Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Evangelho de Lucas 1,1-4;4,14-2

Missa de 27 de Janeiro de 2018


3º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras
Primeira Leitura Ne 8,2-4a.5-6.8-10
Salmo 18-19
Segunda Leitura 1Cor 12,12-30
Evangelho Lc 1,1-4;4,14-2
  
Mensagem Principal

Irmãos e Irmãs, Jesus é Aquele que veio trazer a libertação para o mundo. Ele é o Messias prometido e se revela tal como Ele é. Sua missão é libertar o povo oprimido pelo pecado e trazer a alegria definitiva, que somente Ele pode nos dar. Confiantes de que o próprio Cristo que proclama o ano da graça de Deus para nós. Fonte: Folheto Nova Aliança

Mensagem

A finalidade da obra de Lucas é, como dissemos, recordar aos crentes das comunidades de língua grega as suas raízes e a sua referência a Jesus. Neste texto em concreto, Lucas vai apresentar o programa que Jesus Se propõe realizar no meio dos homens, como uma proposta de libertação dirigida a todos os oprimidos.
O ponto de partida é a leitura do texto de Is 61,1-2. Esse texto apresenta o profeta anónimo que, em Jerusalém, consola os exilados, como um “ungido de Deus”, que possui o Espírito de Deus; a sua missão consiste em gritar a “boa notícia” de que a libertação chegou ao coração e à vida de todos os prisioneiros do sofrimento, da opressão, da injustiça, do desânimo, do medo. O que é mais significativo, no entanto, é a “actualização” que Jesus faz desta profecia: Ele apresenta-Se como o “profeta” que Deus ungiu com o seu Espírito, a fim de concretizar essa missão libertadora.
O projecto libertador de Deus em favor dos homens prisioneiros do egoísmo, da injustiça e do pecado começa, portanto, a cumprir-se na acção de Jesus (“cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir” – vers. 21). Na sequência, Lucas vai descrever a actividade de Jesus na Galileia como o anúncio (em palavras e em gestos) de uma “boa notícia” dirigida preferencialmente aos pobres e marginalizados (aos leprosos, aos doentes, aos publicanos, às mulheres), anunciando-lhes que chegou o fim de todas as escravidões e o tempo novo da vida e da liberdade para todos.
Lucas anuncia também, neste texto programático, o caminho futuro da Igreja e as condições da sua fidelidade a Cristo. A comunidade crente toma consciência, através deste texto, de que a sua missão é a mesma de Cristo e consiste em levar a “boa notícia” da libertação aos mais pobres, débeis e marginalizados do mundo. Ungida pelo Espírito para levar a cabo esta missão, a Igreja cumpre o seguimento de Jesus.Fonte: dehonianos.org

Ideia de roteiro para teatro

Na catequese...

Catequista: Crianças, hoje vamos falar sobre a importância de anunciar, de falar para todo mundo do amor de Deus... do quanto ele é bom e nos ama!

Personagem A: Ah que bom... porque eu tenho mesmo uma pergunta!

Catequista: É mesmo... que ótimo, então vamos lá... vamos começar por ela.

Personagem A: Tá... quero saber se a gente tem que falar do amor de Deus mesmo quando tá chateado, aborrecido, triste e bravo?

Catequista: Tem, tem sim...

Personagem A: Nossa mas isso não vai dar certo...

Catequista: Você tem toda razão...

Personagem A: Eu sabia... vou falar para a minha mãe agora mesmo...eu sabia...

Catequista: Porque falar para a sua mãe? Falar o que?

Personagem A: Falar que quando eu briguei com o meu primo porque ele destruí minha bicicleta quando caiu lá no sitio do vovô, se machucou todo ela queria que eu fosse lá ajudar ele, e dizer que ele não precisava ter medo de ter quebrado a perna... que Jesus ia ajuda-lo a sarar... que Jesus estava com ele...Ela estava MUITO errada em me pedir isso... fiz bem de não ir...estava muito bravo e chateado... não ia dar certo...

Catequista: É realmente, bravo e chateado não ia dar certo!

Personagem A: Sabia!

Catequista: Mas sua mãe estava muito certa no pedido que te fez e você não fez nada bem de não obedecer...

Personagem A: Mas tiaa e a minha bicicletaa?

Catequista: E o seu primo com dor?

Personagem A: Ah eu não consegui ajudar ele... eu estava com o meu coração doendo por causa da minha bicicleta novinha e toda estrupiada... e tem mais, to mais prejudicado ainda... minha mãe disse que enquanto eu não ir na casa do meu primo, visitar ele, porque tá com o pé quebrado e dizer que não tem problema ter quebrado minha bicicleta e que eu estava muito feliz porque ele estava bem, ela não vai me dar outra bicicleta e papai concorda com ela! Estou muito triste!

Catequista: Tem um jeito de você cumprir a sua missão de anunciar o amor de Deus e curar o seu coração...

Personagem A: Qual?

Catequista: Pedir ajuda para o Espirito Santo! Só Ele nos ajuda a ter a força necessária e curar nosso coração para ajudar o próximo e falar do grande amor de Deus por nós... Esta é a nossa missão...Quando foi que isso aconteceu?

Personagem A: Sábado passado, depois da catequese...

Catequista: Nossa e já faz uma semana que você está assim, triste e desobediente a Deus, a mamãe e o papai?

Personagem A: Tia, não briga comigo... eu que sou o injustiçado!

Catequista: Você ama o seu priminho, te faz falta brincar com ele? não acha que ele está sentindo sua falta?

Personagem A: Amo sim... acho sim que ele está precisando de um amigo, afinal, tá lá de perna quebrada, eu podia ir lá jogar vídeo game com ele...

Catequista: E que mais?

Personagem A: Podia dizer para ele que não tem problema ter estragado minha bicicleta, pedir desculpas porque não quis ajudar ele e contar que na Catequese aprendi que a nossa grande missão é falar do amor de Deus... dizer isso para todos!

Dar um abraço e dizer que amo ele!

Catequista: Isso... isso mesmo... eu tenho certeza que Jesus vai ficar muito feliz e sua mãe e seu pai quando souberem que mudou de opinião com  a ajuda do Espirito Santo, logo vão planejar te dar outra bicicleta.

Personagem A: É tia, talvez eles não tenham dinheiro agora, Papai ficou desempregado... mas não tem problema, sei que quando puder vão me dar...

Catequista: Isso, o maior bem é ter o amor de Deus no coração... Eles ficarão orgulhosos de ter um filho evangelizador, um anunciador do amor de Deus....

E não se preocupe com o desemprego do seu papai, diga a ele que confie... quando cuidamos das coisas de Deus com amor, como a sua família faz e ensina você a fazer, Deus cuida das nossas coisas, das nossas necessidades, Deus vai providenciar o emprego do seu pai.

Personagem A: Vai, sim tia. Amém... eu vou lá na minha casa contar para eles logo depois da nossa catequese e depois vamos juntos na casa do meu primo!

Catequista: Isso... isso mesmo! Vá cumprir sua missão de falar de Jesus, do graaandeee amor de Deus por nós!

Sugestão de Música

A primeira leitura nos diz: "O Senhor é a minha força"!
Sim, Ele é! Nossa força, nossa alegria, nossa razão de viver e seguimos seguros em Suas mãos!
Um belo exemplo de anuncio da boa nova!
Música linda para ensinar a criançada!


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Sabemos que levar a Boa Nova, anunciar o evangelho é a nossa GRANDE missão!

Mas sabemos também que nem sempre é fácil, pensamos... e a MINHA DOR, o MEU SENTIMENTO... como fazer... hoje não quero anunciar nada... hoje estou na "batida" do "ama eu"...
Sim, isto é muito comum... e entre os pequenos também, claro.

Por isso, precisamos fazer com que eles conheçam cada sentimento, cada sensação ou ao menos as mais comuns em nós... isso deve ser feitos por 3 motivos, para que eu me conheça, conheça o outro e mais que tudo para que eu saiba como pedir ajuda e ajudar pela graça e luz do nosso amigão Espirito Santo!

Pesquisando, encontramos o "livro dos sentimentos, de Todd Pars...saiba mais aqui http://www.aprenderebrincar.com/2013/09/livro-dos-sentimentos-todd-parr.html

Não é nenhuma publicação de cunho religioso, é uma linda descoberta de sentimentos e pode ser utilizada para este fim que propomos hoje.

Gravamos algumas figuras e pensamos no seguinte.

Mostre elas aos poucos para as crianças e perguntem... quem já se sentiu assim? e como é?
Bom, ruim?

Escute o que eles dizem...

E conhecem alguém que fica assim as vezes? quem ? papai, mamãe, um irmão ou amiguinho?

E por fim explique o quão importante é levar a Boa Nova, o anuncio do amor de Deus, nem sempre estamos super bem para isto, mas o Espirito Santo de Deus nos faz estar...e vamos a luta! É preciso, é necessário.

Apresente as ferramentas, a bíblia, a oração,  a catequese, a missa....Nossa conversa dia a dia com Jesus, se queremos, Deus nos ajuda!

Vejam as figurinhas:




















Oração

Querido Jesus, que eu sempre tenha um sorriso lindo para dar a quem eu encontrar.
Mesmo triste, que eu nunca me esqueça que o Senhor é a minha alegria, a minha força!
 Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário