domingo, 6 de janeiro de 2019


Missa de 20 de janeiro de 2019.
Resultado de imagem para bodas de caná desenho

2° Domingo do tempo Comum


Leituras
Primeira Leitura Is 62, 1-5
Salmo 95 (96)
Segunda Leitura 1 Cor 12, 4-11
Evangelho Jo 2, 1-11

Mensagem Principal

Irmãos e Irmãs, reunidos na casa de Deus e na presença de Jesus Cristo, podemos experimentar o Mistério Pascal, que nos convida a perceber e acolher, na fé, os sinais da manifestação amorosa do Senhor Jesus que se auto revela nas bodas de Caná. Essa auto revelação nos mostra que é somente fazendo a vontade do Senhor, que alcançaremos as graças em nossas vidas. Assim como Maria, nós devemos fazer o que o Senhor nos pede e ensinar as pessoas a fazerem o mesmo.

Fonte: Nova aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A liturgia de hoje apresenta a imagem do casamento como imagem que exprime de forma privilegiada a relação de amor que Deus (o marido) estabeleceu com o seu Povo (a esposa). A questão fundamental é, portanto, a revelação do amor de Deus.
A primeira leitura define o amor de Deus como um amor inquebrável e eterno, que continuamente renova a relação e transforma a esposa, sejam quais forem as suas falhas passadas. Nesse amor nunca desmentido, reside a alegria de Deus.
O Evangelho apresenta, no contexto de um casamento (cenário da “aliança”), um “sinal” que aponta para o essencial do “programa” de Jesus: apresentar aos homens o Pai que os ama, e que com o seu amor os convoca para a alegria e a felicidade plenas.
A segunda leitura fala dos “carismas” – dons, através dos quais continua a manifestar-se o amor de Deus. Como sinais do amor de Deus, eles destinam-se ao bem de todos; não podem servir para uso exclusivo de alguns, mas têm de ser postos ao serviço de todos com simplicidade. É essencial que na comunidade cristã se manifeste, apesar da diversidade de membros e de carismas, o amor que une o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Ideia de roteiro para teatro

Catequista: Olá crianças! Que bom que chegaram! Estava mesmo precisando de ajuda!

PA: Oba! Eu adoro ajudar!

PB: Eu também! Mas pra que precisa de ajuda catequista?

Catequista: Para arrumar a igreja! Hoje vai ter casamento comunitário.

PA: Sério???

PB: Eu adoro casamentos!

Catequista: Eu também crianças! Aliás, vocês sabiam que o primeiro milagre de Jesus foi realizado em um casamento?

PA: Sim! A minha avó sempre me fala sobre isso! E eu não entendo muito bem! Tem tanta coisa legal em festas de casamento que não acredito que acharam ruim de acabar o vinho!

PB: Eu ficaria triste se acabasse o bolo ou então os doces!

Catequista: Sim crianças, isso é realmente muito gostoso, mas naquela época, o vinho era um símbolo muito importante e faltar o vinho era uma grande vergonha para a família dos noivos.

PA: Nossa! Então foi uma grande sorte que Jesus estava lá!

PB: É, mas por pouco Jesus não recusou de realizar o milagre né?

Catequista: Sim crianças! Jesus estava se preparando para começar a missão que Deus paizinho deu à Ele mas ainda não era a hora Dele começar a realizar nada na frente de outras pessoas. Ele queria sim ajudar aquela família, mas não podia fazer nenhum milagre na frente de todos aqueles convidados.

PA: Então por que ele fez?

Catequista: Ah! Ele não podia recusar um pedido de sua querida mãe. A grande sorte daqueles noivos é que Maria estava presente. Ela com aquele bondoso coração queria muito ajudar aquela família.
Seria muito triste para eles se os convidados fossem embora da festa porque acabou o vinho. Então ela chamou Jesus e explicou o problema pra ele. Ele disse pra sua mãezinha que ainda não era hora e mesmo assim Maria chamou os servos e pediu para que eles fizessem tudo o que Jesus pedisse. Não teve como Ele recusar um pedido de sua mãe.

PB: Ah que lindo! Eu nem posso pensar em recusar um pedido da minha mãe.

PA: Nem eu!

Catequista: Então crianças quando os servos se aproximaram Jesus mandou que eles enchessem as jarras de água e trouxesse pra ele. Depois de abençoar a água pediu que ele levasse para os mestres de cerimonia da festa. E então todos gostaram muito daquele novo vinho. E disseram que era o melhor vinho de todos.

PA: Mas os que buscaram a água sabiam de onde vinha né catequista?

Catequista: Sim Crianças! E este foi o primeiro milagre de Jesus! E nós podemos pedir pra que Ele transforme o que precisamos em nossa vida!

PB: Qualquer coisa catequista?

Catequista: Sim PB! Basta que façamos como os servos que encheram as jarras. Temos que fazer tudo o que Jesus nos pedir para que nossas vidas também sejam transformadas.

PA: Sim! Quero sempre fazer a vontade de Jesus para que Ele sempre faça milagres na minha vida.

PB: Eu também quero!

Catequista: Sim crianças! Podemos também sempre convidar Maria pra estar conosco, pois ela tem o jeitinho certo de chegar no coração de Jesus!

PA: Sim catequista! Então vamos arrumar logo essa igreja para que Jesus venha abençoar todos estes casamentos.

Catequista: Sim! isso mesmo! E que nós possamos todos os dias encher as jarras que Jesus pedir e também o nosso coração para que sejam transformados todos os dias por Jesus.


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho




Fonte: Blog da Tia Paula

Oração
Senhor Jesus, que eu saiba sempre fazer o que o Senhor disser e consiga perceber os milagres a cada dia em minha vida. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário