domingo, 3 de março de 2019

Evangelho de Lucas 9,28b-36

Missa de 17 de março de 2019

2º DOMINGO DA QUARESMA 
“Fraternidade e políticas públicas”.
 “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)


Leituras
Primeira Leitura Gn 15,5-12.17-18
Salmo 26/27
Segunda Leitura Fl 3,17-4,1
Evangelho Lc 9,28b-36
Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal
Neste domingo Jesus leva seus discípulos a viver uma experiência da presença de Deus, que os convida a ouvir a Palavra de seu Filho: “Escutai o que Ele diz”. Somos chamados também a nos colocar na presença de Deus e depois de ouvir o que Ele nos diz, descer a montanha, voltar às nossas casas e proclamar as maravilhas do Senhor. Fonte:  Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM
O relato da transfiguração de Jesus, mais do que uma crónica fotográfica de acontecimentos, é uma página de teologia; aí, apresenta-se uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que através da cruz concretiza um projecto de vida.
O episódio está cheio de referências ao Antigo Testamento. O “monte” situa-nos num contexto de revelação (é “no monte” que Deus Se revela e que faz aliança com o seu Povo); a “mudança” do rosto e as vestes de brancura resplandecente recordam o resplendor de Moisés, ao descer do Sinai (cf. Ex 34,29); a nuvem indica a presença de Deus conduzindo o seu Povo através do deserto (cf. Ex 40,35; Nm 9,18.22;10,34).Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas (que anunciam Jesus e que permitem entender Jesus); além disso, são personagens que, de acordo com a catequese judaica, deviam aparecer no “dia do Senhor”, quando se manifestasse a salvação definitiva (cf. Dt 18,15-18; Mal 3,22-23). Eles falam com Jesus sobre a sua “morte” (“exodon” – “partida”) que ia dar-se em Jerusalém. A palavra usada por Lucas situa-nos no contexto do “êxodo”: a morte próxima de Jesus é, pois, vista por Lucas como uma morte libertadora, que trará o Povo de Deus da terra da escravidão para a terra da liberdade.A mensagem fundamental é, portanto, esta: Jesus é o Filho amado de Deus, através de quem o Pai oferece aos homens uma proposta de aliança e de libertação. O Antigo Testamento (Lei e Profetas) e as figuras de Moisés e Elias apontam para Jesus e anunciam a salvação definitiva que, n’Ele, irá acontecer. Essa libertação definitiva dar-se-á na cruz, quando Jesus cumprir integralmente o seu destino de entrega, de dom, de amor total. É esse o “novo êxodo”, o dia da libertação definitiva do Povo de Deus.E o “sono” dos discípulos e as “tendas”? O “sono” é simbólico: os discípulos “dormem” porque não querem entender que a “glória” do Messias tenha de passar pela experiência da cruz e da entrega da vida; a construção das “tendas” (alusão à “festa das tendas”, em que se celebrava o tempo do êxodo, quando o Povo de Deus habitou em “tendas, no deserto?) parece significar que os discípulos queriam deter-se nesse momento de revelação gloriosa, de festa, ignorando o destino de sofrimento de Jesus. Fonte: Dehonianos.org

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra toda feliz com uma câmera na mão para tirar fotos. Ao encontrar o Personagem B, começa a tirar fotos

Personagem B: Oi amiguinhos!! Mas Personagem A, o que significa isso?? Por que você está tirando fotos assim de mim??

Personagem A: Oi galerinha!! Então você não está sabendo da novidade??

Personagem B: Que novidade?

Personagem A: Então fui a missa hoje e escutei o comentarista falando que a Transfiguração mostrou Jesus para os discípulos!

Personagem B: Transfiguração??

Personagem A: Então vou explicar: Transfiguração é um dia muito legal! Nesse dia Jesus está transformando fotos em figurinhas!

Personagem B: Jesus está transformando fotos em figurinhas???

Personagem A: Isso mesmo!!! São figurinhas iluminadas!!

Personagem B: Nossa que legal! Então vamos tirar muitas fotos!!!

(Começam a tirar as fotos e a Catequista chega)

Catequista: Oi Crianças!! Crianças o que vocês estão fazendo???

Personagem A: Estamos tirando fotos para Jesus transformar em figurinhas!

Catequista: Como assim?

Personagem B: Catequista, hoje é o dia da Transfiguração de Jesus! Nós tiramos as fotos e Ele transforma as fotos em figurinhas!

Catequista: Meu Deus!! Claro que não!! Vocês estão fazendo uma enorme confusão! Vou explicar!! No Evangelho de hoje, Jesus levou Pedro, Tiago e João para rezarem. Chegando lá, Jesus se transfigurou!! Sua roupa ficou iluminada, muito iluminada!

Personagem A: E por que aconteceu isso com Ele?

Catequista: Deus Pai quis mostrar aos discípulos e a todos nós que Jesus é seu Filho muito amado e que precisamos escutar o que Ele diz e colocar em prática todos os Seus ensinamentos!

Personagem B: Ah, então a nuvem que falou na verdade foi a voz de Deus Pai?

Catequista: Isso mesmo!! Deus mostrou para nós a luz que brilha em Seu Filho Jesus! É essa luz que precisamos buscar viver em nossas vidas!!

Personagem A: E Moisés e Elias?

Catequistas: Eles são verdadeiros profetas, são mensageiros da Palavra de Deus! Assim como Jesus. Vamos pedir ao Espirito Santo que abra os nossos ouvidos para escutarmo sempre a palavra de Jesus e toque o nosso coração para que esta Palavra dê frutos nas nossas atitudes e na nossa maneira de viver!
Amém!

Sugestão de Música

A Campanha da Fraternidade traz o tema das políticas publicas e quem é que vai fazer isso acontecer? Nós? e como, fazendo como Jesus fez, amando nossos irmãos, buscando partilhar e amar!



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Essa é uma ideia ótima para explicar o Evangelho!!!
A sugestão é a seguinte:
- Deixar o Espirito Santo escondido dentro do Copinho!
- Puxa a cordinha de Jesus e conte que a nuvem cobriu Jesus e Deus Pai disse: Eis o meu Filho muito amado. Escutai o que Ele disser!
- Falar da importância de escutarmos o que Jesus nos ensina e coloque em prática.
- E para colocar em prática, temos a ajuda do nosso amigão o Espirito Santo!! Então desce o Espirito Santo que estava escondido no copinho!!

Pode ser ser dado este copinho de lembrancinha para que a criança leve e explique para os pais o que aprendeu!




Neste blog da CNBB você pode encontrar materiais para encontros da Catequese ou Grupinho sobre a Campanha da Fraternidade: Encontros Catequeticos - Campanha da Fraternidade 2019

Oração

Querido Jesus, nos ajude a encher nosso coração do seu amor e trazer a todos os nossos irmãos a luz e o carinho que ser seu amigo nos dá! Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário