quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Evangelho de Lucas 2, 41-52

Missa de 30 de dezembro de 2018


FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA E JOSÉ - OITAVAS DE NATAL


Leituras
Primeira Leitura Eclo 3,3-7.14-17a
Salmo 127/128
Segunda Leitura Cl 3,12-21
Evangelho Lucas 2, 41-52
Fonte: http://liturgiadiaria.cnbb.org.br

Mensagem Principal

Amados irmãos e irmãs, na Liturgia de hoje, voltamos nosso olhar para a Família de Nazaré, a comunidade de amor de Jesus: Maria e José. Ela é o grande modelo para as famílias cristãs e de acolhida da Palavra de Deus. Jesus nasceu numa família, para mostrar a importância de um lar na formação do ser humano, em todas as suas potencialidades e dimensões.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A liturgia deste domingo propõe-nos a família de Jesus como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… Como a família de Jesus – diz-nos a liturgia deste dia – as nossas famílias devem viver numa atenção constante aos desafios de Deus e às necessidades dos irmãos.

O Evangelho põe-nos diante da Sagrada Família de Nazaré apresentando Jesus no Templo de Jerusalém. A cena mostra uma família que escuta a Palavra de Deus, que procura concretizá-la na vida e que consagra a Deus a vida dos seus membros. Nas figuras de Ana e Simeão, Lucas propõe-nos também o exemplo de dois anciãos de olhos postos no futuro, capazes de perceber os sinais de Deus e de testemunhar a presença libertadora de Deus no meio dos homens.
A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser “Homem Novo”. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que connosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.
Fonte: Dehonianos


Ideia de roteiro para teatro


Personagem A: Ah entra ano e sai ano e tudo na mesma... acho que eu queria ter nascido em outra família, viu?!

Personagem B: Outra família? como assim?

Personagem A: Ah to cansado... minha mãe só briga comigo, protege minha irmã e meu pai, diz que sou mais velho tenho que dar o exemplo!

Personagem B: Você não passa por isso já é o queridinho da mamãe... o caçulinha...eu tô cansado, viu?!

Catequista: Meninos, tudo bem? podem me ajudar com estas caixas da nossa salinha de catequese?

Personagem A e B: Sim, podemos tia!

Personagem A: Tia, tá de mudança?

Personagem B: Ou é limpeza de ano novo?

Catequista: Limpeza de ano novo! Faz bem fazer arrumações, limpa nosso coração também... traz lembranças boas, vi várias fotos da nossa turminha e outras tantas que já dei catequese...uma família!

Personagem A: Ah não, bem mais legal que uma família... você é bem mais legal que a minha mãe...

Catequista: Querido, por que está falando assim? Com o que tá chateado?

Personagem B: Tia, ele quer mudar de família...

Personagem A: Ah na verdade, eu queria mesmo era que ela não fosse assim tão chata e com tantas cobranças comigo... tudo eu, tudo eu...cansa...

Catequista: entendi...olhem só o que temos aqui nesta caixa...

Personagem A e B: O presépio!

Personagem A: Vamos montar? gosto tanto...

Catequista e Personagem B: Vamos!

...enquanto a montagem acontece!

Catequista: Meninos, esta aqui é a familia de Jesus!

Personagem A: Ele é um menino de sorte...tem uma mãe bem boazinha e não tinha irmãos...

Catequista: Claro que tem irmãos...

Personagem B: É teve os apostolos e depois todos nós...

Personagem A: É mesmo hein... tinha esquecido... teve muito irmão... vixe... deve ter sido só briga...ainda mais o coitado de Jesus que tinha que ser exemplo de tudo!

Catequista: Olha, pode até ter havido algumas discordancias, mas briga garanto que não... Jesus sempre tratou seus irmãos, sua família, com muito, muito amor! Ele não se esquecia do porque estavam juntos!

Personagem A: E porque é? Como é que Deus escolhe de que família cada um vai ser?

Personagem B: Olha, boa pergunta...

Catequista: É Deus escolhe mesmo! E acho que ele pensa assim, estes dois serão da mesma família para ajudar o outro a perceber meu amor! a crescer juntos... mesmo nas dificuldades, lembrar que família é amor!

Assim Deus escolheu a Sagrada Família para ser a família de Jesus e modelo para a nossa!

Personagem A: Modelo?

Personagem B: Vixe, sem chance... não vamos conseguir não! Lá em casa então, nem pensar...

Catequista: Vamos sim, temos que tentar todo dia, temos que lembrar deste pedido do coração de Deus é na família que o amor acontece, a família é o sonho Dele...temos que nos esforçar...

Personagem A: Nossa, mas é muito dificil!

Catequista: Sim, não é mesmo fácil...

Personagem B: Acho que devemos começar pensando em tudo de bom que a nossa família tem e depois ir pensando em melhorar o que precisa, né tia?!

Catequista: Exatamente!
Vocês acham que Nossa Senhora nunca pediu para Jesus ajudar nas tarefas de casa quando ele tava brincando ou teve aquela conversa séria de esposa e esposo com São José?

Personagem A e B: Teve?

Catequista: Claro que sim! Mas sempre lembraram que em qualquer conversa de família, qualquer uma mesmo... Deus tem que estar no meio... o Espirito Santo, sempre nos ajuda!

Personagem A: Olha, nunca tinha pensado assim... eu quero tentar e vou conseguir! vou agora mesmo para casa contar para todos da nossa conversa... e eu vou mudar...

Ouvi o padre dizer que a mudança tem que começar na gente!

Catequista: Muito bem... quero saber tudo, tudo na volta da Catequese!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho


É sempre muito rico trabalhar o tema da Família e quão mais o da Sagrada Família!
Deus quis que seu filho nascesse em uma família, e por que será?
Como é a família de Jesus? quem eram e como eram (mostrar as imagens do presépio)...
Nem todas as famílias são assim de pai e mãe, como é a sua? e como são as pessoas?

O que realmente importa em uma família é o quanto ela se espelha, o quanto busca exemplo na sagrada família...

Como lembrancinhas, podemos comprar pequenos espelhinhos e colar acima ou atrás a imagem da Sagrada Família... e pedir que cada criança e depois os familiares reflitam, da Sagrada família, com quem mais preciso aprender?


Oração

Senhor Jesus, que eu aprenda dia a dia com a sua linda família! Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário