segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Evangelho de Lucas 4, 21-30

Missa de 03 de Fevereiro de 2019


4º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras
Primeira Leitura Jer 1,4-5.17-19
Salmo 70 (71)
Segunda Leitura 1 Cor 12, 31 - 13, 13
Evangelho Lc 4, 21-30

(Fonte: Liturgia Diária CNBB)




Mensagem Principal
A liturgia deste domingo continua a celebrar o mistério da epifania de Jesus como o Messias, o Salvador da humanidade. Nesta celebração recordamos o dia em que Jesus viveu a experiência de desprezo e rejeição de sua própria comunidade, consequência de sua prática e de sua missão profética. Hoje somos convidados a celebrar com todos os povos e culturas o louvor de nosso Deus, que nos fortalece e nos dá coragem para cumprir a nossa missão profética.


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

O tema da liturgia deste domingo convida a refletir sobre o “caminho do profeta”: caminho de sofrimento, de solidão, de risco, mas também caminho de paz e de esperança, porque é um caminho onde Deus está. A liturgia de hoje assegura ao “profeta” que a última palavra será sempre de Deus: “não temas, porque Eu estou contigo para te salvar”.
A primeira leitura apresenta a figura do profeta Jeremias. Escolhido, consagrado e constituído profeta por Jahwéh, Jeremias vai arrostar com todo o tipo de dificuldades; mas não desistirá de concretizar a sua missão e de tornar uma realidade viva no meio dos homens a Palavra de Deus.
O Evangelho apresenta-nos o profeta Jesus, desprezado pelos habitantes de Nazaré (eles esperavam um Messias espetacular e não entenderam a proposta profética de Jesus). O episódio anuncia a rejeição de Jesus pelos judeus e o anúncio da Boa Nova a todos os que estiverem dispostos a acolhê-la – sejam pagãos ou judeus.
A segunda leitura parece um tanto desenquadrada desta temática: fala do amor – o amor desinteressado e gratuito – apresentando-o como a essência da vida cristã. Pode, no entanto, ser entendido como um aviso ao “profeta” no sentido de se deixar guiar pelo amor e nunca pelo próprio interesse… Só assim a sua missão fará sentido.. (Fonte: dehonianos.org)



Ideia de roteiro para teatro

Catequista: Olá crianças! Tudo bem?

Personagem A responde sem ânimo: Oi!

Personagem B responde todo animado: Oi catequista! Tudo ótimo!

Catequista: Nossa PA, mas o que foi que aconteceu pra você estar tão desanimado??

PA: Você não vai acreditar!!!

Catequista: O que?

PA: Lembra que aprendemos na Catequese que precisamos evangelizar a todos? E que a senhora nos deu a tarefa falar de Jesus em casa, na escola e tal?

Catequista: Claro que eu lembro!!

PA: Então, fui falar de Jesus para os meus colegas na escola. Eles deram risada de mim, não me escutaram e me deixaram falando sozinha!!!

PB: Sério?? Comigo não foi assim não!! Estou muito empolgado, pois falei de Jesus para a minha avó e ela ficou muito muito feliz!!

PA: Mas a sua avó precisa escutar de Deus?

PB: Ah, minha vó é a pessoa que mais conhece Deus que existe! Ela vai a missa, reza o terço todos os dias! Amo a minha avó!!

PA: Mas ai não vale!! A Catequista falou que precisamos falar de Jesus para quem não o conhece! A sua avó conhece muito bem Ele!!

PB: Sabe o que é, não quis correr o risco que acontecesse comigo o que aconteceu com você! Então escolhi alguém que eu sabia que ia acolher o que eu estava falando!

PA: Mas não vale assim não!!!

PB: Vale sim! E eu não quis correr o risco de falar de Jesus e não ser escutado como aconteceu com você, PA!

Catequista: Calma crianças! Bom, uma coisa é certa, fico feliz que vocês tenham falado de Jesus para as pessoas. Precisamos nos prepara para Sua vinda!

PB: Que bom!!

Catequista: Agora, precisamos aprender uma coisa com Jesus!

PA: O que?

Catequista: A continuar caminhando, nunca desistir da nossa missão.

PB: Como assim?


Catequista: Jesus, assim como você PA, também foi rejeitado...

PA: Verdade?

Catequista: Sim, verdade! Jesus começou a ensinar e as pessoas o mandaram embora.

PA: E o que Jesus fez?

Catequista: Jesus continuou caminhando! Isso precisamos aprender, continuar caminhando! Precisamos preparar a vinda de Jesus sem medo do que as pessoas vão dizer e pensar! Jesus nos ama tanto e quer cada vez mais e mais pessoas perto Dele. Por isso, nós que estamos aqui e escutamos seus ensinamentos, precisamos trazer mais e mais pessoas para perto Dele.

PB: Mas e se as pessoas não quiserem ouvir?

Catequista: Não devemos desistir da nossa missão, só porque não nos deram ouvidos! Se as pessoas não nos escutarem, devemos fazer como Jesus, continuar caminhando! A nossa missão é evangelizar, é preparar a vinda de Jesus.

PA: Agora entendi! Não podemos deixar que o medo nos impeça de falar. Precisamos ter coragem e continuar a nossa missão.

Catequista: Muito bem, vocês aprenderam direitinho!!

PB: E se no meio da caminhada tivermos medo?

Catequista: Quando o medo aparecer, precisamos pedir ao Espirito Santo que nos dê força e coragem nessa missão! Pois quem crê em Deus e é guiado pelo Espírito Santo, não tem o que temer!



Sugestão de Música





Ideia para trabalhar o Evangelho

Esse é um Evangelho muito bom para trabalhar na Criança a autenticidade! Precisamos ser autênticos e não nos importarmos com o que os outros vão pensar e falar de nós!! Pensando nisso, precisamos estar armados como verdadeiros soldados de Jesus!!

Para isso, precisamos trabalhar a Armadura do Cristão, que nos fortalece e nos dá poderes para imitarmos Jesus!
Então, para trabalhar a Armadura do Cristão, leia para as crianças Efésio 6, 10-17.



A sugestão para trabalhar a Armadura do Cristão, é confeccionar todas as partes da Armadura para vestir nas crianças. Então vai explicando todas as partes da Armadura: Capacete da Salvação, Couraça da Justiça, Escudo da Fé, Cinto da Verdade, Espada da Palavra de Deus e Espírito Santo e Bota da Anunciação.

Após a explicação de todos, perguntar às crianças quem quer receber a Armadura do Cristão. 

Então pode ser feito uma oração pedindo a Jesus que nos dê a Armadura do Cristão para termos força e coragem de preparar a vinda Dele.

A sugestão para confeccionar a Armadura para colocar nas crianção é a seguinte:

- Capacete da Salvação: Pode ser feito de Jornal;
- Couraça da Justiça: Pode ser feito de TNT;
- Escudo da Fé: Pode ser feito de EVA ou Prato descartável grande ou até mesmo de papel panamá;
- Cinto da Verdade: Pode ser feito de TNT com a letra V no meio;
- Espada da Palavra de Deus e do Espírito Santo: Pode ser feito de jornal;
- Bota da Anunciação: Pode fazer apenas o cano da bota de TNT preto para colocar por cima do sapato.



Oração

Espirito Santo, meu amigão e companheiro, me ajude a sempre ter força e coragem de preparar a vinda de Jesus! Que eu O anuncie a todos, sem medo, sem vergonha, pois é o Senhor quem fala em mim! Amém!

2 comentários:

  1. Muito bem explicado, material sempre útil, dá pra perceber que o conteúdo foi preparado com carinho!Um forte abraço e obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Débora,
      Muito obrigada pelo carinho da sua mensagem!!
      Saiba que mensagens assim fortalecem a nossa missão!!
      Que Deus continue derramando suas ricas bençãos na sua vida e na sua missão!
      Abraço fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir