segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Evangelho de Lucas 6, 39-45

Missa de 03 de Março de 2019


8º DOMINGO DO TEMPO COMUM



Leituras
Primeira Leitura Eclo 27, 5-8 (gr.4-7)
Salmo 91,2-3.13-14.15-16 (R. Cf. 2a)
Segunda Leitura 1Cor 15,54-58
Evangelho Lc 6,39-45

(Liturgia Diária CNBB)




Mensagem Principal

Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM

O tema central da liturgia deste domingo convida-nos a refletir sobre esta questão: aquilo que nos enche o coração e que nós testemunhamos é a verdade de Jesus, ou são os nossos interesses e os nossos critérios egoístas?
O Evangelho dá-nos os critérios para discernir o verdadeiro do falso “mestre”: o verdadeiro “mestre” é aquele que apenas apresenta a proposta de Jesus gerando, com o seu testemunho, comunhão, união, fraternidade, amor; o falso “mestre”, ao contrário, é aquele que manifesta intolerância, hipocrisia, autoritarismo e cujo testemunho gera divisões e confusões: o seu anúncio não tem nada a ver com o de Jesus.
A primeira leitura, na mesma linha, dá um conselho muito prático, mas muito útil: não julguemos as pessoas pela primeira impressão ou por atitudes mais ou menos teatrais: deixemo-las falar, pois as palavras revelam a verdade ou a mentira que há em cada coração.
A segunda leitura não tem, aparentemente, muito a ver com esta temática: é a conclusão da catequese de Paulo aos coríntios sobre a ressurreição. No entanto, podemos dizer que viver e testemunhar com verdade, sinceridade e coerência a proposta de Jesus é o caminho necessário para essa vida plena que Deus nos reserva. Do nosso anúncio sincero de Jesus, nasce essa comunidade de Homens Novos que é anúncio do tempo escatológico e da vida que nos espera. 
(Fonte: dehonianos.org)


Ideia de roteiro para teatro


Personagem A: Oi amigo, tudo bem?

Personagem B: Oi! Tudo bem! E você, como está na escola nova? Está gostando?

PA: Puxa, pior que não... eu até gosto da escola, mas não das pessoas...

PB: Que pena, mas o que houve?

PA: Não aconteceu nada de mais... mas as pessoas de lá são muito antipáticas e metidas.

PB: Mas você nem as conhece direito...

PA: Pois é! Não conheço, mas já não gosto delas...

Entra a catequista perguntando: Oi crianças! De quem você não gosta PA?

PB: Ele não gosta dos colegas da nova escola.

Catequista: Mas PA, você está há pouco tempo na escola nova, já conheceu a todos?

PA: Não catequista, não conheci... São metidos e antipáticos, nem vieram falar comigo, não me chamaram pra brincar no intervalo...

Catequista: Mas, e você foi falar com eles? Se apresentou e pediu para brincar  junto?

PA: Não...

PB: Puxa, mas então eles também devem estar te achando metido e antipático!

PA: Como assim? Claro que não!

Catequista: Veja bem PA! Se você quer que seus colegas sejam legais com você, seja antes legal com eles!

PB: Isso é verdade... o PA está culpando os colegas de não irem falar com ele... mas ele mesmo não foi se apresentar aos colegas!

Catequista: Crianças, o evangelho de hoje vem nos ensinar que não devemos julgar as pessoas... E quando só nos preocupamos em só olhar o outro, esquecemos de olhar para nós mesmos. Nós como cristãos devemos ser reconhecidos por nossas atitudes de misericórdia!

PA: Atitudes de misericórdia?

Catequista: Se olharmos com olhos de misericórdia, com os olhos do coração, assim como faz Jesus, veremos as fragilidades dos outros, assim poderemos ajudá-los, ao invés de julgá-los. E se tivermos um olhar misericordioso, agiremos com misericórdia, sem julgamentos, sem vaidades e preconceitos!

PB: Nossa catequista!

Catequista: É muito fácil falar dos erros dos outros e sair criticando e falando mal das pessoas... o difícil é olhar para as nossas atitudes com a mesma exigência quando os erros são nossos. 

PB: Catequista, a minha mãe sempre fala que eu coloco a culpa de tudo nos outros...

Catequista: E é verdade... Muitos de nós também. 

PA: Eu não tinha pensado assim...

Catequista: Pois temos sempre que pensar se somos tão exigentes conosco como somos com os outros. Temos que querer ajudar o irmão ao invés de apenas julgá-lo.

PB: Mas catequista, os meus colegas bem que poderiam vir até mim...

Catequista: Poderiam! Mas o que te impede de ter a humildade de dar o primeiro passo para conhecê-los? O que te impede de olhar para seu colega com caridade, com misericórdia, ao invés de sair criticando e julgando? Você como cristão deve viver a Palavra de Deus!

PA: Como assim, viver a Palavra?

Catequista: Meninos, a Palavra dita só terá valor quando vivida! Em todas as situações da nossa vida, a melhor maneira de evangelizar alguém é através da nossa atitude!

PA: E como o PB deve viver a Palavra de Deus nesse caso?

Catequista: Deixando de apontar o dedo para os colegas e dizendo que são metidos sem ao menos conhecê-los!

PB: Devo ir até eles para conhecê-los de verdade! É isso catequista?

Catequista: Exatamente! Só assim você saberá quem são, do que gostam, o que vocês têm em comum, se conhecem Jesus!

PA: Poderão ser mais que colegas! Poderão ser amigos para sempre!

Catequista: É verdade! Devemos sempre olhar com misericórdia e compaixão para todos, sem julgamentos e preconceitos! É o que Jesus nos pede! Devemos viver os ensinamentos de Jesus ao invés de ficar controlando quem está ou não vivendo esses ensinamentos!

PB: Eu entendo catequista, mas nem sempre é fácil olhar com misericórdia!

Catequista: Nunca é! Mas devemos olhar pra dentro de nós, perceber o que é preciso mudar para sermos melhores a cada dia! Quando olhamos pra dentro de nós, nosso olhar para o mundo e para os irmãos se abre!



Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Como vimos no evangelho e na sugestão de teatro, é muito fácil falar dos erros dos outros! 
Então, para trabalhar esse tema, que tal propor às crianças que deem exemplos de situações e pessoas que as chateiam e depois ajudá-las a ter um outro olhar sobre a mesma pessoa e situação citadas.

A proposta é mostrar que se tivermos um olhar misericordioso para com o outro e se olhar antes para as nossas atitudes e os nossos erros, poderemos enxergar que o outro tem muito mais valor que imaginávamos.

Exemplo:

Situação/Julgamento - Minha mãe é uma chata que manda que eu arrume minha cama todo dia!

Olhar para dentro - Sou desobediente e preciso que todo dia minha mãe se/me chateie para que eu arrume minha cama.

Olhar misericordioso - Minha mãe me ama, se preocupa com minha educação, minha formação pessoal, quer me ensinar a ser uma pessoa responsável e organizada, tudo isso para o meu próprio bem!


Oração

 Senhor, envia Teu Santo Espírito para que eu sempre olhe meu irmão com caridade e misericórdia, que eu nunca o julgue, que antes eu olhe para dentro de mim e busque ser o evangelho vivo na vida do próximo. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário