Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Evangelho de Lucas 23,1-49

Missa de 14 de Abril de 2019


DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR 
DIA NACIONAL DA COLETA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 

Leituras
Primeira Leitura Is 50,4-7
Salmo 21 / 22
Segunda Leitura Fl 2,6-11
Evangelho Lc 23,1-49

Mensagem Principal
Irmãos e Irmãs, na vivência no tempo quaresmal e início da Semana Santa, Jesus nos mostra hoje o caminho do discípulo, por um lado temos a glorificação, com a entrada em Jerusalém e aclamação do “Hosana”. Por outro lado, temos o anúncio da paixão e morte do Cristo. Que essas realidades possam ajudar cada fiel a perceber a missão de anunciar a Boa-Nova do Reino, independentemente de estar sendo “aclamado” ou “condenado” por isso. O que importa é a fidelidade a Deus.Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Reflectir a partir das seguintes linhas:
  • Celebrar a paixão e morte de Jesus é abismar-se na contemplação de um Deus a quem o amor tornou frágil… Por amor, Ele veio ao nosso encontro, assumiu os nossos limites, experimentou a fome, o sono, o cansaço, conheceu a mordedura das tentações, tremeu perante a morte, suou sangue antes de aceitar a vontade do Pai; e, estendido no chão, esmagado contra a terra, atraiçoado, abandonado, incompreendido, continuou a amar. Desse amor resultou vida plena, que Ele quis repartir connosco “até ao fim dos tempos”: esta é a mais espantosa história de amor que é possível contar; ela é a boa notícia que enche de alegria o coração dos crentes.
  • Contemplar a cruz onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus significa assumir a mesma atitude e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência, os que são explorados, os que são excluídos, os que são privados de direitos e de dignidade… Significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo, em termos de estruturas, valores, práticas, ideologias. Significa evitar que os homens continuem a crucificar outros homens. Significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor… Viver deste jeito pode conduzir à morte; mas o cristão sabe que amar como Jesus é viver a partir de um dinâmica que a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz na nossa carne os dinamismos da ressurreição.
Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra segurando uma folha de palmeira e cantando Hosana Hei, Hosana Ha. Encontra com o Personagem B

Personagem A: Oi Personagem B!!! Hoje é um dia de muita alegria!! Cadê sua palmeira??

Personagem B: Nossa que alegria é essa Personagem A!!!

Personagem A: Hoje é um dia de muita festa Personagem B!! (Canta Hosana Hei)

Personagem B: Estou perdido!! Afinal quem é Rosana?

Personagem A: Quem é Rosana? Como Assim?

Personagem B: Ué... você está cantando aí Rosana... Rosana...

Personagem A: Ai meu Deus!!! Pelo visto você não prestou atenção no Evangelho da Procissão!! Não estou cantando Rosana e sim Hosana!! É uma música que cantamos no Domingo de Ramos!

Personagem B: Ah... Domingo de Ramos!! Você pode me explicar o que é Domingo de Ramos!

Personagem A: Bom, Domingo de Ramos é um domingo em que saímos às ruas, cantando Hosana Hei e balançamos ramos!!!

Personagem B: Mas isso eu sei!! Você não explicou nada!!! Acho melhor chamar a nossa catequista para nos explicar!!

Catequista: Oi Crianças!! Vocês me chamaram!!  O que está acontecendo??

Personagem A: Então queremos aprender sobre o Domingo de Ramos!!!

Personagem B: E eu também quero saber quem é Hosana?? E por que cantamos essa música no Domingo de Ramos??

Catequista: Agora estou entendendo!! Então vamos lá!! Hoje, Domingo de Ramos, estamos recordando a Entrada de Jesus em Jerusalém!! Nesse dia, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho!

Personagem A: E uma multidão de gente foi recebê-lo, não é mesmo?

Catequista: Isso mesmo!!! As pessoas foram receber Jesus e começaram a acenar para Ele com ramos de Palmeiras!! E Jesus foi recebido com muita alegria mesmo!! E Hosana não é uma pessoa não Personagem B! Hosana é um canto de ação de Graças onde pedimos a Jesus que nos salve!!

Personagem B: Nossa que lindo!!! Jesus era muito querido por aquele povo, não é mesmo?

Catequista: Sim!! Jesus é o nosso Mestre e Senhor!! Mas vocês não acreditam que as mesmas pessoas que aclamaram Jesus, que receberam Jesus com alegria, também gritaram para Pilatos para crucificar Jesus?

Personagens A e B: Sério?

Catequista: Sério mesmo!! E Jesus sabia que tudo isso ia acontecer!!

Personagem A: Então por que Ele entrou em Jerusalém??

Personagem B: Ele podia ter fugido, ido para outra cidade!!

Catequista: Jesus aceitou a missão que foi dada a Ele. Ele aceitou morrer para nos libertar do mal e abrir as portas do céu para nós!!

Personagem A: Nossa, Jesus é demais mesmo!!!

Catequista: Mas tem uma coisinha muito importante que precisamos aprender: Assim como Jesus entrou humilde e tranquilo em Jerusalém, Ele quer entrar em nossos corações!! Quem aqui quer receber Jesus em seus corações??

Personagens A e B: Eu quero!!

Catequista: Então vamos colocar a nossa mão em nosso coração, fechar os nossos olhos e rezarmos assim: Querido Jesus, é com muito alegria que o recebemos em nossos coração! O amamos muito e agradecemos por ter tido sim a linda missão de nos salvar e abrir as portas do céu! Pedimos que o Espirito Santo prepare o nosso coração para que Jesus venha fazer sua morada! Amém

Sugestão de Música

O caminho foi preparado para Jesus, cheio de ramos de boas vindas. Assim temos que manter também o nosso coração, que é a grande morada de Jesus!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um dia de muita festa!! Dia de receber Jesus!! Então após a explicação do Evangelho, a sugestão é trabalhar o sentido de acolher Jesus em nossos corações como aquele povo acolheu Jesus em Jerusalém!

Então a sugestão é fazer um avental de TNT branco para cada criança. Deixar que as crianças o decore com canetinha. Nós vamos receber Jesus com muita festa e balançando os aventais para a chegada Dele. Se tiver possibilidade, será muito legal fazer uma mini procissão com as crianças!!!

Pode ser dar para as crianças um ramo de palmeira ou uma bandeira de TNT branco para eles decorarem com canetinha.


Outra coisa importante é explicar para às crianças que o Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. É a semana mais importante da Igreja! Como o próximo encontro já será sobre a Páscoa, nesse encontro seria importante abordar os principais dias das celebrações da Semana Santa.
Então as sugestões para a explicação das celebrações são essas:

- Celebração da Quinta Feira: Missa de Lava Pés:
Na volta da mini procissão de Ramos, pode estar preparado uma última ceia. Será muito legal pedir na paróquia alguns objetos como Cálice, Jarra e bacia para lavar os pés das crianças!
Então sentar as crianças em volta da ceia, contar a história na Bíblia e fazer a última ceia com a partilha do Pão e do suco de uva. Depois da partilha, lavar os pés das crianças explicando que foi isso que Jesus fez!!!

Oração

Querido Jesus,
Quero abro as portas do meu coração para te acolher na minha vida! Seja bem vindo Jesus!!
Quero pedir que o Espirito Santo me prepare para viver todos os momentos importantes da Semana Santa e festejar com muita alegria a verdadeira páscoa que é a Ressurreição do meu Mestre e Senhor, Jesus Cristo!
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário