sábado, 27 de abril de 2019

Evangelho de João 21, 1 - 19


Imagem relacionada



Missa de 05 de Maio de 2019.
3º DOMINGO DA PÁSCOA




Leituras
Primeira Leitura At 5,27b-32.40b-41
Salmo Sl 29,2.4.5-6.11.12a.13b(R.2a)
Segunda Leitura AP 5,11-14
Evangelho Jo 21,1-19

Fonte: Fonte: Liturgia Diária


Mensagem Principal


Fomos convocados pelo Senhor Ressuscitado para nos reunirmos em torno do altar e celebrar sua Páscoa, em ação de graças ao Pai, na força e no poder do Santo Espírito. Ele hoje nos convida a cear com Ele e a segui-lo com a disponibilidade do serviço que só experimenta quem ama de verdade.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


A liturgia deste 3º Domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto libertador que Jesus iniciou; e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.

A primeira leitura apresenta-nos o testemunho que a comunidade de Jerusalém dá de Jesus ressuscitado. Embora o mundo se oponha ao projeto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens.

A segunda leitura apresenta Jesus, o “cordeiro” imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertação definitiva; em contexto litúrgico, o autor põe a criação inteira a manifestar diante do “cordeiro” vitorioso a sua alegria e o seu louvor.

O Evangelho apresenta os discípulos em missão, continuando o projeto libertador de Jesus; mas avisa que a ação dos discípulos só será coroada de êxito se eles souberem reconhecer o Ressuscitado junto deles e se deixarem guiar pela sua Palavra.

Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi pessoal! Oi PB! Estou um pouco atrasado! Preciso encontrar um pescador!

PB: Um pescador? Mas por que?

PA: Ué PB! Eu também quero receber a visita de Jesus!

PB: E por que você precisa de um pescador?

PA: Porque Jesus escolheu alguns lugares pra aparecer depois que Ele ressuscitou e no Evangelho de hoje fala que ele apareceu quando os discípulos estavam pescando!

PB: Ah PA! E o que você vai fazer junto com um pescador?

PA: Oras PB é lógico que vou pro barco dele esperar Jesus em algum rio! Tenho umas coisas pra perguntar pra Ele.
Não gostei dele ter morrido né?

PB: Mas ele ressuscitou!

PA: Sim PA! Mas eu acho que Jesus era muito poderoso! Nem precisava passar por tudo isso!

PB: Sim PB, mas foi o amor enorme que Jesus tem por cada um de nós que fez Ele aceitar tudo isso!

PA: Ah ele poderia fazer diferente! Poderia acabar com tudo aquilo, fazer todo mundo que estava judiando dele desaparecer e assim Ele ia mostrar quem manda de verdade!

PB: Ah PA! Você não entendeu a proposta de Jesus!

Catequista: Oi crianças! Eu ouvi alguém Falando sobre a proposta de Jesus?

PB: Sim Catequista! PA acha que Jesus não deveria ter passado pela cruz. Era só mandar todo mundo embora, e mostrar que era o mais poderoso.

Catequista: PA não existe nada mais poderoso do que a demonstração do amor!

PA: Sim Catequista, mas não concordo com todo aquele sofrimento! Jesus tinha muito poder! Ele era o rei do mundo!

Catequista: Sim PA! Ele é o rei do mundo e mesmo sendo rei e tendo o poder de terminar tudo de uma forma diferente Ele quis nos ensinar que o mais valioso é o amor. E que nós, que seguimos Jesus seremos reconhecidos como seus discípulos vivendo os ensinamentos dele e o maior ensinamento que Ele nos deixou foi o amor!

PB: E Catequista por que Jesus perguntou três vezes se Pedro o amava?

PA: Ué! essa é fácil, é porque Pedro disse três vezes que não conhecia Jesus então também tinha que dizer três vezes que amava Jesus. Assim fica zero a zero.

Catequista: Não PA! Jesus não quer ficar nos lembrando do que fizemos e que não foi tão legal assim. Ele quer nos dar novas chances sempre e nos ensinar que o mais importante é o amor! Vocês nunca podem se esquecer que todo ensinamento de Jesus é centrado no amor!
Só vamos ajudar o nosso próximo se aprendermos amar como Jesus!

PA: Entendi Catequista! Acho que eu estava pensando um pouco como Pedro! Que Jesus poderoso como é, não precisava ficar servindo à todos!

Catequista: Sim PA! Mas este é justamente o maior dos ensinamentos de Jesus! Ele sendo mestre e Senhor se colocou a servir os seus amigos! E nós que somos seus seguidores devemos imita-lo e servir uns aos outros, pois assim todos reconhecerão que somos amigos de Jesus!

PB: Viu PA! Nem precisa encontrar barco e nem pescador pra receber a visita de Jesus. Se formos imitadores Dele, teremos sempre Jesus conosco, pois estaremos sempre nos caminhos que Ele nos ensinou!

PA: Sim! Verdade! Obrigada PB! Obrigada Catequista por me fazerem entender um pouquinho desse amor tão grande! Não preciso mesmo do barco, quero pescar mais pessoas pra Jesus.



Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho


Fazer desenhos de ovelhas e em cada uma delas colocar exemplos de pessoas que precisam de cuidados.
Ex: Visitar Idosos; Visitar doentes; Ajudar uma pessoa com deficiência; Visitar uma família que precisa de ajuda.

Colocar as ovelhas com estes nomes dentro de uma caixa e deixar as crianças pegarem uma dessas ovelhas.

No próximo encontro partilhar como foi cuidar e apascentar essas ovelhas!

Oração
Senhor Jesus que eu possa sempre te reconhecer em minha vida e fazer tua vontade. Me ajude a dizer sim para cada plano teu para minha vida! Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário