terça-feira, 28 de maio de 2019

Evangelho de João 20, 19-23

Missa de 09 de Junho de 2019


Resultado de imagem para Evangelho de João 20, 19-23SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Leituras
Primeira Leitura At 2,1-11
Salmo 103 / 104
Segunda Leitura 1Cor 12, 3b-7.12-13   
Evangelho Jo 20, 19-23

Mensagem Principal

Olá Crianças!!! Olá Papai e Mamãe!! Olá a todos que estamos reunidos aqui nesta Santa Missa. Hoje é um dia muito especial, pois comemoramos a Solenidade de Pentecostes!! Os Discípulos estavam reunidos. Jesus entrou e sobrou sobre eles o Espírito Santo!! E os discípulos, cheios do Espirito Santo, foram enviados a missão por Jesus. Assim com os discípulos, que possamos estar cheios do Espirito e dizer sim a missão que Deus nos confia!


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

Palavra chave: Sopro (Espirito Santo), Igreja e unir. 

“Jesus soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo (Jo 20,22).” O mesmo sopro sobre Adão (Gn 2,7), conferindo-o a vida, Jesus soprou sobre os apóstolos. Lá culmina a criação e aqui nasce a missão da Igreja da nova aliança destinada a unir todos os povos na caridade de Jesus (Ad Gentes 4). Uma Igreja capaz de compreender, acolher e unir a todos “numa só fé a diversidade das raças e línguas” (Prefácio de Pentecostes). Uma Igreja capaz de transmitir consolo e vida, dar esperança e proclamar o perdão dos pecados. Somos chamados a viver sempre a novidade do Espírito, que nos tira da mediocridade e nos lança para vivermos a aventura no Espirito do ressuscitado e tornar sempre nova a mensagem de Jesus. Pe. Ivan Tomasetto, sdb

Ideia de roteiro para teatro


(Entra PA apavorado e chama o PB)

PA: Ei corre, vem aqui! Se esconde aqui comigo!

PB: Esconder? Por que esconder?

PA: Você não prestou atenção na missa né?

PB: Prestei sim! Hoje é o dia da Cabeleleira!!!

PA: Cabeleleira?

PB: Sim... é o dia de quem usa Pente Coste!

PA: Pente Coste? Como assim?

PB: Escutei falar que hoje é dia da festa do Pente Coste. Ai me lembrei que tenho uma tia que é cabeleleira e ela usa esse tipo de pente!! Então pensei que é o dia do Cabeleleiro!!

PA: Ai claro que não! No evangelho não fala nada disso!! Olha só, precisamos nos esconder e nos proteger!!

PB: Mas por que?

PA: Porque vai cair fogo do céu!! Então sai daí senão vai cair fogo na sua cabeça!

PB: Fogo? Que fogo?

PA: Na missa ouvi que caiu línguas de fogo do céu e acho que vai cair aqui também.

(Entra Catequista)

Catequista: Olá crianças! O que vocês estão fazendo aí escondidas?

PA: Estamos nos escondendo para não cair língua de fogo do céu e queimar a gente.

Catequista: Ah! Vocês já estão fazendo confusão com as leituras da missa né?

PB: Eu não! Falei para ele que hoje era o dia da cabeleleira que usa Pente chamado coste! Mas ela está toda preocupada... me chamou para esconder! Não estou entendendo nada!

Catequista: PB hoje não é o dia da cabeleleira que usa Pente chamado Coste não!!! Hoje estamos celebrando Pentecoste. Celebrando o dia em que Jesus enviou sobre os discípulos o Espírito Santo!!

PB: Ai meu Deus... e eu pensando que era o dia da cabeleleira!! Ai que cabeça a minha!!!

Catequista: Calma! Vou explicar para vocês! Os discípulos de Jesus estavam reunidos onde eles sempre se encontravam. Aí ouviram um barulho que veio do céu, parecendo uma tempestade e uma forte ventania invadiu a casa.

PA: Ai que medo! Eu tenho medo de tempestades!

Catequista: Mas essa era uma ventania diferente! Que encheu toda aquela casa de línguas de fogo! Estas línguas de fogo não queimaram os discípulos, mas esquentava o coração deles, fazendo bater muito forte, pois estavam cheios do Espírito Santo!

PA: Mas as pessoas que estavam lá não ficaram assustadas?

PB: Eu acho que não! Ouvi o padre dizer que elas ficaram maravilhadas pois escutavam e entendiam os discípulos falarem cada um na sua própria língua anunciando as maravilhas de Deus.

PB: Mas como isso aconteceu? Como assim? deixa eu ver se entendi, seria como nos jogos da copa do mundo, que vão todos os países do mundo inteiro e nem precisaria de tradução? 

Catequista: Isso, mesmo! Pela ação do Espírito Santo! Jesus cumpriu a promessa de mandar o Espírito Santo sobre os Apóstolos. E neste dia de Pentecostes, ao ouvirem as maravilhas de Deus, muitas pessoas se arrependeram de seus pecados e decidiram seguir Jesus.

PB: Olha só, é quase como ver todo mundo gritando: Goool ! Golaaaçooo!

PA: Olha, eu to pensando aqui, quem é que não ia querer jogar no time do Espirito Santo, hein?

PB: Nossa, é verdade, acho que deu mais time que na copa do mundo hein?

Catequista: Olhem meninos, tenho certeza que este foi o grande desejo do coração de Deus: que todos sejam acolhidos, compreendidos e amados, sintam isso no toque do Espirito Santo, sintam que aqui na Igreja, na casa de Deus, todos são queridos! Todo jogador tem sua camisa no time principal!

O Espírito Santo é enviado à todos nós! Qualquer pessoa que abrir seu coração a Deus, como os apóstolos, recebe o Espírito Santo! E isso é muito lindo, pois cada vez mais levamos o amor de Deus aos outros, cada um com sua forma de ser e com os dons dados pelo Espírito Santo!

PB: Ah catequista, mas eu não tenho nenhum dom! Não sei cantar, não sei rezar muito bem pelas pessoas. Não sei contar todas as histórias da Bíblia! Mas eu sou muito bom goleiro, não é PA?

PA: É verdade, você é mesmo muito bom! Podemos fazer assim, eu aprendi rezar o terço, posso te ensinar, ai você me ensina a jogar, que acha?

Catequista: Existem muitos dons, muitos mesmo! E o Espírito Santo que é nosso amigão nos capacita para trabalhar na obra de Deus!

PA: Então vamos rezar e pedir ajuda do nosso amigão! Eu também quero falar sobre as maravilhas de Deus!

PB: Isso! Vamos!


Catequista: Querido Jesus, envia sobre nós o Teu Espírito Santo, pois queremos viver o Pentecostes! Que o Espirito Santo nos fortaleça a nos tornarmos discípulos de Jesus e assim trazer mais e mais amiguinhos para estarmos todos unidos e perto do Senhor! Amém

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que alegria, Jesus enviou para os Discípulos e envia a todos nós o Teu Espírito Santo! Não estamos sozinhos, pois temos o Espirito Santo ao nosso lado, nosso amigo, que mora em nosso coração e nos ajuda a permanecer no caminho do Senhor!!

Após a explicação do Evangelho, sentar as crianças em roda para uma reflexão! Explicar quem é o Espírito Santo? O que é Pentecostes? Por que Jesus o enviou para nós? Quando o recebemos? 

O que Ele produz na nossa vida? Produz frutos de muito amor para que possamos viver como filhos de Deus.
Após a reflexão, vamos brincar de jogo da memória dos Frutos do Espirito Santo? 

Resultado de imagem para frutos do espirito santo amor

Que o Espirito Santo produza em nós muito amor, fidelidade, paciência, mansidão, domínio próprio, bondade, docilidade (suavidade), perseverança, alegria e benignidade!!








Oração

Espírito Santo, meu amigão, venha encher meu coração! Nesta festa de Pentecostes eu quero dizer sim a missão que Deus me chama e receber seus dons. Me ensina a anunciar as maravilhas de Deus, pelos caminhos onde eu andar, na escola, na igreja e para todos os meus.

2 comentários: