segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Evangelho de Lucas 4, 1 - 13


Resultado de imagem para tentação no deserto desenho

Missa de 10 de Março de 2019.

1º DOMINGO DA QUARESMA


Leituras
Primeira Leitura  Deut 26,4-10
Salmo Salmo 90 (91)
Segunda Leitura  Rom 10,8-13
Evangelho Lc 4,1-13

Fonte: Liturgia Diária CNBB


Mensagem Principal

Irmãos e irmãs, tendo iniciado nosso caminho quaresmal, recordamos neste domingo a vitória de Cristo sobre as tentações do deserto. Caminhemos neste santo tempo rumo à Páscoa; usemos como instrumentos de combate a oração, a penitência e a esmola do amor fraterno para que, ao final do caminho, sejamos mais conformes à imagem bendita do Cristo Jesus ressuscitado, nosso Senhor e Deus, vencedor do Maligno e da morte.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

No início da Quaresma, a Palavra de Deus apela a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência dessas “tentações” que nos impedem de renascer para a vida nova, para a vida de Deus.
A primeira leitura convida-nos a eliminar os falsos deuses em quem às vezes apostamos tudo e a fazer de Deus a nossa referência fundamental. Alerta-nos, na mesma lógica, contra a tentação do orgulho e da auto-suficiência, que nos levam a caminhos de egoísmo e de desumanidade, de desgraça e de morte.
O Evangelho apresenta-nos uma catequese sobre as opções de Jesus. Lucas sugere que Jesus recusou radicalmente um caminho de materialismo, de poder, de êxito fácil, pois o plano de Deus não passava pelo egoísmo, mas pela partilha; não passava pelo autoritarismo, mas pelo serviço; não passava por manifestações espetaculares que impressionam as massas, mas por uma proposta de vida plena, apresentada com simplicidade e amor. É claro que é esse caminho que é sugerido aos que seguem Jesus.
A segunda leitura convida-nos a prescindir de uma atitude arrogante e auto-suficiente em relação à salvação que Deus nos oferece: a salvação não é uma conquista nossa, mas um dom gratuito de Deus. É preciso, pois, “converter-se” a Jesus, isto é, reconhecê-lo como o “Senhor” e acolher no coração a salvação que, em Jesus, Deus nos propõe.

Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi PB! 

PB: Oi PA! Tudo bem?

PA: Tudo! Eu passei aqui só pra te falar um oi rapidinho e dizer que agora não vou mais poder ficar brincando com você.

PB: E por que não? 

PA: Ah PB é que agora tenho um novo amigo e vou ficar muito ocupado brincando com ele.

PB: Nossa mas podemos brincar todos juntos né?

PA: Claro que não PB! O pai desse meu amigo novo tem uma loja de doces. Então não pode ir muita gente lá!

PB: Mas o que tem demais a gente brincar com a loja de doces?

PA: Ué PB se a casa estiver cheia de crianças ele vai ter que oferecer os doces maravilhosos pra todo mundo! E se for só eu, eu posso ganhar muito mais doce!

PB: Nossa PA como você está sendo egoísta!

PA: Não estou não PB é que eu conheci esse amigo primeiro então tenho o direito de ganhar todos os doces. 

PB: Nossa! Não acho isso legal não. 

Catequista: O que não é legal PB?

PB: Ah catequista é o PA que disse que não pode mais brincar comigo porque tem um amigo novo e que o pai desse amigo tem uma loja de doces e aí se eu for brincar junto PA fica com menos doces que o pai do novo amigo oferece! 

Catequista: Nossa PA você está trocando um amigo por um monte de doces?

PA: Ah Catequista não é bem assim! Eu até pensei em chamar o PB, mas são os brigadeiros mais gostosos que eu já vi! Não consigo resistir! Eu vejo e quero comer tudinho! 

Catequista: Ah PA!

PA: E tem mais uma coisa, todo mundo vai saber que eu fiz amizade primeiro com os vizinhos novos! 

Catequista: Ah PA! Isso não é legal!

PA: Mas Catequista todo mundo gosta de ser especial e ter mais amigos e comer mais doces e ganhar mais presentes.

Catequista: Sim PA, mas isso não é o mais importante!

PB: E ninguém gosta de ser esquecido pelos amigos né?

Catequista: O mais legal é que quando temos bastante coisa, podemos dividir com as pessoas. Quando conhecemos bastante gente, podemos ter um grupo ainda maior de amigos, quando temos uma casa grande, podemos acolher ainda mais gente para que todos se sintam especiais. A melhor coisa que podemos fazer é deixar a vida daqueles que nos conhecem ainda melhor.

PA: Ah Catequista eu não tinha pensado nisso! PB tem razão, estou sendo um pouco egoísta!

PB: Um pouco? Muito egoísta! Nem deu tempo pra eu falar com PA sobre a história que minha mãe me contou!

PA: Que história?

PB: Minha mãe disse em casa hoje que nós precisamos ser muito fortes assim como Jesus e resistir as tentações que aparecem. Ela falou porque meu irmão e eu queríamos acabar com uma caixa de chocolates deliciosos, mas pensando bem, essa história das tentações vai servir muito pra você hoje PA. Pra você resistir a tentação de querer os doces só pra você, de querer ser o único amigo do novo vizinho. Pode me ajudar a contar como foi com Jesus catequista? Minha mãe contou porque foi a história do Evangelho!

Catequista: Sim PB. Jesus foi para o deserto e passou 40 dias lá em oração, aí apareceu o diabo e começou a tentar Jesus. Ele sabia que Jesus estava com fome então pediu pra Jesus transformar as pedras em pães, mas Jesus disse que devemos também nos alimentar da palavra de Deus. Depois o diabo disse que daria a Jesus todos os reinos da terra se Jesus o adorasse, mas Jesus prontamente respondeu que devemos adorar somente à Deus. Por último, Ele queria que Jesus mostrasse seu poder e Jesus o mandou ir embora pois não devia tentar o Senhor. 
Jesus mesmo tendo todo o poder pra fazer todas aquelas coisas e mostrar que era o melhor, não fez, escolheu ser simples e humilde!

PB: E não deve ter sido fácil né?

Catequista: Não PB, mas se seguimos os ensinamentos de Jesus, escolhemos sempre viver conforme a vontade de Deus e isso nos ajuda a vencer as tentações.

PA: Nossa pessoal acho que estava mesmo sendo egoísta e assim como Jesus fez, preciso orar mais pra não ficar fraco e cair nessas pegadinhas de querer tudo só pra mim. No final ia ficar sem as coisas mais importantes né?

Catequista: Isso mesmo PA! Jesus nos ensina à buscar o que realmente importa e a partilhar o que temos com aqueles que precisam, essa é a verdadeira riqueza! Porque o que mais importa nessa vida Jesus já nos deu sem cobrar nada, a nossa Salvação!

PA: Sim catequista! PB me desculpas tá? Vamos brincar sim todos juntos, vai ser muito mais divertido!




Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho



Levar para o encontro uma caixa enfeitada com laços e fitas. enfatizar que a caixa não pode ser aberta. Deixar a caixa durante todo o encontro em um lugar visível de forma a atrair a atenção da criança. 
Levar uma caixa menos bonita e também deixar em um cantinho. Na caixa menos bonita colocar chocolates dentro para serem distribuídos ao final do encontro. 
Ao termino do encontro deixar as crianças abrirem a caixa bonita que estará vazia e explicar que as tentações são como essa caixa, enchem nossos olhos, mas deixam nossas vidas vazias.
Abrir a caixa menos bonita e distribuir o doce. Explicar que nem sempre seguir os caminhos de Jesus parece fácil, bonito ou agradável, mas sempre deixa nossa vida mais doce e feliz.


Oração
Senhor Jesus queremos ser fortes e vencer as tentações! Nos ajude a escolher sempre o caminho da partilha, do amor, da oração. Que possamos ser gratos pela salvação que já nos foi concedida! Amém!



Um comentário:

  1. Muito obrigada queridos amigos do cantinho dos anjos! Sempre recorro a vocês para preparar comentários e historinhas para a missa com as crianças da minha paróquia. Que Deus abencoe e ilumine a todos!

    ResponderExcluir