é difícil fazer. As vezes muito, muito difícil. Ela só é vista pela pessoa, pois só nos mesmo sabemos o que é pesado para nós. O que é difícil para mim, pode não ser para o meu amigo. 

Personagem A: Entendi!!! Ah já sei qual é a minha!

Catequista: Qual é?

Personagem A: Arrumar a minha cama todo dia!

Personagem B: A minha é ter que fazer a tarefa da escola!

Catequista: E vocês tem se esforçado para carregar esta cruz?

Personagem A e B: é assim... não todo dia né...

Catequista: Mas precisa ser todo dia, este é o pedido de Jesus. Ele sabe que é difícil e está pronto para nos ajudar!

Personagem A: É com a ajuda dele fica bem mais fácil!

Catequista: É crianças, precisamos desde pequenos aprender que este é um pedido MUITO especial de Jesus, Ele é o primeiro que devemos obedecer, não é?

Personagem A: Sim, depois o papai e a mamãe...a catequista, a professora...

Catequista: Isso... Sendo obedientes a Jesus e de coração querendo carregar a cruz que temos todos os dias sempre vamos ter a ajuda Dele... e vou contar para vocês, quanto mais a gente cresce mais a cruz fica pesada, elas vão mudando, sabe... vai ficando mais e mais difícil... por isso precisamos MUITO da ajuda Dele!

Personagem A: Fica difícil igual passar a fase do video-game, né?

Catequista: Isso, igual passar a fase do vídeo game...

Personagem B: Nossa agora eu entendi. Meu pai sempre fala assim para a mamãe: ai meu amor, você é minha cruz!

Personagem A: hahahha... fala para ele pedir a ajuda de Jesus!

Personagem B: Vou falar, mas acho que a mamãe vai ficar brava... hehehe... mas vou ajudá-lo, coitado, né?!

Catequista: Isso, queridos! Precisamos também ajudar os outros a pedir a ajuda de Jesus para carregar sua cruz. Este é o único caminho para o céu! Se procurarmos sempre a Jesus em todas as nossas situações teremos, também, respondido a pergunta que ele fez: Quem dizes que eu sou? É o Cristo que nos salva e nos ajuda em todas as situações.  

Personagem A e B: Vamos lá então! Tchau catequista!


Catequista: Tchau, crianças...Fiquem com Deus e força na caminhada!

Sugestão de Música

E para seguir Jesus, você pode ir de trem sabia? Mas não esqueça da sua cruz!
Pega ela ai e vamos lá!!!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

É carregando a nossa cruz que vamos para o céu!


Vamos primeira assistir a este videozinho com os pequenos. Se você não tem este recurso, não tem problema, pode imprimir as imagens, desenha-las, fazer um teatrinho com eles ou mesmo contar a história, o que vale é passar a mensagem com amor!



Depois, entregue às crianças uma cruz de EVA com um pedacinho de sulfite colocado nela para escrever, ali ela vai escrever o que é mais difícil para ela na caminhada com Jesus...

Vamos juntar duas mesas ou cadeiras e deixar um vão, como no vídeo e faremos a ponte, como se mostra no vídeo também.

Depois pode unir com fita crepe todas as cruzinhas e fazer uma grande ponte.

A mensagem é que precisamos suportar firmes a nossa cruz, nossa missão, Deus tem um porquê para todas as coisas e a razão final é sempre o amor Dele por nós, o nosso bem...

Todos temos nossa cruz e juntos, em comunidade, podemos suporta-la com mais facilidade!

Oração

Jesus, minha cruz pode até ser pesada, mas o Senhor me faz forte todo dia, cada dia mais... me ajuda Jesus e chegar firme com ela ai no céu...


E que eu possa ajudar quem eu encontrar a carregar a dele também!

Amém!


2 comentários: