sábado, 16 de fevereiro de 2019

Evangelho de Lucas 6, 17.20-26

Missa do dia 17 de Fevereiro de 2019


Fonte: http://uniaoinfantil.blogspot.com
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM “AS BEM AVENTURANÇAS”
Leituras
Primeira Leitura Jr 17, 5-8
Salmo  1, 1-2.3.4.6 R. Sl 39, 5a
Segunda Leitura 1Cor 15,12.16-20
Evangelho Lc 6,17.20-26
Fonte: Folheto Nova Aliança

Mensagem Principal

Irmãos e Irmãs, a Liturgia deste Domingo, nos ajuda a compreender que as bem aventuranças são um caminho seguro para realizarmos em nossa vida a vontade de Deus.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

Lucas inicia este “discurso da planície” com quatro bem-aventuranças (que equivalem às nove de Mateus). Os destinatários destas bem-aventuranças são os pobres, os que têm fome, os que choram, os que são perseguidos. A palavra grega usada por Lucas para “pobres” (ptôchos) traduz certos termos hebraicos (‘anawim, dallim, ebionim) que, no Antigo Testamento, definem uma classe de pessoas privadas de bens e à mercê da prepotência e da violência dos ricos e dos poderosos. São os desprotegidos, os explorados, os pequenos e sem voz, as vítimas da injustiça, que com frequência são privados dos seus direitos e da sua dignidade pela arbitrariedade dos poderosos. Por isso, eles têm fome, choram, são perseguidos. Ora, serão eles, precisamente, os primeiros destinatários da salvação de Deus. Por quê? Porque a proposta libertadora de Deus é para uma classe social, em exclusivo? Não. Mas porque eles estão numa situação intolerável de debilidade e Deus, na sua bondade, quer derramar sobre eles a sua bondade, a sua misericórdia, a sua salvação. Depois, a salvação de Deus dirige-se prioritariamente a estes porque eles, na sua simplicidade, humildade, disponibilidade e despojamento, estão mais abertos para acolher a proposta que Deus lhes faz em Jesus.
As bem-aventuranças manifestam, numa outra linguagem, o que Jesus já havia dito no início da sua atividade na sinagoga de Nazaré: Ele é enviado pelo Pai ao mundo, com a missão de libertar os oprimidos. Aos pequenos, aos privados de direitos e de dignidade, aos simples e humildes, Jesus diz que Deus os ama de uma forma especial e que quer oferecer-lhes a vida e a liberdade plenas. Por isso eles são “bem-aventurados”.
As “maldições” (ou os quatro “ais”) aos ricos que preenchem a segunda parte do Evangelho de hoje são o reverso da medalha. Denunciam a lógica dos opressores, dos instalados, dos poderosos, dos que pisam os outros, dos que têm o coração cheio de orgulho e de autossuficiência e não estão disponíveis para acolher a novidade revolucionária do “Reino”. As advertências aos ricos não significam que Deus não tenha para eles a mesma proposta de salvação que apresenta aos pobres e débeis; mas significam que, se eles persistirem numa lógica de egoísmo, de prepotência, de injustiça, de autossuficiência, não terão lugar nesse “Reino” que Jesus veio propor.

Ideia de roteiro para teatro

PA: (Entra todo feliz carregando uma sacola cheia de brinquedos) Gente olha quanto brinquedo eu consegui arrecadar com meus amigos da escola?

PB: Nossa PA porque você tá cheio desses brinquedos aí? Você já tem tanto brinquedo na sua casa!

PA: Sim, eu tenho muitos brinquedos mesmo, mas foi por isso que eu quis arrecadar alguns brinquedos para meus amiguinhos da escola que não tem nenhum. E você PB não quer aproveitar para doar alguns brinquedos para as crianças carentes?

PB: De jeito nenhum!

PA: Mas aqueles que você não brinca mais, que você nem acha mais graça no brinquedo. É desses que eu estou falando.

PB: Mesmo assim, nem esses eu vou dar.

PA: Nossa PB, precisamos cuidar desses amiguinhos mais carentes, se preocupar com eles!

PB: Ah tá!!! Se eu perder meu tempo me preocupando com essas coisas, como vou aproveitar meu brinquedos e jogos novos? Nem conte com minha ajuda!

PA: Tudo bem, mas não se esqueça que você está deixando de lado aqueles que são muito especiais ao coração de Deus!

C: Oi crianças !!! PA o que está carregando aí nessa sacola?

PA: São brinquedos, catequista, que eu estou arrecadando para meus amiguinhos da escola que não tem brinquedos. Tem algumas crianças lá que estão passando por um momento difícil na família deles. Alguns os pais estão desempregados, outros não tem pai ou não tem mãe e quem cuida tem pouquinho dinheiro que nem dá pra comprar brinquedos, às vezes não dá nem pra comprar comida direito.

C: Que bonita sua atitude! Isso é seguir os ensinamentos que Jesus nos deixou. Jesus disse que Deus ama os pobres e que Ele foi enviado para trazer justiça e cuidar daqueles que estão necessitados.

PA: Eu disse para o PB ajudar na doação e ele não quer nem saber em ajudar, o amor dele pelas coisas que ele tem, é muito maior do que o amor dele pelas pessoas. E agora C, ele não vai mais pra pertinho de Deus por causa disso?

PB: Poxa PA eu não sabia que minha atitude estava sendo tão egoísta assim. Espere um pouco antes de entregar os brinquedos para os seus coleguinhas da escola. Prometo que vou separa vários brinquedos legais que eu tenho para você levar.

C: Olha PA o amor de Deus por nós é igual. Como o PB percebeu que estava sendo egoísta e resolveu mudar a atitude dele, isso traz ele para mais perto do coração de Deus. Quando cuidamos daqueles que estão mais necessitados somos sinais do amor de Deus na vida daquela pessoa e estamos vivendo os ensinamentos que Jesus nos deixou.

PB: Então vamos PA! Vamos passar na minha casa primeiro que eu já quero separar alguns brinquedos para seus amiguinhos! Eu posso ir com você para entregar?

PA: Claro! Tenho certeza que ficarão muito felizes em te conhecer!

 Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Nesse evangelho vamos trabalhar com as crianças o amor de Deus por aqueles que vivem na pobreza, são injustiçados.
Levar imagens de crianças no semáforo pedindo esmola, crianças tristes. Imagens que mostrem crianças que vivem à margem da sociedade.
Iniciar a conversa pedindo as crianças que digam o que estão vendo nas imagens.
Converse que muitas dessas crianças das imagens não vão à escola, não tem um brinquedo para brincar, não tem quem as defenda, passam fome.
Logo em seguida falar sobre a mensagem deste evangelho, que quer trazer para nós o amor especial de Deus por aqueles mais necessitados, sofridos. Jesus veio nos ensinar esse amor misericordioso.
Listar com as crianças atitudes misericordiosas com as pessoas como as que aparecem nas fotos.
Exemplos de atitudes que as crianças podem falar:
- Doar comida;
- Procurar os pais dessas crianças ou as pessoas responsáveis por elas para que procurem uma escola para as crianças estudarem;
- Fazer uma campanha para arrecadar brinquedos e doar para as crianças;
Muitas outras atitudes poderão ser colocadas pelas crianças. Reforçar com elas o valor das atitudes boas, positivas.
Depois de construírem a lista com as boas atitudes, reforçar com as crianças que nosso cuidado e carinho com as pessoas necessitadas, pobres, injustiçadas ou que estão passando por qualquer dificuldade, é sinal do amor de Deus por elas. Seguindo os ensinamentos de Jesus, seremos sinal do amor de Deus a todas as pessoas.


Oração

Jesus, entrego-te meu coração para que eu sempre busque o teu caminho. Que eu não me perca diante das riquezas do mundo e nunca deixe de olhar e cuidar daqueles que se encontram mais fragilizados. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário