segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

EVANGELHO LUCAS 5,1-11

Missa 10 de Fevereiro de 2019


Resultado de imagem para desenho pescadores de homens
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM “EM ATENÇÃO À TUA PALAVRA, VOU LANÇAR AS REDES”


Leituras
Primeira Leitura (Is 6,1-2a.3-8)
Salmo  (137(138))
Segunda Leitura (1Cor 15,1-11)
Evangelho (Lc 5,1-11)
Fonte: Folheto Nova Aliança



Mensagem Principal

O Evangelho deste Domingo nos ajuda a compreender que a escuta obediente à Palavra do Senhor nos leva ao encontro com a Vida Nova.
Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM
O texto que nos é proposto como Evangelho é uma catequese que procura apresentar as coordenadas fundamentais da identidade cristã: o que é ser cristão? Como se segue Jesus? O que é que implica seguir Jesus?
Ser cristão é, em primeiro lugar, estar com Jesus “no mesmo barco” (vers. 3). É desse barco (a comunidade cristã), que a Palavra de Jesus se dirige ao mundo, propondo a todos a libertação (“pôs-Se a ensinar, da barca, a multidão”).
Ser cristão é, em segundo lugar, escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele diz, cumprir as suas indicações, lançar as redes ao mar (vers. 4-5). Às vezes, as propostas de Jesus podem parecer ilógicas, incoerentes, ridículas (e quantas vezes o parecem, face aos esquemas e valores do mundo…); mas é preciso confiar incondicionalmente, entregar-se nas mãos d’Ele e cumprir à risca as suas indicações (“porque Tu o dizes, lançarei as redes” – vers. 5).
Ser cristão é, em terceiro lugar, reconhecer Jesus como “o Senhor” (vers. 8): é o que faz Pedro, ao perceber como a proposta de Jesus gera vida e fecundidade para todos. O título “Senhor” (em grego, “kyrios”) é o título que a comunidade cristã primitiva dá a Jesus ressuscitado, reconhecendo n’Ele o “Senhor” que preside ao mundo e à história.
Ser cristão é, em quarto lugar, aceitar a missão que Jesus propõe: ser pescador de homens (vers. 10). Para entendermos o verdadeiro significado da expressão, temos de recordar o que significava o “mar” no ideário judaico: era o lugar dos monstros, onde residiam os espíritos e as forças demoníacas que procuravam roubar a vida e a felicidade do homem. Dizer que os seus discípulos vão ser “pescadores de homens” significa que a missão do cristão é continuar a obra libertadora de Jesus em favor do homem, procurando libertar o homem de tudo aquilo que lhe rouba a vida e a felicidade. Trata-se de salvar o homem de morrer afogado no mar da opressão, do egoísmo, do sofrimento, do medo – as forças demoníacas que impedem a felicidade do homem.
Ser cristão é, finalmente, deixar tudo e seguir Jesus (vers. 11). Esta alusão ao desprendimento do discípulo é típica de Lucas (cf. Lc 5,28;12,33;18,22): Lucas expressa, desta forma, que a generosidade e o dom total devem ser sinais distintivos das comunidades e dos crentes que seguem Jesus.
Uma palavra, ainda, para o papel proeminente que Pedro aqui desempenha: a comunidade lucana é uma comunidade estruturada, que reconhece em Pedro o “porta-voz” de todos e o principal animador dessa comunidade de Jesus que navega nos mares da história.

Fonte: www.dehonianos.org/portal/liturgia


Ideia de roteiro para teatro


(PA entra todo preocupado e encontra PB)     
PA: Oi PB!
PB: Oi PA, tudo bem e com você?
PA: Ah PB eu não estou nada bem, estou muito preocupado!
PB: Eita mas o que aconteceu PA?
PA: Eu não estou com dificuldade em uma matéria de escola, na verdade já até desisti!
PB: Como assim desistiu, está louco! Você pode repetir de ano sabia?
PA: Nossa PB não seja exagerado, ano ainda está começando.
PB: Ué que falei que já desistiu foi você! Se você desistiu é porque não vai mais estudar essa matéria, certo?
PA: Você está louco! Meu pai e minha mãe ficariam uma fera comigo! Preciso dar um jeito, mas não sei o que fazer, por mais que eu tente não consigo entender essa matéria.
PB: Ué pede ajuda para professora, sei lá!
PA: Já pensei nisso, mas tenho tanta vergonha e pedir ajuda para professora, parece que a turma inteira aprendeu, menos eu.
PB: Nossa PA! Lembrei de uma coisa muito importante que ouvi no evangelho de hoje e acho que pode te ajudar muito.
PA: Sério? Mas o que é me fala.
PB: No evangelho de hoje Jesus ensina para os discípulos que todos devem confiar e acreditar nele e que todos devemos estar atentos e obedecer a sua palavra e que assim conseguiremos alcançar nossos sonhos e objetivos.
PA: Mas PB não entendi em que o evangelho pode me ajudar!
PB: Olha só, acho que não vou conseguir te explicar, espera aí um pouco, vou ligar para a Catequista, para me ajudar! Ela está por aqui
(Então PB pega celular para ligar para catequista e sai de cena por um minuto e volta)
PB: Pronto PA, já expliquei tudo para Catequista, ela está chegando para ajudar.
(Catequista entra)
C: Oi crianças! Tudo bem com vocês?
PA: Oi C, tudo mais o menos!
C: Estou sabendo do seu problema PA!
PA: Pois é C, estou muito preocupado, sem saber o que fazer, não quero deixar meus pais chateados comigo, mas ao mesmo tempo não quero pedir ajuda da professora, tenho vergonha, todos irão me achar um burro.
C: Não diga isso PA, ninguém tem que achar nada e outra coisa, não é vergonha nenhuma pedir ajudar, assumir que precisa de ajuda.
PB: Eu disse para ele que não tem nada de mais em pedir ajuda, assim como eu pedi para senhora me ajudar a explicar para ele sobre o evangelho de hoje.
C: PA, seu amigo tem razão! O evangelho de hoje nos traz uma mensagem muito importante e essa mensagem te ajudará nessa questão.
PA: Mas como C? Me explica por favor!
C: Jesus pedi para Pedro voltar ao mar para pescar. Pedro sem esperança e cansado, diz a Jesus que faria isso somente por que ele estava pedindo. Nesse momento Pedro apesar de estar desanimado confiou em Jesus e nas suas palavras e o obedeceu. Então um grande milagre aconteceu! Eles conseguirem pescar tantos peixes que precisaram até de outra barca para colocar os peixes.
PA: Nossa C, Pedro obedeceu e acreditou em Jesus e tudo deu certo!
C: Isso mesmo PA! A mensagem desse Evangelho nos motiva a nunca desistirmos, a tentarmos quantos vezes precisarem. Saber que Jesus está perto e que Ele nos orienta, nos ilumina com o Seu Espírito é a nossa segurança para nunca perdermos a esperança. 
PB: Viu PA, não disse que o evangelho de hoje te ajudaria.
PA: Me ajudou mesmo! Já estava sem esperança assim como Pedro, mas agora sei que o que precisava ouvir essa explicação da palavra de Deus para entender que preciso ter confiança no poder de Deus e que se eu pedir com fé e for obediente a Ele, vou conseguir o que preciso.
C: Muito bem PA, mas assim como Pedro é preciso confiar, obedecer e fazer a sua parte, você também precisa fazer a sua parte. Primeiro você acalma seu coração, faça uma linda oração a Deus explicando e pedindo o que você precisa, que no caso é entender sua matéria escolar para melhorar seu desempenho e depois vai buscar ajuda, com sua professora e até mesmo com seus pais. Tenho certeza que ficarão felizes em ajuda-lo, principalmente por ver que está interessado a melhorar. E outra coisa também muito importante, procure estudar mais sobre a matéria, com certeza te ajudará.
PA: Tudo bem C, senhora tem razão! Vou me dedicar mais aos estudos e pedir ajuda para minha professora e meus pais. E Claro! Antes de tudo vou conversar com Deus. Já estou confiante que vou conseguir.
C: Isso mesmo PA parabéns! 

PB: Catequista, tenho uma duvida! no evangelho Jesus fala Pedro segui-lo pois irá fazer dele Pescador de homens, o que Jesus quis dizer com isso? Como assim pescador de homens?

C: Boa pergunta PB! Pescar homens para Jesus é falar do amor de Jesus para as pessoas, dizer a elas que só Jesus pode levá-las novamente para perto de Deus. Pescar homens significa pescar pessoas de um mundo sem Deus e levá-las para a vida eterna com Deus.
 Se você já tem Jesus em sua vida, você pode e deve falar do amor de Jesus para outra pessoa. Assim ela poderá viver melhor aqui na terra e ainda esperar com alegria a vida eterna com Deus. Então todos nós somos convidados por Jesus a sermos pescadores de homens
PB: Que legal, com certeza aceito o convite de Jesus, serei um grande pescador!
PA: Eu também!
C: Muito bem crianças! Agora vamos rezar juntos? Assim nos ajudaremos você nessa missão
PA: Oba, Vamos!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho



Oração

Jesus, eu aceito seu convite para ser pescador de homens e assim poder servir a Deus, ensinando sobre seu amor a todos.
Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário