sexta-feira, 19 de abril de 2019

Evangelho de João 20, 19-31

Missa de 28 de Abril de 2019


2º DOMINGO DA PÁSCOA
DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA




Leituras
Primeira Leitura At 5, 12-16
Salmo 117, 2-4.22-24.25-27a (R.1)
Segunda Leitura Jo 1,9-11a.12-13.17-19
Evangelho Jo 20, 19-31

Fonte: Liturgia Diária da CNBB



Mensagem Principal


O anúncio da Páscoa do Senhor ainda ressoa em nossos corações. Foi num domingo como este, que Cristo ressuscitado entrou onde estavam reunidos os discípulos para lhes oferecer o dom da paz. Apesar de nossas faltas, também hoje, Jesus nos reúne para dar- -nos os dons de sua misericórdia, a paz e o perdão, especialmente neste Domingo da Divina Misericórdia. (Fonte: Nova Aliança)


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM

A liturgia deste domingo põe em relevo o papel da comunidade cristã como espaço privilegiado de encontro com Jesus ressuscitado.
O Evangelho sublinha a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.
A segunda leitura insiste no motivo da centralidade de Jesus como referência fundamental da comunidade cristã: apresenta-O a caminhar lado a lado com a sua Igreja nos caminhos da história e sugere que é n’Ele que a comunidade encontra a força para caminhar e para vencer as forças que se opõem à vida nova de Deus.
A primeira leitura sugere que a comunidade cristã continua no mundo a missão salvadora e libertadora de Jesus; e quando ela é capaz de o fazer, está a dar testemunho desse Cristo vivo que continua a apresentar uma proposta de redenção para os homens.




Ideia de roteiro para teatro


Personagem A: Oi amigos!! Oi PB!!!!! 

Personagem B: Oi PA!!! Mas o que aconteceu, você parece muito animado!

PA: E estou! Descobri uma maneira de fazer Jesus aparecer!

PB: Verdade? Mas como?

PA: Eu ouvi no evangelho de hoje, que depois que Jesus morreu, em duas situações Ele apareceu para os discípulos... e nas duas situações eles estavam tristes, com medo e com as portas do lugar fechadas! 


PB: Não estou entendendo...

PA: Preste atenção, se fecharmos todas as portas daqui da igreja e ficarmos com medo, com certeza Jesus aparecerá!


PB: Será???

PA: Claro! Tá parecendo Tomé...

PB: Parecendo quem?

Entra a catequista

Catequista: Olá crianças! Chegaram cedo à igreja!

PA: Oi catequista! Sim, chegamos! combinei com o PB de virmos mais cedo pra tentar encontrar Jesus!

Catequista: Mas como assim? Não estou entendendo! Se vocês estão na casa de Deus, certamente vão encontrar Jesus!

PA: Mas não estou falando de Jesus que está no sacrário... estou falando de encontrar Jesus grande como nós, bonitão, iluminado...

PB: Catequista, o PA ouviu no evangelho que temos que fechar as portas do lugar que estivermos e ficar com medo... assim Jesus aparecerá!

Catequista: Ah então é isso! Novamente vocês fazendo confusão!

PA: Ué catequista... não é assim que Jesus aparecerá?

Catequista: Ai PA, quanta imaginação!!! Veja bem, o evangelho de hoje vem nos ensinar 3 coisas muito importantes: A primeira é que Jesus continua vivo entre nós! A segunda é que Ele foi morar no céu, mas deixou conosco seu Espírito Santo! E a terceira é que devemos nos manter unidos em comunidade!

PB: É mesmo catequista? No evangelho falou tudo isso?

Catequista: Sim crianças! Depois que Jesus morreu, seus discípulos ficaram com medo, não sabiam o que fazer sem o Mestre por perto! Então Jesus apareceu para dizer que Ele continua por perto!


PA: E depois o evangelho diz que Ele soprou o Espírito Santo!

Catequista: Exato! Jesus soprou sobre os discípulos o Espírito Santo para lhes dar ânimo novo, coragem e para guiar seus caminhos dali pra frente!

PB: Ah catequista... O PA falou que sou como Tomé! O que Tomé tem a ver com tudo isso?

Catequista: Eu ia mesmo chegar lá! No evangelho diz que na primeira vez que Jesus apareceu, Tomé, um dos discípulos, não estava... Então quando os outros contaram que tinham visto Jesus, ele não acreditou! 

PA: Ele precisou ver para acreditar!

Catequista: Devemos aprender com isso, que Jesus nos quer vivendo em comunidade! A comunidade fortalece nossa fé!


PB: Como assim?


Catequista: Tomé estava fora da comunidade dele quando Jesus apareceu... não participou da alegria que Jesus proporcionou aos demais! E quando soube que Jesus apareceu, duvidou!

PA: Muita gente duvida!

Catequista: Tomé representa essas pessoas que vivem distantes e fechadas em si próprio, que não percebem os sinais de Jesus em sua vida, se acham auto suficientes!

PB: Nossa catequista, quantos ensinamentos!

Catequista: E devemos estar atentos à eles! Se tivermos sempre a certeza que Jesus está conosco, não há o que temer... Jesus deixou seu Espírito Santo para nos dar força, coragem, sabedoria! E é o Espírito Santo que anima a vida da comunidade... sem ele, sozinhos, nada podemos!

PA: Estou me sentindo muito feliz! Depois dessas palavras, catequista! Consigo sentir a presença de Deus em mim!!!

PB:  Eu também consigo sentir! Mas nem sempre é assim... 

Catequistas: Quando nos sentimos sozinhos, com medo, devemos pedir que o Espírito Santo fortaleça a nossa fé para acreditarmos sem precisar ver. Para que possamos sentir o amor e a presença de Jesus em todos os momentos em nossa vida. Que saibamos agradecer todos os dias por Jesus nos amar tanto a ponto de entregar sua vida por cada um de nós. E que sejamos sempre bem-aventurados em acreditar que Jesus é nosso  melhor amigo e está conosco até o fim!



Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um Evangelho com alguns pontos importantes a serem trabalhados com as crianças. Primeiro ponto é de que Jesus quis estar no meio dos discípulos e soprar sobre eles o Espírito Santo. Ele sabia o que os discípulos estavam sentindo. Então quis dar o necessário para que os discípulos continuassem firmes e fortes a missão de evangelizar que Ele tinha começado.

Outro ponto é o sopro do Espírito Santo. O que o Espírito Santo faz em nossa vida? Quais frutos Ele nos conduz a produzir? O Espirito nos deixa cada vez mais parecidos com Jesus!

Outro ponto importante é a presença de Tomé, que representa muitas vezes cada um de nós! 

Então para trabalhar tudo isso a sugestão é sentar as crianças em roda para uma reflexão. As perguntas poderiam ser essas:
- Por que vocês acham que os discípulos estavam reunidos e com medo?
- O que vocês acham que eles sentiram quando viram Jesus? 
- Quem é o Espírito Santo? Onde Ele mora?

Após a reflexão, contar a história de Tomé. Precisamos exercitar nossa fé na presença de Jesus. Afinal onde dois ou mais pessoas estão reunidos em nome do Senhor, Ele estará presente no meio de nós!! 
Depois de contar essa história, colocar uma venda nos olhos de cada criança. Com todos vendados, faça um grande vento que balance até os cabelos deles. E Perguntar o que vocês estão sentindo? Eles vão responder o vento. Vocês estão vendo o vento? E como sabem que o vento está aqui?? Exatamente... não podemos ver o vento, mas podemos sentir o vento! Assim com Jesus... não podemos ver o corpo humano de Jesus, mas podemos sentir sua presença no abraço dos irmãos, na natureza, em tudo que acontece na nossa vida. Precisamos ter essa fé, que diferente de Tomé, saiba acreditar sem precisar ver!!

Jogo: TOMÉ ONDE ESTÁ A TUA FÉ?

Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.

Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.

Escreva em um papel "Jesus", em outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.

As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.

Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está presente e vivo no meio de nós!

Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.

Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você mesmo!

Caso a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:

- Tomé, onde está a sua fé???

Fonte: Tomé onde está a sua fé?



Oração

Senhor, envia Seu Espírito Santo para que eu seja sinal da sua presença no meu da minha comunidade. Que eu viva sempre a certeza que o Senhor vive e está no meio de nós, nos guiando e nos  protegendo e fortalecendo! Amém!

2 comentários: