segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Evangelho de Mateus 2,1-12

Missa de 06 de janeiro de 2019

Imagem relacionadaSOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

Leituras
Primeira Leitura Is 60,1-6
Salmo Sl  (71(72))
Segunda Leitura Ef 3,2-3a.5-6
Evangelho Mt 2,1-12

Mensagem Principal

Caríssimos irmãos e irmãs, a manifestação de Jesus às nações traz ao mundo uma nova luz, devolvendo a todos a esperança da salvação e da libertação. Essa salvação não se dá da forma que os estudiosos das escrituras pensavam, através de um rei forte e poderoso; a salvação vem de onde menos se espera: da fragilidade de um menino. E, somente pela graça de Deus, pode-se enxergar nesse menino o Messias prometido.

Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens… Ele é uma “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.
A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.
No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-no com esperança até O encontrar, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-no como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem exceção.
A segunda leitura apresenta o projeto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.


Ideia de roteiro para teatro


PA entra com cara brava.


PB: Oi PA! Está tudo bem com você?

PA: Não está não! Minha mãe já inventou coisas pra eu fazer bem na hora que estava brincando na rua com meus amigos.

Catequista: Nossa e o que sua mãe inventou?

PA: Fomos visitar minha tia e o bebê novo que ela ganhou.

PB:Nossa, mas isso é muito legal!


PA: Sim um bebê novo é sempre legal, mas minha mãe me tirou da brincadeira na melhor parte!
Me fez deixar tudo de lado e tomar banho pra gente ir. Depois ainda passou no shopping pra comprar presente. Foi tudo muito demorado.


PB: Ah PA! Mas é assim mesmo! Você não ouviu no Evangelho que dizia que os reis magos foram visitar Jesus?

PA Reis magros?

PB: Não PA! Reis magos! Eram reis muito sábios e poderosos e eles deixaram tudo para visitar Jesus!

PA: Mas vai ver eles não estavam na melhor parte da brincadeira!

Catequista: Eles viajaram um longo caminho para adorar Jesus e ofertar-lhe presentes PA. Deixaram tudo e seguiram a estrela.

PA: Ah Catequista, mas era Jesus né? 

Catequista: Sim PA! Era Jesus! 

PA: Se minha mãe não fosse antes comprar presente teria sido bem mais rápido!

PB: Mas sempre que visitamos um bebê levamos uma lembrancinha de boas vindas!

Catequista: Isso mesmo! E os reis magos ofereceram para Jesus ouro, incenso e mirra!

PA: E porque estes presentes ?

Catequista: O ouro representa a realeza e Jesus nasceu para ser o rei dos Judeus, Incenso era um símbolo da oração, usado no templo para representar a subida das orações até Deus, assim como a fumaça. E a mirra era utilizada para embalsamar e perfumar. Depois que Jesus morreu usaram mirra para ungir o corpo dele. 

PA: Nossa e os reis deram tudo isso logo que ele nasceu!

PB: Catequista porque eles ficaram tão feliz de ver a estrela?

Catequista: Porque a estrela indicava o lugar onde estava o salvador! E todos esperavam ansiosos pelo Messias que viria para salvar o povo de Israel.
E vendo a estrela sabiam que estavam chegando perto de onde Jesus estava.

PA: Depois de comprar o presente quando finalmente chegamos pra fazer a visita eu também fiquei muito feliz! É muito bom ver um bebezinho novinho né?

PB: Eu também fico muito feliz toda vez que encontro algum bebê! Minha mãe sempre diz que cada bebê que nasce é sinal de que Deus acredita em nós.

Catequista: Isso mesmo PB! Cada pessoa que vem para o mundo traz com ela uma missão e nós que somos cristãos temos a grande missão de espalhar o amor de Deus e de levar a alegria e esperança que o nascimento de Jesus nos trouxe.

PA: Pensando bem gente não vou mais reclamar de visitar bebês não! Vou me lembrar da viagem longa dos reis e do quanto é importante espalhar a esperança e o amor! E não tem nada que enche mais nosso coração de amor do que um bebê!

Catequista: Isso mesmo crianças!

PB: Ah Catequista já ia me esquecendo de perguntar, Porque os reis não podiam contar pra Herodes onde Jesus estava?

Catequista: Ah sim! É porque eles foram avisados em sonho por Deus, pois Herodes queria matar Jesus.

PA: Nossa ainda bem que eles voltaram por outro caminho então!

PB: É mesmo! Que bom!

PA: Da próxima vez que for visitar um bebê eu mesmo vou ajudar a escolher um presente especial e vou com o coração ainda mais alegre de lembrar da visita especial dos magos.

Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos preparar alguns presentes para ofertar pra Jesus?

Levar para o encontro uma caixa enfeitada onde serão depositados os presentes elaborados pelas crianças.

Montar alguns presentes que poderão ser encontrados no local do encontro. Desenhos, flores, pedrinhas, elementos da natureza.

Resultado de imagem para bau de tesouro desenho

Oração

Jesus, neste dia que eu saiba te entregar de presente meu coração e minha vida. Que a alegria do seu nascimento esteja sempre inundando meu ser e que eu seja canal dessa alegria na vida de todos que passarem pela minha.


2 comentários:

  1. AMO ESSAS HITÓRINHA. USAMOS ELA AQUI NA NOSSA IGREJA
    SÃO NORBERTO EM MONTES CLAROS - MG

    ResponderExcluir
  2. Que alegria em saber que nossas histórias são usadas por vocês!
    Muito obrigada pelo carinho!
    Forte abraço da Turminha do Cantinho dos Anjos!

    ResponderExcluir